SóProvas


ID
220000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização necessitava criar uma área para atender
novas demandas decorrentes da revisão de sua missão. Para tanto,
contratou dez funcionários para comporem um grupo de trabalho.
Essas pessoas nunca trabalharam juntas nem prestaram
anteriormente serviços nessa organização.

Acerca do comportamento que esse grupo pode apresentar, segundo
as teorias sobre grupos, julgue os próximos itens.

O trabalho do grupo será mais objetivo e eficiente se não forem definidos os papéis a serem desempenhados pelos componentes do grupo, pois, assim, todos poderão se envolver em todas as atividades.

Alternativas
Comentários
  • Fatores de desempenho que precisam estar presentes em toda equipe:

    Assessoria: cada membro deve verificar o que os outros estão fazendo em sua atividade e assegurar que estão utilizando as melhores práticas.
    Organização: objetivos claros devem ser definidos. O organizador enfatiza a ação e faz com que as coisas aconteçam de maneira que todos saibam o que fazer, como e quando.
    Ligação: fator relacionado com a coordenação e integração do trabalho dos membros da equipe.

    (existem mais 6 fatores: inovação, promoção, desenvolvimento, produção, inspeção e manutenção).

    Para alcançar plena eficiência, uma das características que o grupo deve ter é:

    Divisão do trabalho grupal: membros devem ser designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipo de personalidade. A distribuição de papéis é fundamental.

    Fonte: Gestão de Pessoas (Chiavenato)

  • Simplificando, para haver eficiência tem que ter racionalidade dos meios, ou seja, cada individuo do grupo deve saber o que esta fazendo, dando enfase nos meios para realizar a tarefa.

    Imaginemos um produção automibllistica onde os colaboradores da linha não sabem o que devem fazer?

    Obviamente seria inviável, por isso passam por treinamento para realizar a tarefa de forma eficiente.

  • Estrutura do grupo: Ela modela o comportamento dos membros e torna possível a explicação e a previsão da maioria dos comportamentos bem como do desempenho dos membros. Variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status, tamanho, composição e grau de coesão.

     

    Papéis: um conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em uma entidade social.

    Portanto, a definição dos papei a serem desempenhados pelos componentes do grupo é necessária para explicar e prever a maioria dos comportamentos , bem como o desemprenho dos membros- desta forma o grupo será mais objetivo e eficiente. 

  • "O trabalho do grupo será mais objetivo e eficiente se não forem definidos os papéis a serem desempenhados pelos componentes do grupo, pois, assim, todos poderão se envolver em todas as atividades".
    Errado, pois no trabalho em grupo os papéis e funções são DEFINIDOS e cada membro foca apenas a sua atividade, não se importando com o resultado do outro. Em outras palavras, cada um trabalha para si. 
  • para um trabalho em grupo(de modo amplo engloba as equipes) ser eficiente e objetivo as competencias dos componentes devem ser COMPLEMENTARES... 
    por exemplo: um psicologo, outro médico, outro engenheiro.... os conhecimentos se complementarão