SóProvas


ID
2191900
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no dicionário da Língua Portuguesa, esclarece que cultura é o complexo dos padrões do comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais etc., transmitido coletivamente e típico de uma sociedade. O ambiente interno das organizações é composto por elementos internos: trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. As práticas, comportamentos, valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas e clima organizacional formam a Cultura Organizacional. Ela é dinâmica, sofrendo influência do ambiente externo, mas também pode influenciar esse ambiente. A Cultura Organizacional pode assim ser definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. Dentro da cultura organizacional, as frases que expressam de forma sucinta valores organizacionais importantes recebem a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra B

     

    Slogans: são as frases que expressam, de forma sucinta, valores organizacionais importantes. As empresas podem fazer uso de slogans para facilitar a incorporação de valores.

  • Principais Elementos da Cultura Organizacional

    As culturas organizacionais podem ser identificadas por elementos que forneçam interpretações para seus membros que os conduzirão no enfrentamento de problemas ou no desenvolvimento de ações rotineiras ou valores fundamentais aceitos naquela organização. Elementos mais citados na Cultura Organizacional:

     

    Valores

    Os Valores Organizacionais são aquelas concepções compartilhadas do que é importante e, portanto desejável e, ao serem aceitas pelos membros de uma organização, influenciam seu comportamento e orientam suas decisões . os valorem definem, portanto , i que se aceita ou repele, o correto ou o errado, o desejável e indesejável no comportamento de um grupo.

     

    Crenças

    A crença é a aceitação consciente que tem as pessoas da organização de uma idéia, que não necessita de uma demonstração concreta. As crenças de um modo geral podem despertar fanatismo e fervor em que as admite. São transmitidas e geradas através do tempo. As crenças eliminam as duvidas das pessoas e indicam-lhes linhas de ação como membros da organização ao estarem imersas na consciência coletiva. As crenças de uma organização se manifestam quando as pessoas em seu comportamento compartilham aspectos de consciência coletiva.

     

    Ritos, rituais e cerimônias

    As cerimônias e ritos são as atividades elaboradas, planejadas, que tornam um evento especial onde os administradores providenciam exemplos do que a organização valoriza. As cerimônias são ocasiões especiais nas quais se reforçam valores específicos deram possibilidades entre as pessoas para compartilhar entendimentos importantes e podem celebrar heróis e heroínas que simbolizam importantes crenças e atividades organizacionais. Os Rituais são seqüências de atividades que se repetem, expressam e reforçam os valores centrais da organização, as metas de maior importância e quem são as pessoas importantes.

     

    Estórias e mitos

    Os mitos são estórias que não se apóiam em fatos, mas são consistentes em certos valores e crenças da organização. Os mitos cumprem funções fundamentais para criação, assimilação, difusão, e transmissão de valores e crenças comuns e, portanto, fundamenta as historias de organizações e imprimem-lhe personalidade e caráter. Nos mitos os eventos históricos se misturam com a ficção e em tal grau que, no transcurso do tempo deixam de fundamentarem fatos reais.

     

  • continuação...

    Linguagem

    É o conjunto de ditos, metáforas, slogans, jargões, utilização de apelidos, acrônimos e outras formas de fala que contem significados especiais somente compreendidos pelo conjunto de pessoas que pertence aquela determinada cultura organizacional. A linguagem possui uma forma unificadora que sustenta e dente a perpetuar a cultura existente incluindo todas as formas de comunicação. A linguagem apresenta significados especiais para os membros das organizações.

     

    Lendas e sagas

    As lendas são narrativas de alguns fatos históricos que se misturam com outros eventos que podem ser fictícios. Como nos mitos com o transcurso do tempo, as lendas deixam de fundamentar-se em fatos reais. As lendas podem ser consideradas como estórias fantasiosas que se criam sobre algum fato concreto. Assim a lenda não é totalmente falsa, pode ser uma versão distorcida de um fato que realmente ocorreu e ao qual foram agregados elementos que o tornaram mais atrativo para ser contado.

     

    Slogans ou lemas

    Os slogans ou lemas organizacionais constituem a expressão sucinta, versão resumida de uma cultura organizacional. Um slogan reproduz de modo geral um valor predominante na organização.

     

    Condutas de uma forma geral

    Os modos de vestir, comer, descansar, reunir e outros procedimentos adotados pelos integrantes de uma organização em relação a uma seriem de praticas cotidianas são característicos de uma cultura organizacional, embora seus membros em geral não se dêem conta disso. O modo em que as pessoas agem na organização são naturalmente copiados pelos novos membros que dificilmente agirão de modo diferente pela necessidade de serem rapidamente aceitos no grupo.

     

    Tabus

    Os tabus cumprem um papel de orientar o comportamento, demarcando áreas de proibições, os tabus colocam em evidencia o aspecto disciplinar da cultura com ênfase ao não permitido. Os tabus podem ser temas delicados para a organização que não podem ser citados , lugares que não podem ser freqüentados por algum grupo social. De qualquer modo, os tabus cumprem as funções de demarcar limites culturais apontando determinadas ações ou temas não utilizados como argumentos ou modelos para resolução de problemas.

  • continuação... 

     

    Símbolos, símbolos sociais, heróis

    Os símbolos podem ser qualquer objeto, ato, evento, etc, que podem ter um significado reforçando os valores da organização. Um primeiro objeto produzido em uma empresa é guardado ao longo do tempo tem um efeito simbólico dos mais importantes pois esta associado aos fundadores aqueles que deram inicio a organização, que estruturam seus valores. O culto aos primeiros objetos, nas realidade é o culto aos valores mais fundamentais da organização e que estavam mais claros em seu inicio.

     

    Hábitos

    O habito é um comportamento adquirido da repetição de uma ação durante um período de tempo. Nas organizações existem diferentes tipos de hábitos que variam de acordo com cargos e funções. Os hábitos são comportamentos repetitivos adquirido pela realização de ações seguidamente, regulando as formas de atuar de uma organização.

     

    Normas e costumes

    Há dois tipos de normas que podemos considerar: - Aquelas codificadas e que configuram o direito como: leis, decretos, regulamentos, regras escritas, proibições através de sinais etc. - Aquelas ritualizadas nos costumes: o ato de sentar em cadeiras, não marcar chicletes durante o expediente, tomar banho diariamente etc. Os costumes então são normas não codificadas.

     

    Comunicações

    As atividades baseadas na troca de mensagens e definição de significados: imitação, negociação, contar estórias, fofocas etc. Criam sustentam transmitem e mudam as culturas, tornando a interação seu principal fundamento. Há varias formas de comunicação nas organizações, as mais comuns e conhecidas são as escritas, representadas pelos jornais, circulares, memorandos, avisos etc.Parte superior do formulário

     

    Fonte: http://www.academia.edu/8507785/Principais_Elementos_da_Cultura_Organizacional

  • já desisti de tentar acertar questões de adm da quadrix

  • a) Símbolos.

    Errado. São elementos da cultura. Artefatos físicos carregados de significado para a organização.

    b) Slogans.

    Correto. Frases resumidas que representam, em geral, de maneira impactante os valores da organização.

    Ex: "Globo: a gente se vê por aqui"

    c) Rituais.

    Errado. São artefatos comportamentais, juntamente com ritos e cerimônias.

    d) Histórias

    Errado. São artefatos verbais, juntamente com os tabus, herois e mitos.

    e)Mandatos.

    Errado. Não representa um dos elementos da cultura segundo os autores.

    Gabarito: Letra "B"