SóProvas


ID
220183
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em uma junta soldada pelo processo MIG/MAG, foi constatada uma fusão não homogênea, onde poderão ocorrer pontos de início de trincas, quando colocada em serviço. Tal ocorrência deve-se à

Alternativas
Comentários
  • O que seria a preparação de junta inadequada, parece muito vaga a opção correta.

  • A não preparação da junta propicia inclusões indesejadas. Mas a questão poderia ser melhor elaborada, eu concordo com sua posição.

  • A alta velocidade do arame ocasionaria uma falta de fusao, pois seria uma deposicao de material nao dando tempo se fundir

  • Concordo, muito vago mesmo. 

  • Resposta letra (C).
    A velocidade de alimentação do arame muito alta não causa o problema da falta de fusão. A soldagem MIG/MAG convencional é geralmente realizada com uma fonte com característica estática de saída do tipo tensão constante em conjunto com um alimentador de arame de velocidade constante. Neste tipo de sistema, a tensão (e, consequentemente, o comprimento do arco) e a velocidade do arame permanecem aproximadamente constantes durante a operação de soldagem, enquanto os valores de corrente e comprimento energizado do eletrodo resultam daquelas e da distância da tocha à peça. A velocidade do arame e a estrutura da corrente (pulsada ou não, etc) são escolhidos em função da corrente média selecionada. Ou seja, o operador coloca a velocidade do alimentador e a tensão, e a corrente se ajusta à essa velocidade.

  • Segundo Paulo Villani Marques, são causas da falta de fusão:

    -Manipulação incorreta;

    -Falta de limpeza (acredito que se encaixaria na preparação inadequada);

    -Corrente muito baixa;

    -Velocidade de soldagem muito alta;

    -Dificuldade em atingir certas regiões;

    Após algumas pesquisas, achei na net:

    A velocidade de alimentação do arame é diretamente proporcional a corrente de soldagem, para baixas intensidades de corrente esse comportamento é praticamente linear, à medida que a velocidade do arame e variada à corrente varia de forma semelhante quando se utiliza uma fonte de soldagem com tensão constante e seus picos de corrente são dependentes do seu diâmetro e sua composição química e a velocidade de soldagem nada mais é que a velocidade com que o arco e a fonte de calor se deslocam sobre a peça .

    FONTE: http://www.metallum.com.br/22cbecimat/anais/PDF/304-157.pdf

    Com base nesse trecho do arquivo podemos concluir que a falta de fusão seria acarretada por uma BAIXA VELOCIDADE DE ALIMENTAÇÃO DO ARAME.

    Confesso que hoje ao fazer essa questão pela segunda vez , eu me confundi, mas faz parte do show.

    Em 22/03/20 às 09:52, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 09/08/19 às 10:33, você respondeu a opção C. Você acertou!

    Mas também concordo com os colegas que essa parte de preparação inadequada poderia ser melhor definida pelo examinador!

    LETRA C

  • Se olhar de modo geral, todos os defeitos de soldagem estão atrelados a má preparação visto que ocorreu uma falha.

    Questão com mais de uma resposta na minha opinião.