SóProvas


ID
2192251
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, a Resolução CFC nº 1.111 de 2007 apresenta que o ponto de partida para qualquer área do conhecimento humano deve ser sempre os princípios que a sustentam, os quais espelham a ideologia de determinado sistema, seus postulados básicos e seus fins. Vale dizer que os princípios são eleitos como fundamentos e qualificações essenciais da ordem que institui e possuem o condão de declarar e consolidar os altos valores da vida humana e, por isso, são considerados pedras angulares e vigas-mestras do sistema. Dessa forma, assinale a alternativa que NÃO apresenta o correto conceito sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Alternativas
Comentários
  •  

    No Princípio da Entidade... o patrimônio "não" se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários.

    Letra A

  •  

    O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nessa acepção, o patrimônio se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. Tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas das pessoas pelos agentes públicos.

  • Trecho da alternativa A que a torna incorreta (e, consequentemente, o gabarito da questão): "Por consequência, nessa acepção, o patrimônio se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição."

  • O principio da entidade possui autonomia patrimonial, ou seja, não se confunde com dos seus sócios