SóProvas


ID
2195905
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Com relação aos casos de traumatismo dentário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    O que fazer no caso de trauma dental:

     

    1 o ) Procure entrar em contato com o Dentista imediatamente, em qualquer horário.

    2 o ) Nos casos em que acontecem leve sangramento e/ou aumento da mobilidade, pode ter ocorrido uma fratura de raiz, e o atendimento deve ser o mais rápido possível.

    3 o ) Quando o dente sai parcialmente da posição, quanto mais rápido for reposicionado maiores são as chances de ser recuperado.

    4 o ) Quando o dente permanente sai totalmente, quanto mais rápido for reimplantado, maiores serão as chances de sucesso. Coloque o dente num recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou ÁGUA, e procure imediatamente o ProfissionaL. Se isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não está recomendado, mas é muito importante que o profissional examine a criança o mais rápido possível.

    5 o ) No caso de quebrar uma parte do dente e esta parte for encontrada, coloque-a na água filtrada e PROCURE O DENTISTA imediatamente, pois dependendo do tamanho do fragmento, é possível fazer sua colagem no dente, recuperando-o esteticamente. Outro ponto importante é que nestes casos de FRATURA, a polpa pode estar exposta e precisa ser protegida o mais rápido possível.

     

    http://abodontopediatria.org.br/o_que_fazer_quando_filho_sofrer_traumatismo_dentario.pdf

  • Os traumatismos dentários são lesões traumáticas que acometem os dentes, o osso que os sustentam, os tecidos gengivais e os tecidos moles. A maioria destas lesões ocorre em crianças e adolescentes quando estas estão brincando. As quedas, os jogos e brincadeiras, golpes com objetos, acidentes caseiros, brigas, acidentes automobilísticos e esporte de risco são algumas das causas destas in·rias, sendo o traumatismo dentário mais comum nos meninos.

    Estas lesões também ocorrem em bebês, por ser a fase em que eles estão aprendendo a andar. Durante os primeiros anos de vida, os dentes de leite tam grande relacionado com os dentes permanentes que estão se formando dentro do osso. Um traumatismo sofrido neste período pode comprometer a estética do dente permanente, quando este aparecer na boca por volta dos oito anos de idade (desde manchas esbranquiçadas até malformação da coroa, dependendo do traumatismo).

    As lesões mais graves dos dentes de leite, que podem causar complicações nos dentes permanentes, são:

    intrusão: quando o dente entra dentro da gengiva. Nesse caso, leve a criança ao dentista para descartar uma lesão no dente permanente que esta se formando dentro do osso. 
    avulsão: quando o dente sai por inteiro de seu lugar na boca. Neste caso o dente de leite NUNCA deve ser recolocado em seu lugar de origem na boca. 

    Os traumatismos mais freqüentes nos dentes permanentes, e os primeiros socorros a serem realizados, são:

    fratura da coroa - quando o dente permanente se fratura. Recolha o(s) pedaço(s) do dente fraturado, coloque-o(s) em um recipiente com leite e procure um serviço de Odontologia. Estes pedaços poderão ser reposicionados, obtendo-se uma restauração mais conservadora. 
    Avulsão - quando o dente permanente sai por inteiro de seu lugar de origem da boca. As crianças de sete a oito anos de idade estão mais expostas a sofrer avulsão pela elasticidade nesta idade. O dente permanente dever ser recolocado o mais rápido possível e para isto siga os seguintes passos:


    1. Pegue o dente pela coroa, nunca pela raiz.
    2. Lave o dente (apenas passe água, não esfregue o dente) e coloque-o, se possível, no local de onde saiu e leve a criança imediatamente ao dentista. 
    3. Caso não consiga recoloca-lo logo apos o acidente, coloque-o num recipiente com leite e leve a criança imediatamente ao dentista.
    Em qualquer tipo de traumatismo dentário lembre-se de:
    1. reduzir o sangramento, comprimindo o local com gaze, por 5 minutos.
    2. procurar o dentista ou pronto-socorro odontológico mais próximo de sua residência.
    3. sempre manter adequada higiene bucal, para que ocorra cicatrização da gengiva, no local em que o dente sofreu o traumatismo.

     

    Fonte: http://www.ame-sp.org.br/site/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D75:primeiros-socorros-em-caso-de-traumatismo-dentario-em-criancas-e-adolescentes%26catid%3D7:qualidade-de-vida