SóProvas


ID
2196358
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente do leito 07, internado na Unidade de Oncologia, estava recebendo quimioterápico antineoplásico, via endovenosa, por cateter venoso central. Ao se movimentar no leito, perdeu o acesso venoso central. O técnico de enfermagem, que estava escalado com paciente, providenciou prontamente um acesso venoso periférico e reinstalou o quimioterápico antineoplásico. Entretanto, houve extravasamento de quimioterápico antineoplásico e consequentemente extensa área de necrose tecidual. Foi constatado pelo médico que a lesão foi ocasionada por acesso venoso inadequado. Considerando os aspectos éticos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    IMPERICIA= SEM CAPACIDADE, INABILIDADE

  • Não concordo com essa questão! Alguém explica? Ela executou o acesso periferico. onde está a impericia? Achei que foi imprudencia pois estava em acesso central ela deveria comunicar o medico para ser feito outro.

  • Ana Franco, ele realizou  um acesso venoso central e não periferico, por isso que foi impericia, realizou algo a qual não está inapto.

  • Questão um pouco ambígua. Porém em uma interpretação analítica consegue ser resolvida. O quimioterápico antineoplásico é espesso logo deveria ser recolocado no acesso venoso central, assim a profissional deveria chamar o médico. Mas ela recoloca como acesso venoso periférico . Em primeiro plano poderia se dizer que seria imprudência, pois talvez ela ficasse com preguiça de chamar o médico. Mas a última frase reporta " de maneira inadequada", ou seja, ela instalou o acesso venoso errado, logo julga-se que esta profissional tenha pouco conhecimento técnico, sendo uma imperícia. 

  • Ela não tem conhecimento técnico para administrar quimioterápico, foi lá e o fez.

    Quem tem o dever de administrar é o enfermeiro

  • O tecnico pode administrar quimioterapicos, desde que o enfermeiro realize a checagem da medicação, por isso é impercia ( quando se comete um erro, sem saber que foi um errou), e só depois vai saber das consequencias .

  • Discordo do gabarito. houve imprudência uma vez que o técnico de enfermagem é habilitado a fazer o procedimento, porém o fez de forma errada: administrar o quimioteráptico em via periférica. Se estava ou não sob supervisão do enfermeiro, não vem ao caso, já que o enunciado da questão não retrata o fato.

     

    (5 – Competência do profissional de nível médio de Enfermagem em serviços de quimioterapia antineoplásica
    ” Executar ações de Enfermagem a clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico, sob a supervisão do Enfermeiro, conforme Lei no 7.498/86, art. 15 e Decreto no 94.406/87, art. 13, observado o disposto na Resolução COFEN-168/93.)

    FONTE: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2101998_4257.html

  • A imperícia se caracteriza quando o enfermeiro tem todos os sintomas que indicam claramente uma determinada doença e, por falta de prática, prescreve tratamento para outra doença.
    É imperito ainda o enfermeiro que, equivocadamente, realiza um procedimento que não pode ser revertido, gerando seqüelas para o paciente.

    – A palavra chave é “NÃO SABE FAZER, FALTA DE CONHECIMENTO
    – O enfermeiro que só “colou na escola” e tenta fazer um procedimento que não tem conhecimento suficiente para fazê-lo (seja ele total ou parcial).
    – “Sem conhecimento, mas quer fazer. É erra!”

    http://blogenfermagem.com/imprudencia-negligencia-e-impericia-na-saude/

  • Imperícia – quando a pessoa não tem conhecimento para fazer alguma coisa e mesmo assim o faz

    Negligência – quando a pessoa sabe o que fazer e mesmo assim não o faz.

    Imprudência – quando a pessoa sabe qual é a atitude certa a tomar e mesmo assim faz errado.

    O código de ética de enfermagem diz que o profissional de enfermagem deve assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência, além de, avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.

    Portanto ao fazer um procedimento de enfermagem sem conhecimento científico e habilidade técnica, o profissional está praticando imperícia, já que o técnico de enfermagem colocou o quimioterápico em acesso periférico sem ter o conhecimento adequado.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

  • “Negligência:

    Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.


    Imprudência: 

    A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.


    Imperícia: 

    Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.


    Resumindo:

    1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;

    2) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu”.

    3) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;

  • ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 0569/2018

    Competências privativas do Enfermeiro em quimioterapia antineoplásica

    __Preparar e ministrar quimioterápico antineoplásico, conforme farmacocinética da droga e protocolo terapêutico;

    __Promover acesso venoso totalmente implantável;

    __entre outra....

    Competências do Técnico de Enfermagem em serviços de quimioterapia antineoplásica.

    __Executar ações de Enfermagem a pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico, sob a supervisão e prescrição do Enfermeiro;

    __entre outras....