Psicometria: é uma área da Psicologia que faz vínculo entre as ciências exatas, principalmente a matemática aplicada - a Estatística e a Psicologia. Sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor.
Testes psicológicos e pesquisa:
Questões referentes à pesquisa devem ser consultadas junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (res. 466/12 e 510/16), uma vez que a função do CFP é orientar, fiscalizar e regulamentar o exercício profissional do psicólogo.
Assim, o psicólogo poderá utilizar no exercício profissional apenas testes psicológicos com parecer favorável e será considerada falta ética a utilização daqueles que não estejam em condição de uso, salvo em casos de pesquisa, conforme Art. 2º da Resolução CFP nº 009/2018
§1: Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea c do Art. 1º e na alínea f do Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem na lista de Testes Psicológicos Não Avaliados no site do SATEPSI, salvo para os casos de pesquisa e de ensino com objetivo formativo e histórico na Psicologia.
O Conselho Federal de Psicologia recomenda que nas pesquisas desenvolvidas haja o acompanhamento de psicólogo para aplicação e uso dos testes psicológicos.