SóProvas


ID
2193277
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   Em 1987, a então Primeira-Ministra da Grã-Bretanha, Margaret Thatcher, deu uma declaração durante uma entrevista que resumia, em parte, o seu ideário político liberal: “A sociedade não existe. Existem homens, existem mulheres e existem famílias”.
  O governo de Thatcher ficaria conhecido como um dos precursores do chamado Estado neoliberal, que enfatizava, entre outros ideais, o individualismo. Assim, esta concepção de governo contradiz os fundamentos da Sociologia de Durkheim, segundo o qual a sociedade poderia ser identificada 

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a parte da “ações e sentimentos INDIVIDUAIS” e a parte da “vida PSÍQUICA”. Alguém pode me explicar? 

  • Em um artigo de 1898 entitulado "Representações individuais e representacões coletivas", Durkheim tratou sobre as formas de associação coletiva utilizando-se de uma metáfora de síntese química para expressar sua concepção de formação de coletividade. Para o sociólogo francês, as representações se formariam através da síntese de estímulos e experiências, em um nível individual, e da soma dessas individualidades, em um nível coletivo, enquanto sociedade. Nas palavras de Durkheim: "A vida representativa não se pode repartir de uma forma definida entre os vários elementos nervosos, já que não existe representação para a qual não colaborem vários desses elementos, tal como a vida coletiva só pode existir no todo formado pela reunião de indivíduos".
    Tatcher, que governou o Reino Unido implementando conceitos liberais na economia, acreditava que a sociedade não existia, mas somente os indivíduos e seus desejos e interesses, dessa forma desconsiderava interesses e disputas coletivas. A resposta é letra D.

    Durkheim também tratou da solidariedade na sociedade e a dividiu de acordo com os estágios de seu desenvolvimento. Nas sociedades menos desenvolvidas, os homens desempenham funções similares, portanto constituiriam uma solidariedade mecânica. Conforme a sociedade se complexifica, os indivíduos passam a se especializar em funções cada vez mais diferentes. Nesse estágio, a solidariedade se tornaria orgânica, utilizando-se da imagem de um organismo complexo no qual cada órgão desempenha uma função. Por isso a letra A está errada.

    A letra B está errada, pois contrato social foi tema dos pensadores contatualistas como Lock, Hobbes e Rousseau, muito anteriores a Durkheim.

    A C está errada, pois Durkheim não opera o conceito de luta de classes, logo, não concebe a sociedade como uma dominação imposta.

    A resposta é a letra D.
  • Sui generis é uma expressão em latim que significa “de seu próprio gênero” ou “de espécie única”.

  • a) Falso, pois Durkheim, ao definir que os indivíduos constituem laços de solidariedade a partir da consciência coletiva, há uma síntese das ações e dos sentimentos individuais, fato que forma – socialmente – uma mentalidade coletiva particular, diferente das individuais (sozinhas, ou “somadas). Além disso, não seria um vínculo voluntário, pois há o aspecto da coerção externa aos indivíduos, que já nascem com normas sociais pré-definidas. Por essas razões, a alternativa D é correta. 

    b) Errado, aqui são elaborações dos pensadores contratualistas, como Rousseau. 

    c) Falso, pois a afirmação reflete um dos aspectos do pensamento marxista. 

    d) Gabarito.