-
benchmarking
Processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos. ;)
-
O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.
Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresarias, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.
http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-benchmarking/
-
Segundo Giovanna Carranza (pág. 297), Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. Processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. Não é necessário que sejam concorrentes nem do mesmo ramo de negócios.
GAB: B
Bons estudos!
-
Gabarito: B
Galera, seguinte. Conforme no meu livro, uma epxlicação simples e tranquila.
Benchmarking
É um método em que a organização compara os seus resultados, os seus produtos e serviços e, principalmente, as suas práticas com outras organizações, seja do mesmo segmento ou não. Alguns autores concordam que o benchmarking pode até ser feito dentro da própria organização.
Além disso, é um processo contínuo e avaliativo de melhoria.
ATENÇÃO: Existe uma divergência sobre o processo de benchmarking ser barato e rápido ou difícil e caro – quando, por exemplo, leva em consideração as custas para uma visita técnica e correlatos.
Para Araújo, o benchmarking não é um modismo, um evento único, uma cópia e nem um processo fácil ou rápido, além disso, é guiado por princípios como: reciprocidade, analogia, medição e validade. Já para Lobos, é um processo rápido, barato, útil e que consiste em uma comparação sistemática com a concorrência, visando a incorporação de suas melhores práticas.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
O benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organição.
Fonte: Teoria Geral da Administração - 7ª Ed. - Idalberto Chiavenato, Página 603
-
LETRA B.
BENCHMARKING É UMA FERRAMENTA MUITO UTILIZADA E SIMPLES DE SER RECONHECIDA. É UMA PROCURA POR EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES( SEJAM COMPETIDORAS OU NÃO) QUE TENHAM PRÁTICAS SUPERIORES, EM BUSCA DE UM DESEMPENHO MELHOR DA EMPRESA, OU SEJA, É UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS ALHEIOS E DEPOIS UMA ADAPTAÇÃO DESTES PROCESSOS NA PRÓPRIA EMPRESA. ELES PODEM SER:
INTERNO: ANÁLISE E COMPARAÇÃO DOS PROCESSOS E ATIVIDADES DE ÓRGÃOS OU FILIAIS DIFERENTES.
COMPETITIVO: ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE EMPRESAS QUE ATUAM NO MESMO SEGMENTO, SEJAM CONCORRENTES DIRETAS OU NÃO.
GENÉRICO: ANÁLISE E COMPARAÇÃO DE PROCESSOS DE QUALQUER ORGANIZAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DE SER DO MESMO RAMO OU NÃO, DE SER CONCORRENTE OU NÃO.
-
Ótima definição, nem chega perto da decoreba. Por isso, exemplo de estudo.
-
Gabarito B
Benchmarking ----> Compara o desempenho de uma empresa em determinadas áreas com o desempenho de outras.
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações/departamentos/etc. que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando o benchmarking.
Em outras palavras, é um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação à outra que seja tida como referência.