SóProvas


ID
2192539
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes de personalidade são utilizados com maior frequência no diagnóstico de perturbações comportamentais, no entanto, eles têm outros usos como, por exemplo, na pesquisa. Neste campo são de grande valia por atuarem no sentido da busca de fidedignidade de seus protocolos, por medidas objetivas, padronizadas e demonstravelmente válidas. A investigação aí realizada é uma área independente da pesquisa chamada

Alternativas
Comentários
  • Psicometria: é uma área da Psicologia que faz vínculo entre as ciências exatas, principalmente a matemática aplicada - a Estatística e a Psicologia. Sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor.

    Testes psicológicos e pesquisa:

    Questões referentes à pesquisa devem ser consultadas junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (res. 466/12 e 510/16), uma vez que a função do CFP é orientar, fiscalizar e regulamentar o exercício profissional do psicólogo.

    Assim, o psicólogo poderá utilizar no exercício profissional apenas testes psicológicos com parecer favorável e será considerada falta ética a utilização daqueles que não estejam em condição de uso, salvo em casos de pesquisa, conforme Art. 2º da Resolução CFP nº 009/2018

    §1: Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea c do Art. 1º e na alínea f do Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem na lista de Testes Psicológicos Não Avaliados no site do SATEPSI, salvo para os casos de pesquisa e de ensino com objetivo formativo e histórico na Psicologia.

    O Conselho Federal de Psicologia recomenda que nas pesquisas desenvolvidas haja o acompanhamento de psicólogo para aplicação e uso dos testes psicológicos.