-
- Lagoas de maturação
São utilizadas principalmente para a redução dos coliformes fecais. Localizam-se após o tratamento completo de uma lagoa facultativa ou outro sistema de tratamento convencional. Sua profundidade é praticamente a mesma da lagoa facultativa, com tempo de detenção hidráulica em sete dias.
-
Gab A.
Fatores que atuam nas lagoas de maturação: OD, temperatura, rediação UV, alcalinidade ( ph), predatismo, escassez de alimento..
-
As lagoas de maturação são usadas como tratamento terciário geralmente, possui 99% de eficiência de remoção de patogênicos e ainda retira parcela da matéria orgânica dissolvida. Elas não possuem regiões anaeróbias, pois apresentam pequena profundidade para que os raios solares possam adentrar e realizar a desinfecção, o que a torna diferente das lagoas facultativas que tem uma profundidade maior e a presença na superfície de região aeróbia e inferior região anaeróbia. Dessa forma como não existe reações de anaerobiose, não acontece reações envolvendo o enxofre, como o desprendimento do gás metano.
-
Lagoas de maturação: São lagoas com profundidades de 0,8 a 1,5 m e sua principal função é remover patogênicos devido a boa penetração de radiação solar, elevado pH e elevada concentração de oxigênio dissolvido.
Calma, calma! Eu estou aqui!