SóProvas


ID
2203540
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi uma revolta de cunho autonomista, ocorrida no período do Brasil Império entre 1837 e 1838, na chamada Província da Bahia, liderada por um indivíduo com a formação de médico e jornalista. Teve como causa a insatisfação popular dos baianos no que se refere aos desmandos e a opressão do governo interessado em enriquecer a si próprio. Sua característica principal foi a grande participação das camadas mais populares da sociedade baiana, além de contar com integrantes da classe média e rica do estado, profissionais liberais, comerciantes, médicos, jornalistas, entre outros. Ao final do confronto o governo regencial tratou de julgar os líderes da revolta, condenando três deles a pena de morte. O confronto descrito recebeu o nome de:

Alternativas
Comentários
  • A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.

     

  • Revolta da Sabinada (1837 - 1838)  -> Período Regencial 

     

     A revolta feita por militares e integrantes da classe média e rica da Bahia pretendia implementar uma república. Em 7 de novembro de 1837, os revoltosos tomaram o poder em Salvador e decretaram a República Bahiense. Cercados pelo exército governista, o movimento resistiu até meados de março de 1838. A repressão foi violenta e milhares foram mortos ou feitos prisioneiros.

     

  • liderada por um indivíduo com a formação de médico e jornalista➡️ (Francisco Sabino)=Revolta da Sabinada

  • Os objetivo da Sabinada era entre outros, separar a Bahia do Brasil, enquanto Dom Pedro II não assumia o governo, período este, em que o Brasil era governado pela Regência.

  • Muito parecido com a Conjuração Baiana

  • Dr. Sabino foi um médico que buscou a democratização da Bahia. Ele conseguiu tomar o poder, porém as tropas imperiais colocou fogo nas casa em Salvador e muitos revoltosos morreram queimados.

    Líder : Dr. Sabino. Por isso, o nome é sabinada.

    PM/BA 2020

  • o colega chamou atenção que a Conjuração baiana e a Sabinada são muito parecidas. Mas a diferença essencial entre elas é que:

    a CONJURAÇÃO BAIANA tem cunho separatista (queriam a independência da Bahia = República Bahiense)= seculo XVIII= REVOLTA DOS ALFAIATES ou REVOLTA DOS BUZIOS = luta que tinha intelectuais, elite e escravos de ganho (alfaiates, sapateiros...) . Inclusive não teve tanto destaque quanto a Inconfidência Mineira por causa dessa mistura (já que a inconfidência era formada apenas pela elite, por brancos, e por isso teve maior destaque)

    MOVIMENTO NO MUNDO NA EPOCA DA CONJURAÇÃO BAIANA: que inspirou/influenciou a Conjuração Baiana: séc 18.

    a) Independência das 13 colonias dos EUA

    b) Revolução Francesa

    c) Revolução do Haiti: revolta de negros escravizados

    d) Maçons: cavaleiros da luz. São conhecidos como construtores (por isso que a bandeira da Bahia tem um esquadro) 

    Foi um Militar Maçon que trouxe da França textos de Voltarie e Rousseau que intelectuais baianos (exemplo: Cipriano Barata) tinham acesso e se inspiraram para independência da Bahia e do Brasil.

    Já a SABINADA: foi no século XIX e não tinha cunho separatista. Queriam apenas autonomia até a maioridade de D Pedro II.

  • Obs: Cabanagem ocorreu no Grão-Pará e Balaiada no MA.