SóProvas


ID
219970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização com unidades situadas em todas as
regiões do Brasil possui um sistema de comunicação focado na
disponibilização de informações por meio de intranet e por outros
meios virtuais. Foram desenvolvidos sistemas de informação com
grandes bases de dados, que podem ser acessados de acordo com
perfis previamente definidos.

Julgue os itens a seguir, relativos a essa situação.

Considerando que a organização detém tecnologia para intermediar e facilitar a comunicação, não há necessidade de se promover contatos telefônicos ou presenciais.

Alternativas
Comentários
  •  Errado, por mais que a tecnologia facilite a comunicação há momentos em que o contatos presenciais, como por exemplo em uma negociação, situação em que não apenas palavras, mas gestos, expressões e outros fatores podem alterar uma decisão.

     

  • Não concordo com a questão, grandes empresas fazem transações milionárias sequer conhecer a pessoa, e através de sistemas na internet é possível fazer reuniões , conferências com áudio e vídeo sem nenhum problema.
  • COnquanto a organização possua meios tecnológicos ao seu favor, deve-se usar os meios de comunicação oral ( face a face, pessoal); Pois estes propiciam a uma maior riqueza e feedbacks da comunicação.

  • Não é pelo fato de a organização possuir um tipo de canal de comunicações que outros serão negligenciados. Aliás, os canais de comunicação diferem em relação à sua capacidade de transmitir informa­ções.

    Como exemplo, relatórios, boletins, memorandos, e-mails, grupos de discussão online são, segundo Robbins (2005), canais pouco ricos, enquanto conversas telefônicas e conversas face a face são considerados canais muito ricos, com a capacidade de (1) manejar diferentes sinais ao mesmo tempo, (2) facilitar um rápido feedback e (3) ser extremamente pessoal. 

     

    ROBBINS, S. P.. Comportamento organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.