-
Gabarito letra A, no entanto discordo da opção. Pois pode-se ser eficaz, ou seja, atingir os objetivos desejados, sem "fazer bem e corretamente as coisas" como diz a alternativa.
-
Eficiência
Como as coisas sãs feitas
De que maneiras são executadas
Quais os passos para executa-las
Ênfase nos meios
Fazer as coisas de maneira correta
Eficácia
Para que as coisas são feitas
Quais resultados elas trazem
Quais objetivos alcançados
Ênfase nos resultados
Fazer as coisas corretas
-
Verdade Jéssica, pensei que seria a B.
-
a alternativa é a letra a
Eficiência
Como as coisas sãs feitas
De que maneiras são executadas
Quais os passos para executa-las
Ênfase nos meios
Fazer as coisas de maneira correta
relação técnica entre entradas e saídas
ralizar-se atividades, tarefas de maneira certa sem erros
Eficácia
Para que as coisas são feitas
Quais resultados elas trazem
Quais objetivos alcançados
Ênfase nos resultados
Fazer as coisas corretas
-
Gabarito equivocado.
Chiavenato preceitua:
Nem sempre a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. Pode ser ineficiente em suas operações e, apesar disso, ser eficaz, muito embora a eficácia fosse bem melhor acompanhada da eficiência. Pode não ser nem eficiente nem eficaz. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e eficaz.
-
Nem todo eficaz é eficiente. Diversos autores sempre falam isso. Qual a base que a AOCP utilizou para formular essa questão ?
-
Mais uma pérola da banca!
-
a)
Ser eficiente é fazer bem e corretamente as coisas e ser EFICAZ: é fazer bem e corretamente as coisas atingindo os objetivos organizacionais. A banca viajou legal nessa questão.
-
EFICÁCIA E EFICIÊNCIA:
Uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possível e com o menor número de erros. Nesse processo estão envolvidos dois critérios para o cumprimento dos objetivos: eficiência e eficácia.
Segundo Peter Drucker, eficiência é fazer certo um processo qualquer. Já segundo Leandre Vieira, ser eficiente é fazer mais com menos. Complementando essas idéias, podemos dizer: eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor numero de erros. Já a eficácia seria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas.
Unir os dois conceitos é essencial para o cumprimento desejado, porém nem todo administrador possui as duas qualidades. A eficácia é a mais importante, é indispensável ao administrador apresentar os resultados esperados, pois atualmente são o que as empresas exigem em primeiro lugar. Já a eficácia conciliada com a eficiência é mais difícil de se encontrar nos profissionais atuais, pois, alguém eficaz e eficiente, apresenta os propostos resultados em curto prazo, com qualidade e sem cometer muitos erros, seria o administrador ideal.
https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-conceitos-de-eficiencia-e-eficacia-aplicados-na-administracao/11965/
DEUS É GUARDA FIEL DO SEU POVO!
-
Essa banca pra estar no mercado, deve cobrar um real de bigbig pra realizar concursos, só pode!
-
Exemplo meio esdrúxulo
Um time de futebol pode não jogar bem (não sendo eficiente), mas pode alcançar o resultado (tendo eficácia).
Eficiência = meios
Eficácia = ligadas aos fins
-
Por que a letra C esta errada ???
-
Leo, a letra C está errada porque inverteu os conceitos de Eficiência e Eficácia.
O correto seria:
Ser EFICAZ é atingir os objetivos organizacionais e ser EFICIENTE é fazer bem e corretamente as coisas atingindo os objetivos organizacionais.
-
obrigado, Rejane Santana
-
Gabarito letra A, no entanto discordo( MENOS ERRADA). Pois pode-se ser eficaz, ou seja, atingir os objetivos desejados, sem "fazer bem e corretamente as coisas"
-
Gabarito LEtra A
Vejo que alguns colegas falaaram que não concorda com o Gabarito, mas porém, está certo de fato o gabarito, entretanto a banca queria apenas a definição dos dois conceitos tanto a eficiência quanto a eficácia. Vamos desmembrar a assertiva.
A) Ser eficiente é fazer bem e corretamente as coisas(certo) e ser eficaz é fazer bem e corretamente as coisas atingindo os objetivos organizacionais. (CERTO)
Eficiência: significa o alcance de resultados com o mínimo uso de recursos. É a porcentagem dos
recursos realmente utilizados sobre os recursos que foram planejados para serem utilizados.
Eficácia: é a porcentagem da saída real sobre a saída esperada. É relativa aos meios e coisas certas para atender às necessidades do cliente
Observem que o princípio da eficiência é ligado a economicidade. Não importando se os fins são atigidos. Já a eficácia não liga para a economicidade o importante é atingir as metas pré estabelecidas.
-
Gabarito A
A eficiência, a eficácia e a efetividade são conceitos relacionados entre si, porém com significados distintos.
A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.
A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.
A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.
Em suma, temos:
Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.
Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.
Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).
Tudo posso Naquele que me fortalece!
-
LETRA A CORRETA
Eficiência: Boa utilização dos recursos / Fazer da maneira correta;
Eficácia: Alcançar os resultados (objetivos pretendidos);
Efetividade: Impacto social causado pelo ato praticado.
-
As letras "a" e "e" dizem o oposto uma da outra.
Quando isso ocorre, muito provavelmente uma estará correta.
Tendo em vista que a "e" está muito errada, a "a" passa a ser a opção mais razoável.