-
Fatores de desempenho que precisam estar presentes em toda equipe:
Assessoria: cada membro deve verificar o que os outros estão fazendo em sua atividade e assegurar que estão utilizando as melhores práticas.
Organização: objetivos claros devem ser definidos. O organizador enfatiza a ação e faz com que as coisas aconteçam de maneira que todos saibam o que fazer, como e quando.
Ligação: fator relacionado com a coordenação e integração do trabalho dos membros da equipe.
(existem mais 6 fatores: inovação, promoção, desenvolvimento, produção, inspeção e manutenção).
Para alcançar plena eficiência, uma das características que o grupo deve ter é:
Divisão do trabalho grupal: membros devem ser designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipo de personalidade. A distribuição de papéis é fundamental.
Fonte: Gestão de Pessoas (Chiavenato)
-
Simplificando, para haver eficiência tem que ter racionalidade dos meios, ou seja, cada individuo do grupo deve saber o que esta fazendo, dando enfase nos meios para realizar a tarefa.
Imaginemos um produção automibllistica onde os colaboradores da linha não sabem o que devem fazer?
Obviamente seria inviável, por isso passam por treinamento para realizar a tarefa de forma eficiente.
-
Estrutura do grupo: Ela modela o comportamento dos membros e torna possível a explicação e a previsão da maioria dos comportamentos bem como do desempenho dos membros. Variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status, tamanho, composição e grau de coesão.
Papéis: um conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em uma entidade social.
Portanto, a definição dos papei a serem desempenhados pelos componentes do grupo é necessária para explicar e prever a maioria dos comportamentos , bem como o desemprenho dos membros- desta forma o grupo será mais objetivo e eficiente.
-
"O trabalho do grupo será mais objetivo e eficiente se não forem definidos os papéis a serem desempenhados pelos componentes do grupo, pois, assim, todos poderão se envolver em todas as atividades".
Errado, pois no trabalho em grupo os papéis e funções são DEFINIDOS e cada membro foca apenas a sua atividade, não se importando com o resultado do outro. Em outras palavras, cada um trabalha para si.
-
para um trabalho em grupo(de modo amplo engloba as equipes) ser eficiente e objetivo as competencias dos componentes devem ser COMPLEMENTARES...
por exemplo: um psicologo, outro médico, outro engenheiro.... os conhecimentos se complementarão