QUESTÃO: "Uma organização decidiu utilizar múltiplas fontes no seu sistema de gestão de desempenho. Para tanto, definirá algumas estratégias que deverá implementar para conseguir que os resultados dessa decisão correspondam ao objetivo de tornar o sistema mais confiável e efetivo. As estratégias adequadas a serem utilizadas pela organização no caso em epígrafe incluem a seleção criteriosa da equipe de avaliação e a garantia do anonimato dos respondentes e do feedback." ERRADO!
Gestão de desempenho é um processo cíclico, contínuo. É um importante instrumento organizacional, pois oferece alternativas (múltiplas fontes) eficientes de gestão à organização. A avaliação de desempenho é parte do processo de gestão de desempenho, aquela é definida como o processo que mede o desempenho do profissional, ela é uma das ferramentas mais poderosas para a empresa manter e aumentar sua produtividade, além de facilitar o cumprimento de suas metas estratégicas e reforçar a sua cultura e estilo de gestão. A avaliação é feita por um avaliador, que varia dependendo do método e avalia o profissional de acordo com as suas funções, responsabilidades e expectativas da organização (critérios ou fatores de avaliação) frente ao seu desempenho, ou seja, julga a sua contribuição para o negócio, contrapõe a sua atuação com os critérios ou fatores de avaliação definidos.
Quanto a seleção criteriosa da equipe de avaliação, a afirmação esta correta, uma vez que caso ela seja despreparada, com certeza comprometerá toda a estratégia de gestão implementada pela organização, pois é ela quem vai avaliar o desempenho dos respondentes e com absoluta certeza, se essa equipe não estiver preparada, o resultado será muito prejudicial à organização.
O que é um respondente? R: Pessoa que responde às perguntas que um exame ou em juízo lhe são dirigidas. Diante deste conceito, você acha que é imprescindível a garantia do anonimato do correspondente na estratégia da organização em questão? Não foi determinado que tipo de avaliação de desempenho ela irá utilizar; de sorte que, o rol de métodos é extenso e, por isso, não se pode afirmar que a estratégia adequada pela organização inclui a garantia do anonimato do correspondente; já que, ela pode usar, por exemplo, o método 360º, que vai de encontro ao anomimato do correspondente (nesse método, não há que se falar em anomimato do correspondente - nele há a participação de todos os que rodeiam o avaliado e ele próprio, não tem nada de anonimato!). Portanto, essa parte invalida a questão, justificando o gabarito. Contudo, ainda falta o feedback.
Alguns pontos devem ser considerados no feedback, a saber: imparcialidade (isenção de julgamento de valor), aplicabilidade (foco no comportamento do receptor), especificidade (quanto mais específico mais fácil o entendimento), rapidez (o feedback possui melhores resultados quando é dado tão logo ocorra a situação), local (quase sempre o feedback negativo deve ser dado em particular e o feedback positivo possui bons resultados se fornecido em público, por reforçar um comportamento positivo esperado na equipe) e o último aspecto a ser observado é o momento psicológico (é importante respeitar o momento psicológico do emissor e do receptor). Aqui, encotra-se mais um erro, uma vez que, dependendo da situação, não há a necessidade de anonimato do feedback.