SóProvas


ID
2191171
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde − OMS, cerca de 85% das doenças conhecidas são de veiculação hídrica, ou seja, estão relacionadas à água. A problemática em saúde mais comum associada à água poluída por esgotos é a gastroenterite, que pode apresentar vários sintomas como enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia e febre, o que pode levar as pessoas, principalmente as crianças, à desidratação.

(PECORA, Iracy Lea. DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2016. Disponível em:<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwig-sna-dTNAhVKg5AKHba1CrsQFg gcMAA&url=http://u.saude.gov.br/images/pdf/2015/marco/10/analise-indicadores-agua-10mar15-web.pdf&usg=AFQjCNE34Cr2TOc6VPONg2wTQ 8YopOgm1w&sig2=aUk5FDFg1UPf8yxKWBvaIg> )

Dentre os agentes etiológicos relacionados às doenças de veiculação hídrica, causadores de diarreia, estão:

Alternativas
Comentários
  • Rotavírus

    Rotavirus é um género de vírus de RNA bicatenário da família Reoviridae. É umas das principais causas de diarreia grave em lactentes e crianças jovens, e é um dos diversos vírus que causam infeções comumente chamadas de gastroenterites.

     

    Escherichia coli

    A estirpe de E.coli que existe normalmente nos intestinos de um determinado indivíduo é bem conhecida e controlada pelo seu sistema imunitário, e raramente causa problemas exceto quando há debilidade do indivíduo. A maioria das doenças é devido a E.coli vindas de indivíduos diferentes e, portanto, de estirpe diferente, não reconhecida pelos linfócitos. As intoxicações alimentares em particular são quase sempre devidas a bactérias de estirpes radicalmente diferentes. O subgrupo Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) é responsável pela grande maioria das intoxicações alimentares entre turistas e viajantes.

    O E. coli é transmitido por via fecal-oral a seres humanos e outros animais, geralmente por:

    ·         Consumir água sem tratamento de esgoto;

    ·         Carne não cozida a mais de 71°C;

    ·         Leite ou queijos não-pasteurizados;

    ·         Vegetais e legumes regados com água contaminada e mal lavados.

    ·         Nadar em rios, lagos ou piscinas contaminadas;

    ·         Contato direto com o ambiente de animais infectados.

     

    Cólera

    A cólera é transmitida geralmente através da água, alimentos e talheres contaminados com o Vibrio cholerae. A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado de água e esgoto (com fezes e vômito de pessoas contaminadas). A doença causa diarreia aquosa e vômitos aumentando a chance de transmissão.