SóProvas


ID
2189935
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A angina pectoris é uma condição clínica que leva o paciente às emergências hospitalares com bastante frequência, pois o indivíduo acometido por tal dor tem a preocupação de estar sofrendo um infarto do miocárdio. Tal dor é promovida pelo aumento da demanda de oxigênio pelos miócitos cardíacos e pela baixa disponibilidade de oxigênio para o miocárdio. Independentemente da causa, um dos objetivos do tratamento farmacológico para angina é a vasodilatação das artérias que irrigam o miocárdio e vários são os fármacos e os mecanismos envolvidos para se chegar a esse objetivo. Marque o item que apresenta um mecanismo que reverte, mesmo que transitoriamente, um quadro de angina pectoris.

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Como exemplo tem-se a nitroglicerina. O fármaco provoca o aumento de GMPc e consequentemente o relaxamento do músculo liso vascular. Logo, tem-se a redução na demanda de oxigênio pelo miocárdio.

  • O aumento do Ca intracelular causaria uma vasoconstrição e consequente piora do quadro

  • A

    Aumento do cálcio intracelular. O aumento do cálcio intracelular estimula a contração.

    B

    Redução da produção de óxido nítrico.A redução da NO não é viável, visto que possibilita a contração do sarcômero e aumenta a demande Oxigênio

    C

    Aumento do GMPc (Guananosina Monofosfato Cíclico). Verdadeiro, o GMPc é um inibidor da função celular, com o aumeno dessa molécula a gente tem o bloqueio da ação de contração nas cabeças de miosina-actina,

    D

    Aumento da possibilidade de despolarização das células musculares lisas das artérias que irrigam o miocárdio. Despolarizar é ativar, se a célula ativada faz contração, o ideal é hiperpolarizar (inibir) o miócito.