SóProvas


ID
2190646
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO -Leia atentamente todo o texto antes de responder a questão.

    A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.
    Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir.
    Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e, se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.
(Dr.Luiz Alberto Py, O Dia)

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa em que a nova redação da frase NÃO apresenta erro gramatical no tocante à concordância, regência ou crase.

Alternativas
Comentários
  • a) Implicar = acarretar, produzir como consequência = VTD -> ´um enorme tempo´ é OD (correto)

    b) Esquecer = VTD -> não aceita demanda preposição.

    c) Conduzir = transportar = VTD -> não aceita preposição.

    d) Deve Haver = Locução verbal onde o verbo principal é impessoal (haver=existir) -> verbo auxiliar (dever) fica no singular.

  • GIOVANNI TEIXEIRA,

     

    Acredito que o erro da C seja o acento grave mesmo, mas por estar antes do pronome indefinido "nenhuma", pois o verbo conduzir é bitransitivo e, nesse caso, significa "levar a".

  • O verbo Implicar nesse caso não pede proposição em, correto. Gab Letra A.

    http://portugues.uol.com.br/gramatica/verbo-implicar.html

    A letra B :

    b)

    Coloca-se o pronome nos

    “[...] na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural [...].”

    [...] na construção de argumentos e motivos para nos esquecermos de uma coisa absolutamente natural [...].”

    ou retira-se o pronome e a preposição:

    [...] na construção de argumentos e motivos para esquecermos uma coisa absolutamente natural [...].”

     

  • Excelente questão!

  • O verbo esquecer, assim como lembrar, pode ser transitivo direto ou indireto, ou seja, exigir ou não uma preposição. Mas isso não quer dizer que você pode usar qualquer uma dessas formas indiscriminadamente.

    O verbo é transitivo indireto (exige uma preposição) quando vem em sua forma pronominal (lembrar-seesquecer-se). Quem se esquece, esquece-se de alguma coisa; quem se lembra, lembra-se de alguma coisa. Logo, você deve dizer:

    – Eu me esqueci do RG (e não: “eu me esqueci o RG”)

    – Eu me lembrei daquele fato (e não: “eu me lembrei aquele fato”) 

    Se o verbo não vier acompanhado de um pronome, deve ser usado sem preposição. Ou seja, quem esquece, esquece alguma coisa; quem lembra, lembra alguma coisa. Logo:

    – Eu esqueci meu RG (e não: eu esqueci do meu RG).

    – Eu lembrei aquele fato (e não “eu lembrei daquele fato”).

    Logo, voltando à questão do início, o certo seria usar somente a primeira frase (sério, esperamos que você nunca precise usar nenhuma delas).

  • Letra (A) pode estar errada: "Nos" é um pronome pessoal oblíquo átono, assumindo a função de objeto direto ou objeto indireto da oração. 

    Correto: "Toma-nos um tempo enorme".

    não iniciamos oração com pronome átono. 

  • Hary Brener, o pronome NOS não inicia uma oração, visto que as duas vírgulas se anulam...

    seria então: A autopiedade nos toma um tempo enorme.

  • Alternativa A. Erros das demais alternativas:

    B) “[...] na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural [...].” [...] na construção de argumentos e motivos para esquecermos de uma coisa absolutamente natural [...].”

    Ao meu ver, quanto a concordância gramatical, não há erros. No entanto existe uma substancial alteração de sentido ao trocar ENTRISTECER por ESQUECER.

    C) Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não conduz à nenhuma saída.

    Aqui, o erro está em colocar crase antes de artigos indefinidos, no caso, o pronome NENHUM.

    D) Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições [...].” Certamente devem haver muitas pessoas que vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis.

    Trata-se de uma LOCUÇÃO verbal na frase: "DEVEM HAVER"

    O verbo principal da locução é "haver", portanto, seu verbo auxiliar deve permanecer no singular, já que em todos casos que o haver for verbo PRINCIPAL de uma locução verbal seu auxiliar deve se manter no singular também.

  • A resposta é a letra A, pois não apresenta erro gramatical no tocante à concordância, regência ou crase. Porém, apresenta erro de próclise.