SóProvas


ID
220003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização necessitava criar uma área para atender
novas demandas decorrentes da revisão de sua missão. Para tanto,
contratou dez funcionários para comporem um grupo de trabalho.
Essas pessoas nunca trabalharam juntas nem prestaram
anteriormente serviços nessa organização.

Acerca do comportamento que esse grupo pode apresentar, segundo
as teorias sobre grupos, julgue os próximos itens.

Durante o amadurecimento do grupo, poderá ocorrer uma fase de grande turbulência.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Ênfase para a palavra pode. Como os novos colaboradores nunca trabalharam juntos nem pertenciam à mesma organização, podem surgir conflitos decorrentes de concepções profissionais divergentes. Porém, nada garante que existirão conflitos. Eles podem compartilhar a mesma visão profissional e terem uma boa maturidade, favorecendo a cooperação e harmonia no novo grupo.

  • Estágio 2  - Turbulência ou diferenciação

    Fase em que os membros da equipe começam a perceber a quantidade de trabalho que têm a frente, é comum entrarem em estado de pânico. Éo estágio mais difícil para a equipe.
    A turbulência compreende os sentimentos...
    • Resistência à tarefa e às abordagens diferentes daquelas que cada membro está acostumado a usar individualmente
      • Variações de comportamento em relação ao grupo e às expectativas de êxito do projeto.
    • Discussão entre membros, mesmo quando concordam com a questão básica.
    • Atitude defensiva e competitiva; facções e “escolha de lados”
    • Contestação do bom senso daqueles que escolheram o projeto e designaram os outros membros da equipe
    • Estabelecimento de metas irreais, preocupação com o excesso de trabalho
    • Evidente aplicação da “lei do mais forte”, desunião, tensão crescente e ciúmes.
  • Definição de grupos: É a reunião de pessoas com com um ou mais objetivos comuns, onde conta com pessoas habilidosas mas que não se complementam e nem se preocupam se o relacionamento entre eles é de qualidade ou não.
    Diferente de equipe: que é uma reunião de pessoas com o mesmo objetivo, contando com pessoas habilidosas cujas habilidades se completam e o relacionamento interpessual é de qualidade.

    Existem 3 fases de desenvolvimento de um grupo.

    1-Fase de orientação: os participantes prestam atenção ao animador e observam-se uns aos outros, dificilmente partilhando as suas idéias ou experiencias.Os participantes de sentem inseguros, desconfiados, respondem de forma pouco natural, as vezes um pouco agressivos e tentam passar uma imagem " perfeita" de si próprios.

    2-Fase de conflito/ turbulênca: nesta fase os participantes se conhecem melhor, é o momento em que cada um percebe o que pode beneficiar com o grupo e manifesta alguma iniciativa pessoal.Neste momento é importante delimitar os papéis e as atitudes, assim como recordar a utilidade das regras.Isto porque alguns participantes poderão manifestar alguma agressividade e tendências destrutivas.

    3-Fase de colaboração: os participantes canalizam as suas energias e sentimentos agressivos para um objetivo diferente, abrindo-se de forma honesta e pessoal para o grupo.]

    Alguns autores utilizam outras fases:
    1-Formação: o grupo recebe a informação de quais atividades e objetivos irão desempenhar, os comportamentos aceitáveis, etc.
    2-Turbulência: os estilos individuais se chocam.
    3-Normatização: as resistencias diminuem e o grupo descobre auais sao as suas regras formais e informais que devem ser seguidas.
    4- Desempenho: o grupo está orientado para o alcance do resultado.
    4-Reformulação ou suspensão.

    Fontes: www.educamais.com; http://www1.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/32228/desenvolvimento-dos-grupos.
  •                                                          ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DAS EQUIPES

     

     

    1. FORMAÇÃO: AQUI AS PESSOAS AINDA ESTÃO SE CONHECENDO E APRENDENDO A LIDAR UMAS COM AS OUTRAS, IMPERA O INDIVIDUALISMO.

     

    2. TORMENTA/TEMPESTADE/TURBULÊNCIA: EM UM SEGUNDO MOMENTO É UMA FASE EM QUE SE RESSALTA DIFÍCIO NEGOCIAÇAO DAS CONDIÇOES SOB AS QUAIS A EQUIPE VAI TRABALHAR, POIS AINDA A FORTE INFLUÊNCIA DO INDIVIDUALISMO.
    CESPE: "Na fase de tempestade do processo de formação de equipes de trabalho, as relações entre os membros de uma equipe tornam-se conflituosas e divergentes." (CERTO)

     

    3. AQUIESCÊNCIA/NORMAÇÃO: NESSE ESTÁGIO OS PAPEIS SÃO ACEITOS E AS INFORMAÇÕES CIRCULAM LIVREMENTE, JÁ NÃO HÁ INDIVIDUALISMO NAS PESSOAS.
     

    4. REALIZAÇÃO: A EXECUÇÃO DO TRABALHO, NESSE ESTÁGIO, ATINGE NÍVEIS ÓTIMOS, NÃO HÁ MAIS PROBLEMAS. LEALDADE E COMPROMETIMENTO SÃO FATORES PLENOS ENTRE A EQUIPE. 

     

    5. ENCERRAMENTO/DISSOLUÇÃO: A DISSOLUÇÃO DA EQUIPE OCORRERÁ QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO, CONCLUSO. O ESTÁGIO DE DISSOLUÇÃO É PARA AS EQUIPES TEMPORÁRIAS. 
     

     

     

     

    GABARITO CERTO