SóProvas


ID
2201479
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Nova Sociologia da Educação (NSE) agrega estudos sobre currículo e linguagem, e, com a diversificação dos anos 80, abarca, também, perspectivas interacionistas e etnográficas. Sobre esta corrente, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) a pesquisa e a análise se deslocam para os processos internos à instituição, tentando compreender como eles podem vir a produzir desigualdades.

    Michael Young deu início à Nova Sociologia da Educação como corrente que procurou discutir principalmente questões realacionadas ao currículo escolar. Havendo, assim, uma mudança de foco das discussões, transferindo-se este do universo de estratificação social para os processos educacionais do currículo.

    Young, relaciona o conhecimento com a experiência do aluno, abordando questões sociológicas e questionando as relações sociais dentro da sala de aula.

    A Contribuição de Young é muito importante, já que "sugere" que a NSE busque minimizar as desigualdades sociais, encontrando novas alternativas, e estas democráticas, de currículo.