SóProvas


ID
2198380
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sobre os conceitos da mecânica dos fluidos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO - .As linhas de corrente são aquelas desenhadas no campo de escoamento de forma que, em um dado instante, são tangentes à direção do escoamento em cada ponto do campo.

    b) ERRADO -  Os fluidos para os quais a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à taxa de deformação são fluidos newtonianos.

    c) ERRADO - Os escoamentos nos quais as variações de massa específica são desprezíveis denominam-se imcompressíveis.

    d) CORRETO

    e) ERRADO - escoamentos internernos e externos não tem relação com a compressibilidade

  • Sinceramente, não vejo importância dos efeitos de compressibilidade nos fenômenos de golpe de aríete e cavitação. Se tivesse falando em variações de pressão, aí sim, faria sentido. Até porque, o golpe de aríete e a cavitação ocorrem no transporte de líquidos, que são por si só incompressíveis em sua maioria. 

  • A energia de pressão resultante do golpe de aríete se converte em trabalho de compressão do líquido e de deformação das paredes dos encanamentos, de peças, válvulas e órgãos de máquinas, em locais até onde a onde de sobrepressão se propaga. 
    John Parmakian, forneceu elementos para solução das questões do golpe de aríete, em situações as mais complexas, considerando a elasticidade dos encanamentos e a compressibilidade do líquido.

     

    Macyntre

  • Apenas complementando a resposta do Vinicius Macedo,

    a LETRA D, foi exatamente extraida do livro Introdução à Mecânica (Fox e McDonald), mais precisamente no subcabitulo 2.6 (Escoamentos Compressivel e Incompressivel)

  • Linhas de corrente são tangentes à direção do escoamento em cada ponto do campo de escoamento. Sendo tangentes ao vetor velocidade, não há fluxo de matéria através delas. O golpe de aríete é uma variação de pressão decorrentes da variações na vazão do escoamento. Isso ocasiona ondas de choque que vão e voltam ao longo da tubulação.