SóProvas


ID
2203513
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão.

Texto 1
Primeiro voo comercial do Aeroporto 9 de Maio é comemorado por centenas de pessoas
    O primeiro voo comercial do Aeroporto 9 de Maio aconteceu na tarde de segunda-feira (29/09/14). Centenas de pessoas ao longo da BA-290, no saguão do aeroporto, na área de estacionamento, prestigiaram o pouso e viram de perto o sonho se realizar. A aeronave lotada marcou mais uma realização do governo municipal teixeirense, que trabalhou arduamente – desde a regularização documental do Aeroporto – para que Teixeira de Freitas e região fossem beneficiadas com voos comerciais.
    “Foi emocionante, quando estávamos chegando, todos dentro do avião bateram palmas”, disse a professora Vera Lúcia de Almeida, que participou do primeiro voo. Ela destacou: “Estou muito feliz, muito feliz”. Seus filhos estudam há cerca de três anos em Minas Gerais e com o Aeroporto poderá visitá-los com mais facilidade, segurança e mais conforto. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Gedemácio Guimarães, foi um dos passageiros que chegou neste primeiro pouso. Ao desembarcar, ele não escondeu a satisfação ao vislumbrar todas as possibilidades que estes voos representam para o município, desde o incremento ao turismo até a atração de indústrias.
    Mais de 100 pessoas embarcaram e desembarcaram no primeiro voo do Aeroporto 9 de Maio, que chegou com mais de 60 e decolou com cerca de 50.
Disponível em: : <http://www.jornalalerta.com.br/2015/01/os-fatos-que-marcaram-o-desenvolvimentoteixeirense/>. Acesso em: 18 dez. 2015, fragmento.

Relacionando o conteúdo e a linguagem do texto ao seu propósito principal, pode-se dizer que nele

Alternativas
Comentários
  •  a) prevalece a função expressiva ou emotiva, já que o autor centra o seu discurso nas próprias impressões e, assim, confere um tom pessoal ao relato. INCORRETA!

    A função expressiva ou emotiva tem foco no emissor, o que não é o caso aqui. Além do que, o discurso do autor centra-se em fatos ocorridos e confere um tom impessoal ao relato.

     

     b) predomina a linguagem conotativa, que contribui para uma abordagem mais expressiva e sugestiva do acontecimento. INCORRETA!

    Linguagem conotativa é o mesmo que linguagem figurada, o que também não é o caso aqui. A linguagem usada é a denotativa.

     

     c) predominam passagens que permitem identificar o uso destacado da função referencial a serviço de um discurso dissertativo. INCORRETA!

    Sim, o uso é da função de linguagem referencial, porém o discurso não é dissertativo e sim, narrativo.

     

     d) está em evidência a descrição de um acontecimento com vistas a convencer o leitor sobre um fato, o que justifica a opção do autor pelo emprego da função apelativa. INCORRETA!

    A linguagem com função apelativa ou conativa tem o foco no receptor, afim de persuadí-lo, o que também não é o caso. O autor usa uma linguagem impessoal e objetiva com função referencial.

     

     e) há elementos que revelam a intenção do autor de reproduzir informações sobre um fato de maneira objetiva e impessoal. CORRETA!

     

  • por que não a letra C)?

  • c) predominam passagens que permitem identificar o uso destacado da função referencial a serviço de um discurso narrativo.

  • O gabarito da questão está errado! No texto há elementos que deixam claro a intenção do autor em persuadir, convencer, sugestionar, com o uso excessivo de adjetivos. Aliás, esse provavelmente é um release jornalístico e não uma notícia imparcial, impessoal e objetiva. Trechos como: "realização do governo municipal teixeirense, que trabalhou arduamente". (...) Ao desembarcar, ele não escondeu a satisfação ao vislumbrar todas as possibilidades que estes voos representam para o município" demonstram isso.

    Por isso, pra mim a opção correta é a letra D: está em evidência a descrição de um acontecimento com vistas a convencer o leitor sobre um fato, o que justifica a opção do autor pelo emprego da função apelativa.

     

     

     

     

     

     

    ) há elementos que revelam a intenção do autor de reproduzir informações sobre um fato de maneira objetiva e impessoal.