-
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. Exprime a identidade da organização.
Penso eu que a questão estaria errada porque a cultura organizacional nada interfere o comportamento de seus membros diante da vida, mas somente dentro da organização. E também dizer que são funções da cultura organizacional o compromisso individual, ou a estabilidade organizacional é meio precipitado, já que podem existir culturas organizacionais que prejudicam esses quesitos.
-
só a título de conhecimento, depois do otimo comentário do nosso colega abaixo:
Alguns autores (Chiavenato; Nassar) afirmam que a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo que a organização resista a elas. De acordo com Vergasta, a cultura organizacional não é algo pronto e acabado, esta em constante transformação, de acordo com sua história, os seus autores e com a conjuntura.
-
Errado: Na cultura organizacional não é assegurado a identidade individual e sim em grupos.
Cultura organizacional é o conjunto de idéias, normas
e valores criados em decorrência da interação cotidiana dos diversos servidores, em
suas trocas de experiências e em seu crescimento cultural e profissional.
Ênfase no grupo – O grau com que as atividades de trabalho são organizadas em
torno de grupos em vez de indivíduos; A cultura organizacional refere?se a significados compartilhados, que moldam a maneira
que seus membros se comportam dentro da organização. Em todas as organizações existem
valores, símbolos, rituais e práticas que foram se desenvolvendo com o tempo.
-
Complementando:
Funções Básicas da Cultura Organizacional Freitas (1999, p.98) relata que “uma das funções que a cultura organizacional procura exercer é conseguir a adesão, o consentimento, ou seja, a co-participação de indivíduos e grupos”. No entanto, Wagner III & Hollenbeck, (1999, p.367), no processo de ajudar a criar um entendimento mútuo da vida da organização, consideram que a cultura organizacional desempenha quatro funções básicas:
1o Dá aos membros uma identidade organizacional: compartilhar normas, valores e percepções proporciona às pessoas um sentido de união que ajuda a promover um sentimento de propósito comum.
2o Facilita o compromisso coletivo: o propósito comum que se desenvolve a partir de uma cultura compartilhada tende a suscitar um sólido compromisso em todos aqueles que aceitam a cultura como a sua própria.
3o Promove a estabilidade organizacional: ao nutrir um senso comum de identidade e compromisso, a cultura encoraja a permanente integração e cooperação entre os membros de uma organização.
4o Molda o comportamento ao ajudar os membros a dar sentido a seus ambientes: a cultura de uma organização serve como uma fonte de significados comuns para explicar por que as coisas acontecem do modo como acontecem.
Fonte: http://www.ufrrj.br/posgrad/ppgen/04/44.pdf
-
Trocando em "miúdos": Os erros estão em "identidade individual" e "moldar o comportamento de seus membros diante da vida". É isso mesmo??
-
A questão não estaria tratando da abordagen quanto a cultura coletiva ou individualista? As empresas podem se diferenciar na abordagem, enfatizando o indivíduo ou a coletividade, e como aquestão não especificoude qual cultura se tratava, tornou-se errada. Vejam o comentário do professor Carlos Xavier:
Culturas coletivistas são aquelas na qual o grupo é mais importante que o indivíduo. É o caso da cultura japonesa. No outro lado do espectro, encontram-se as culturas individualistas, que estão mais centradas nos indivíduos, e não na coletividade. É o caso da cultura norte-americana. A depender se a cultura é mais coletivista ou individualista, ela exercerá controle sobre o comportamento dos indivíduos de diferentes maneiras. No caso das culturas coletivistas, a pressão social externa é a principal forma de controle exercida pela cultura sobre seus indivíduos. Nas culturas individualistas, o próprio indivíduo realiza o seu controle, que é exercido internamente.Neste sentido, o sentimento de culpa exerce papel primordial, dando destaque ao autorrespeito que os indivíduos sentem.
-
Pra facilitar, uma questão considerada como CERTA pela Cespe:
Q18422
Uma das principais funções da cultura organizacional é regular as relações entre os membros da organização. A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo, em contraposição ao individualismo e ao alheamento em relação aos interesses coletivos, diferenciando as organizações e as sociedades
-
Na cultura busca-se a coletividade.
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
-
Gabarito: Errado.
Uma das funções da cultura é assegurar um grau de identificação do funcionário com a organização, e não uma identidade individual. Nem é função da cultura da empresa modificar o comportamento dos indivíduos “diante da vida”, e sim no ambiente de trabalho.
https://www.euvoupassar.com.br/arquivos/material/Questoes_MPU_ADM_02.PDF
-
Gab: ERRADO
A reciprocidade deve estar relacionada à organização e ao indivíduo, isso pode até transformar sua forma de agir e se comportar em sua vida, mas apenas como reflexos do que se extrai e não porque a organização tomou como foco.
O retorno deve ser visto entre o que o indivíduo tem para oferecer e o que a empresa tem a retribuir.