As técnicas educacionais de treinamento servem para serem utilizadas no programa de treinamento para otimizar a aprendizagem, ou seja, para alcançar uma maior aprendizagem com um menos esforços, tempo e dinheiro. Depois de uma de-terminada natureza das habilidades, conhecimento ou comportamento terminal dese-jados com oresultado do treinamento, o próximo passo é escolher as técnicas que vão ser usadas no programa de treinamento. Essas técnicas podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação (KOOTZ, 1994).
As técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovi-suais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999).
Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, de-senvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamen-to ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Al-guns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consci-ência de um e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança.
Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamen-to da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).
Técnicas mistas são as técnicas que não só transmitem informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas. Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e vá-rias técnicas do trabalho. (CHIAVENATO, 1999).
Podemos classificar as técnicas de treinamento de acordo com a ênfase que possuem em:
- Técnicas de conteúdo: enfatizam o aprendizado de informações e conteúdo.
- Técnicas de processo: enfatizam o aprendizado de habilidades, atividades e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos.
- Técnicas mistas: mesclam a ênfase entre informação e habilidades.
Alternativa A. Errado. O treinamento de sensitividade é uma técnica voltada para processo.
Alternativa B. Errado. Role-playing ou dramatização consiste na técnica de representação de situações como forma de praticar comportamentos e atitudes. É considerada uma técnica orientada para processo.
Alternativa C. Certo. A instrução programada consiste na organização de blocos de informação em maneira sequencial como forma de promover a autoaprendizagem. Trata-se de uma técnica orientada para o conteúdo.
Alternativa D. Errado. Treinamento de grupos-T é sinônimo de treinamento de sensitividade. Trata-se, portanto de técnica orientada para processo.
Alternativa E. Errado. Simulação é uma técnica de treinamento que replica situações reais e exige que os participantes demonstrem conhecimento (conteúdo), habilidades e comportamentos (processo), por isso é considerada uma técnica mista de treinamento.
Gabarito: C