-
O Ciprofibrato (substância ativa) ou ácido 2-(4-(2,2-diclorociclopropil)fenoxi)-2-metil-propanoico. O Ciprofibrato (substância ativa) é um modulador lipídico de amplo espectro. É um complemento eficaz da dieta no controle de concentrações elevadas do colesterol LDL e VLDL e dos triglicerídeos. O Ciprofibrato (substância ativa) aumenta o nível do colesterol HDL.
O Ciprofibrato (substância ativa) é um derivado do ácido fíbrico com propriedades de redução de lípides. Investigações moleculares revelaram que os fibratos ativam um grupo de receptores nucleares conhecidos como PPARα (peroxisome proliferator activated receptors). Esta ativação resulta em aumento da síntese de HDL-c, acelera o clearance do LDL-c, acelera o catabolismo do triglicerídeo rico em lipoproteína e VLDL e diminui a produção de triglicerídeos. Estas alterações esclarecem porque os fibratos exercem impacto muito maior na diminuição do nível de triglicerídeos e aumento dos valores do HDL-c com nenhuma modificação ou discreto aumento da concentração do LDL-c quando comparado com as estatinas. Estas modificações poderiam provavelmente justificar alguns dos efeitos antiaterogênicos dos fibratos
-
a) inibe a absorção de colesterol
b) estatina que inibe HMG-Coa
c) Vitamina B3
d) é um análogo do ácido fíbrico que reduz os níveis de lipoproteínas e eleva os de HDL.
-
A. Ezetimiba (inibidor da absorção intestinal de esteróis): inibe a absorção intestinal de fitoesteróis e do colesterol. Seu principal efeito clínico consiste em redução dos níveis de LDL.
B. Rosuvastatina (inibidores competitivos da HMG - CoA redutase): efetivos na redução dos níveis de LDL. Outros efeitos observados incluem diminuição do estresse oxidativo e da inflamação vascular, com aumento da estabilidade das lesões ateroscleróticas.
C. Niacina (ácido nicotínico): diminui os níveis de triglicerídeos e LDL, bem como de Lp(a), na maioria dos pacientes. Com frequência, aumenta de forma significativa os níveis de HDL.