SóProvas


ID
2196856
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os quatro momentos para o processamento técnico-político dos problemas, previstos no Planejamento Estratégico Situacional – PES.

Alternativas
Comentários
  • Para operacionalizar o plano torna-se necessário especificar as atividades previstas, através do detalhamento da estrutura necessária, das rotinas e tarefas, dos custos e do tempo para a realização das operações. Esse processamento técnico-político dos problemas se dá através de quatro momentos repetitivos, que permitem abordar de forma metodológica e sistemática os instrumentos práticos de planejamento: Momentos: Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático-Operacional. Cada momento representa uma visão dinâmica do processo de planejamento e se caracteriza pela permanente e constante interação e retomada de suas fases durante o processo de planejamento. (MATUS, 1993) O Momento Explicativo é caracterizado pela análise da realidade feita pelo ator que planeja; pela identificação, descrição e priorização dos problemas estratégicos; pela explicação dos problemas; determinação de suas causas e consequências através da rede de causalidade simplificada; pela determina- ção dos nós críticos, sobre os quais serão definidas operações e ações; e pela construção da imagem-objetivo pelo grupo participante. (ARTMANN, 2012) No Momento Normativo define-se como deve ser a situação ideal e o plano de intervenção para alcançar essa situação. As causas ou nós críticos darão origem aos objetivos gerais e específicos, bem como às operações e ações necessárias para alcançar o resultado final. Para cada nó crítico ou causa são elaboradas uma ou mais operações que representem propostas de intervenção sobre o problema. As operações são consideradas compromissos de ação ou meios de intervenção que utilizam recursos organizativos, polí- ticos e econômicos que geram produtos ou resultados (ARTMANN, 2012). Cada operação será detalhada por meio de ações, que terão seus produtos e resultados determinados por meio da definição dos responsáveis pelas ações, dos recursos e do tempo de realização, representando o contexto do plano. (VEBER; LACERDA; CALVO, 2011) O Momento Estratégico analisa e constrói a viabilidade do plano nas dimensões política, econômica, cognitiva e organizativa, bem como define estratégias quando são identificadas interferências negativas que inviabilizam o processo. Esse é o momento de pensar como deve ser a articulação entre o “deve ser” (desejo) e o “pode ser” (realidade). (ARTMANN, 2012) 78 Coleção Gestão da Saúde Pública – Volume 3 Planejamento Estratégico Situacional: resultados da aplicação do plano operativo em uma farmácia de referência do município de Florianópolis (SC) No Momento Tático Operacional, os momentos anteriores transformam-se em ações concretas e ocorre o monitoramento das ações e seus ajustes. É o ponto central na mediação entre o conhecimento e a ação (MIGLIATO, 2004). Esse momento tem a finalidade de criar um processo contínuo entre os momentos anteriores e a ação diária.

     

    http://gsp.cursoscad.ufsc.br/wp/wp-content/uploads/2013/02/Anais-GSP-Volume-3-Artigo-4.pdf

     

     

  • Gabarito E

    Para Matus (1993, 1994a) o conceito de momento foi formulado para superar a ideia de “etapas”, muito rígida no planejamento tradicional, trazendo uma visão dinâmica ao processo de planejamento, que se caracteriza pela permanente interação de suas fases ou momentos e pela constante retomada dos mesmos. O método PES prevê os momentos explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional para o processamento técnico-político dos problemas.

     

    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_APB568.pdf  (É um artigo científico do ano de 2013 que trata do assunto).

     

     

  • GABARITO: E

     

    Complementando...

     

    Uma das metodologias indicadas no contexto da administração para resultados é o Planejamento Estratégico Situacional (PES) que inova ao substituir a noção de etapa pela de momento, como uma instância dominante. São eles:

    1.Explicativo: seleção, descrição e explicação do problema (o que é);

    2.Normativo: desenho de um plano para enfrentar o problema (o que deve ser);

    3.Estratégico: análise da viabilidade política do plano e dos caminhos estratégicos (o que pode ser);

    4.Tático-operacional: gestão e implementação do plano (fazer).

     

    Fonte:

    minhas anotações de 'ene' outras fontes.

     

    Bons estudos.

  • O PES teria quatro momentos:
    Explicativo: Fase da identificação, seleção e priorização dos problemas estratégicos,   bem   como   o   debate sobre   as   causas, sintomas e efeitos. Seria o momento de “o que é”.

    Normativo: A  hora  de  definir  as  propostas  do  plano  para  enfrentar  o problema. Seria o momento de “o que deve ser”.

    Estratégico: Fase   do   desenho   da   estratégia,   com   uma   análise   da viabilidade  política  do  plano e  das  estratégias.  Seria  o momento de “o que pode ser”.

    Tático- operacional: Momento  do  fazer,  da  ação,  de  finalmente  agir  sobre  a realidade concreta. Seria o momento de “fazer”.

    NOTA: Um aspecto que devemos ter sempre em mente é que o Planejamento Estratégico Situacional sugere que o planejamento deve ser contínuo e que os momentos não ocorrem necessariamente de modo linear e sequencial.

    Prof. Rodrigo Rennó

     

     

     

  • DIFERENÇA ENORME DA BANCA PARA O INSTITUTO HKKKKKKKKKKKKKKKK

  • 4 MOMENTOS DO PES

    EXPLICATIVO - problemas

    NORMATIVO - propostas do plano

    ESTRATÉGICO - estratégias do plano

    TÁTICO-OPERACIONAL - execução do plano

    LETRA E