E)
O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.
No gráfico a seguir podemos ver as principais fases do planejamento estratégico:
Figura 3.6 – Fases do planejamento
O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.
Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.
Já o planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.
Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.
Vamos ver como isso já foi cobrado?
Eu adoro falar de planejamento, um assunto que costumo palestrar, então vou falar com calma e de um jeito legal, beleza?
Vamos lá. A primeira que precisamos ter, é que existe uma "hierarquia" entre os planejamento, o que significa dizer que tanto o tático (as gerências) quanto o operacional (a galera que pratica as atividades), tem que obedecer a alta cúpula, ou seja, os planejamentos precisam estar alinhados com o exposto no planejamento estratégico. Agora vamos aos erros.
ERRADO.ser projetado a longo prazo, pelo menos em termos de seus efeitos e consequências.
É pra curtíssimo prazo. Por exemplo: Eu sou professor, planejo como dar a aula de amanhã, como escrever no quadro, como me comunicar.
ERRADO. a abertura ampla e contínua dos canais de comunicação com todos os níveis da empresa.
Não é genérico e nem amplo, e sim detalhado e estreito. Eu planejo pra mim e raras vezes para alguns pares, e nunca para os outros departamentos e / ou superior de mim.
ERRADO. ser sempre voltado para o futuro, estando intimamente ligado à previsão, embora não se confunda com ela.
A previsão e o grau de incerteza está muito mais elevado e associado ao planejamento estratégico. No planejamento operacional eu trabolho com atividades do dia a dia, em suma.
ERRADO. estar voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e, portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais.
A relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa é função do planejamento estratégico, que corresponde ao planejamento INSTITUCIONAL (ou seja, da instituição para com o mercado).
CERTA. o foco nas atividades desenvolvidas no dia a dia da empresa, e a colocação em prática de tudo o que foi exposto no planejamento estratégico.
Atividades do dia-a-dia = as tarefas; e conforme exposto lá em cima, tanto o planejamento operacional quanto o tático devem estar alinhados com o estratégico.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Letra A: errada. É o planejamento estratégico que é voltado para o longo prazo.
Letra B: errada. Trata-se de uma característica do planejamento estratégico.
Letra C: errada. Mais uma vez, a assertiva trouxe uma característica do planejamento estratégico.
Letra D: errada. De fato, o planejamento operacional está voltado para o ambiente de tarefa. Contudo, não está sujeito à incerteza dos eventos ambientais.
➱ O planejamento que está relacionado ao ambiente externo e às suas incertezas, é o planejamento estratégico.
Letra E: correta. Perfeito! O planejamento operacional tem foco nas atividades rotineiras (nas tarefas) do dia a dia. O objetivo do planejamento operacional é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado pelo planejamento estratégico.