-
GAB C
Métodos de previsão de consumo:
> Projeção: Matemática/quantitativa - Simples utilização do consumo prévio
> Explicação: Matemática/quantitativa - Utiliza estatística
> Predileção: Qualitativa - Opinião de especialistas
-
Gab. C
Existem técnicas que auxiliam na estimativa de compras, conhecidas, por técnicas de previsão de consumo, as quais podem ser classificadas em três grupos: (a) técnica de projeção, (intrínseca); (b) técnica explicativa (extrínseca) e (c) técnica prediletiva (qualitativa).
LORENI BRANDALISE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - Simplíssimo, Cascavel - 2017. Pag.37
-
A resposta é a letra C.
Conforme a abordagem de Viana (2002), todo o início do estudo dos estoques está pautado na previsão do consumo de material. As previsões de consumo ou da demanda estabelecem essa estimativa futura dos materiais adquiridos pela empresa e podem ser classificadas em três grupos:
a) Projeção: aquelas que admitem que o futuro seja repetição do passado, segundo a mesma lei observada no passado. Grupo de técnicas de natureza quantitativa (matemática);
b) Explicação: procura-se explicar o consumo do passado mediante leis que relacionam os mesmos com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. Grupo de técnicas de natureza quantitativa (matemática);
c) Predileção: a experiência das pessoas envolvidas e conhecedores de fatores influentes no consumo e no mercado estabelecem a evolução dos consumos futuros. Grupo de técnicas de natureza qualitativa (não matemática).
GABARITO: C.
VIANA, J. J.. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2006.
-
Projeção: quantitativa e base no consumo passado;
Explicação: quantitativa e base em técnicas matemáticas.
Predileção: qualitativa e com base em opinião.