SóProvas


ID
2189884
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As paradas cardiorrespiratórias são muito comuns em pacientes críticos que dão entrada na emergência do Instituto Dr. José Frota. Para reverter esse quadro, por vezes, são utilizados fármacos agonistas do sistema nervoso simpático, tais como a adrenalina e a noradrenalina. Esses fármacos são capazes de reverter as paradas cardiorrespiratórias por atuarem:

Alternativas
Comentários
  • A epinefrina é um agonista de receptores α e β e, por isso, é um vasoconstritor e estimulante cardíaco muito potente. A elevação na pressão sanguínea sistólica que ocorre após liberação ou administração de epinefrina é causada por suas ações inotrópicas e cronotrópicas positivas no coração (predominantemente receptores β1) e pela vasoconstrição induzida em muitos leitos vasculares (receptores α).

    A norepinefrina é um agonista de receptores α1 e α2. A norepinefrina também ativa receptores β1 com potência semelhante à epinefrina, mas tem relativamente pouco efeito sobre receptores β2. Em consequência, a norepinefrina aumenta a resistência periférica e a pressão arterial tanto diastólica como sistólica. A ativação barorreflexa compensadora tende a suplantar os efeitos cronotrópicos positivos diretos da norepinefrina; entretanto, os efeitos inotrópicos positivos no coração são mantidos.