-
As mudanças dos padrões e estilos de comportamento ao longo do tempo provocam mudanças nas crenças mais profundas.
-
CERTO
Talvez o maior foco de resistência seja o fato de que a questão não é somente mudar, e sim gerenciar a mudança, o que implica na tarefa extremamente difícil de gerenciar a própria cultura da organização.
O grande dilema que parece estar no bojo de toda esta transformação é a questão do gerenciamento das contradições entre cultura e mudança organizacional.
No entanto, qualquer estratégia para modificar a cultura organizacional terá de envolver pensamentos e ação tanto no nível das crenças básicas como no de suas manifestações.
O contexto interno é a própria cultura organizacional, através da qual as idéias de mudança devem fluir. O processo de mudança refere-se às ações, reações e interações das várias partes interessadas.
-
CERTO
ALTERAÇÕES NA CULTURA ORGANIZACIONAL PODEM MELHORAR OS COMPORTAMENTOS , VISTO QUE QUANDO A CULTURA É ANTIGA DEMAIS ACABA PREJUDICANDO O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E TAMBÉM PESSOAL DOS FUNCIONÁRIOS E ATÉ MESMO DOS CLIENTES .
VISÃO DEFENDIDA POR CHIAVENATO
-
Este tipo de questão beira o absurdo. Cultura não se cria nem se muda por decreto como deixa entender a pergunta. Cultura nasce com o tempo, é formada com o passar dele. O certo seria dizer que “mudanças em grande parte dos comportamentos organizacionais, como nas relações interpessoais, na comunicação e na busca da qualidade” alteram a cultura organizacional.
O que vemos neste conteúdos não definidos em lei é que o examinador cespiano, INVENTA, CRIA, CONCEBE ABSURSDOS, COMETE ABUSOS...
É duro a vida de concurseiro...
-
Ao responder as provas do CESPE percebi.
Quando aparecer a palavra PODE, 95% das questões estão corretas.
Quando aparecer restrições e principalmente a palavra PRESCINDIR ( o cespe é tarado por essa palavra) quer dizer não precisa, dispensável. 95% das questões estão erradas.
Fé em Deus.
-
Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.
Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.
-
Gabarito: Certo.
A alteração da cultura busca exatamente mudar os comportamentos e posturas dos funcionários no ambiente de trabalho, como objetivo de reduzir conflitos, aumentar a qualidade no trabalho, etc.
https://www.euvoupassar.com.br/arquivos/material/Questoes_MPU_ADM_02.PDF