SóProvas


ID
219607
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

João Gilberto ? "Há tanta coisa bonita a ser consertada"

O início de uma vida artística é definidor. Por mais que a
arte e a vida venham a mudar, e a negar as suas origens, o
começo permanece como referência. No caso de João Gilberto,
mais de meio século depois, o início de sua obra é um atestado
de coerência.

O disco que inicia a bossa nova é um compacto simples
que ele gravou em julho de 1958. De um lado, havia Chega de
Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Do outro, Bim
Bom, dele mesmo. Não era nem a primeira gravação de João
Gilberto nem o primeiro disco de bossa nova. Ele já havia
gravado dois compactos com os Garotos da Lua, em 1951, e
outro, solo, no ano seguinte.
A batida da bossa nova, por sua vez, aparecera no LP
Canção do Amor Demais, gravado em abril de 1958 por Elizeth
Cardoso. Nele, João Gilberto tocava violão em Chega de
Saudade e Outra Vez. Apesar das treze faixas serem todas de
Jobim e Vinicius, o LP não é de bossa nova. A "Divina" era uma
cantora presa ao samba-canção, com suas ênfases óbvias e
gastas.

A cápsula da invenção surge mesmo no compacto de
1958. A criação se dá em dois planos. Chega de Saudade havia
sido composta por Jobim como um chorinho. Pois João Gilberto
o transformou num samba enxuto, no qual o violão deixa de ser
um mero acompanhante para dividir o primeiro plano com a voz.
A letra é interpretada como quem fala, de modo íntimo. A
melodia (de fundamento europeu) se amalgama à harmonia
(com inspiração do jazz americano) e ao ritmo (que vem da
África e se condensa no samba) para dar origem a outra coisa:
um som que é uma arte.
No outro lado do disco está o segundo plano inventivo, o
do João Gilberto compositor, autor de Bim Bom, a canção que
não tem nada de baião. A letra oscila entre a negativa absoluta
e a afirmação de um resíduo solitário: "só isso", "não", "nada",
"não" de novo, e outra vez "só". O que resta, de concreto, são
duas palavras, "baião" e "coração".
Em qual instância o criador se manifesta mais: na
interpretação que transforma Chega de Saudade de chorinho
em samba, ou na autoria de Bim Bom? Desde 1958, João
Gilberto segue as duas estratégias, mas dá preferência à
primeira delas. Ele recompõe músicas tradicionais e
contemporâneas. Trabalha com tudo, de sambas a boleros. Em
português, inglês, italiano ou francês. Subtrai notas, altera o
andamento, introduz silêncios, junta versos e muda as letras. O
que resulta é algo bem distante do original. João Gilberto retira
os andaimes da música-matriz para torná-la mais direta,
objetiva e clara.

Quando se pergunta a João Gilberto por que não
compõe mais, sua explicação é singela e generosa: "Mas há
tanta coisa bonita a ser consertada!". Ele prefere o trabalho
modesto de polir a beleza que já existe a satisfazer o seu "eu"
autoral.

(Mario Sergio Conti, Bravo, Março/2010)

Tomando a melodia ...... música europeia, ao mesmo tempo em que a harmonia era inspirada no jazz americano, a bossa nova foi buscar o ritmo na música africana, o que resultou numa mistura que parece encantar ...... todos os estrangeiros que vêm ...... conhecê-la.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

Alternativas
Comentários
  • Não se usa crase antes de pronome indefinido e antes de verbo: no caso, todos e conhecer respectivamente

  • Resposta: b) à - a - a

    Tomando a melodia à música europeia, ao mesmo tempo em que a harmonia era inspirada no jazz americano, a bossa nova foi buscar o ritmo na música africana, o que resultou numa mistura que parece encantar a todos os estrangeiros que vêm a conhecê-la.

     

  • Comentário objetivo:

    Tomando a melodia (I) música europeia, ao mesmo tempo em que a harmonia era inspirada no jazz americano, a bossa nova foi buscar o ritmo na música africana, o que resultou numa mistura que parece encantar (II) todos os estrangeiros que vêm (III) conhecê-la.

    (I) à - Fusão da preposição regida pelo verbo tomar (alguém toma alguma coisa a outra coisa) com o artigo exigido pelo substantivo "música".

    (II) a - Não se usa crase antes de pronome indefinido.

    (III) a - Não se usa crase antes de verbo.

  • Acredito que na primeira ocorrência do "a" esteja implícita a locução "à moda de"... música européia, por isso a crase. 

  • à --> (a moda de) a crase é obrigatória. "melodia à música europeia.

    a --> antes de pronome indefinido não ocorre crase. "a todos"

    a--> antes de verbo não há crase. a conhecê-la.

     

    O verbo não aceita artigo feminino anteposto.

    Vejamos:

    Correr faz bem.

    A correr faz bem. (Essa forma não existe)

  • 1 - Neste caso se usa crase porque se refere "a modo de" .
    2 - Não se usa crase antes de pronome indefinido.
    3 - não se usa crase antes de verbo.
  • Apenas reproduzindo o coment feito a cima, pra reforçar a idéia: "Acredito que na primeira ocorrência do "a" esteja implícita a locução "à moda de"... música européia, por isso a crase. "   esse era o pulo do gato da questão.


    Bons estudos a todos!
  • Gabarito - b
    Clique no mapa abaixo para revisar regras sobre o uso da crase.

     

     
  • Duvidas:

    Tomando a melodia (I) música europeia, ao mesmo tempo em que a harmonia era inspirada no jazz americano, a bossa nova foi buscar o ritmo na música africana, o que resultou numa mistura que parece encantar (II) todos os estrangeiros que vêm (III) conhecê-la.

    1. à - Fusão da preposição regida pelo verbo tomar (alguém toma alguma coisa a outra coisa) com o artigo exigido pelo substantivo "música".

      Duvida: neste caso o verbo tomar é VTD exige 1 a + __ falta o ” a” do artigo que não consta no texto para ser craseado.

      Talvez considerar musica europeia como a moda de seja mais lógico.

    1. a - Não se usa crase antes de verbo.

      Dúvida : Neste caso o não uso da crase não é pelo pronome Todos?



  • Olá pessoas!


    Nessa última estrutura não há ocorrência de crase por dois motivos:


    1- Não há nenhum termo regente anterior ou posterior que exija a presença do "a"(preposição)

    2-O  verbo não está no infinitivo, porém está na forma contraída de verbo+pronome (Conhecer a bossa nova---> conhecê-la)

    Uma última observação a ser feita é a interpretação do contexto em que se pede para analisar a ocorrência ou não da crase...

    a todos os estrangeiros que vêm a conhecê-la. 
    (esse a susbtitui "todos os estrangeiros")
  • Alguém poderia explicar o motivo do primeiro a ser craseado? Troquei música por som e ficou "o". Obrigado.

  • jeferson mussato

    Alguém poderia explicar o motivo do primeiro a ser craseado? Troquei música por som e ficou "o". Obrigado.

     

    AO som europeu.

  • GABARITO: LETRA  B

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita