SóProvas


ID
2194789
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo de Administração Estratégica, descrito por Daft (MIGLIATO, 2003), relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

COLUNA I
1. Análise da situação atual
2. Implementação de estratégias
3. Análise Externa
4. Análise Interna

COLUNA II
( ) Fase essencial para uma administração estratégica eficiente.
( ) Inicia-se com a análise da indústria na qual a empresa está inserida.
( ) Envolve avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, ou seja, uma visão geral de suas habilidades e recursos.
( ) As ferramentas que os gerentes têm para desenvolver essa etapa são: liderança, projeto estrutural, sistemas de controle e informações e recursos humanos.
( ) Inicia-se quando os dirigentes procuram avaliar a missão, metas e estratégias atuais da empresa

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Vamos lá galera:

    (  ) Fase essencial para uma administração estratégica eficiente.  --> 2. Implementação de estratégias: A implementação estratégica é a condução da estratégia pela organização. Deve-se buscar a sua execução de maneira eficaz e eficiente, e comunica-la a todos os membros da organização, com o intuito de conseguir o apoio e o comprometimento de todos

     

    (  ) ( ) Inicia-se com a análise da indústria na qual a empresa está inserida.  3. Análise Externa: A análise da Indústria é a famosa análise de mercado, por isso é exeterna, pois devemos analisar os principais concorrentes, fornecedores, a quantidade de qualidade de matéria prima que existe no mercado, o ibope das outras marcas, e outras coisas que estão fora do prédio ou do "coração" da organização.

     

    (  ) Envolve avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, ou seja, uma visão geral de suas habilidades e recursos.  4. Análise Interna: Quando se fala em pontos fortes e freaquezas, são características da própria organização, características controláveis que a empresa pode gerir. Por exemplos: Funcionários bem treinadas (força), funcionários despreparados (fraqueza); Maquinario bom (força), máquinas velhas (fraquezas). Ainda sobre análise interna, temos as estratégias funcionais. De acordo com Sobral e Peci, "as estratégias de nível funcional são formuladas pelos departamentos da empresa e constituem planos de ação que servem para sustentar a estratégia de nível de negócio". [i]E ainda "por meio delas se define o papel de cada área funcional de forma a apoiar a estratégia de negócio, especificando os objetivos das áreas funcionais, bem como as ações necessárias para alcançá-los"

     

     

    [i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 157.

     

    ( ) As ferramentas que os gerentes têm para desenvolver essa etapa são: liderança, projeto estrutural, sistemas de controle e informações e recursos humanos. 2. Implementação de estratégias: Está sempre relacionada à direção, ou seja, liderança, motivação, tomada de decisão, condução... Fazer a galera cumprir a estratégia estipulada.

     

    Inicia-se quando os dirigentes procuram avaliar a missão, metas e estratégias atuais da empresa. 1. Análise da situação atual : Para Sobral e Peci, é nesta fase da administração estratégica que se é identificada a missão e a visão da organização, além de seus objetivos e estratégias[i]. A missão de uma organização justifica a razão dela existir, demonstra por qual motivo ela foi criada, o que a empresa pretende fazer; normalmente responde à pergunta “Por que existimos?”; já a visão é dita como aonde a empresa quer chegar, como ela quer ser vista quando seus objetivos forem alcançados.

     

     

    [i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 143.

     

    Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos; Thiago de Luca; Editora Labrador, 2016.