SóProvas


ID
220378
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas Teorias de Administração, o método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, destacando o seu valor de posição, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • O estruturalismo está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na consituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes, e o fato de que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo. (Idalberto Chiaveanto, 2006)

  • A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
    A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
    De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_sistemas
     
  • Concordo, mas por que não pode ser sistêmico?
  • não pode ser sistêmico porque essa teoria usa o pensamento sintético, ou seja, está mais iinteressada em juntar as coisas que separá-las.

  • "Com o advento da Abordagem Sistêmica, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia." (adaptada, Chiavenato).

     

    Pensamento analítico - reducionismo para tentar explicar as coisas ou tentar compreendê-las melhor.

    Pensamento sintético - busca explicar algum fenômeno tendo-o como parte de um sistema maior.

     

    Ou seja:

    - o pensamento analítico foi substituído pelo pensamento sintético;

    - a Teoria dos Sistemas (1951) veio após a Teoria Estruturalista (1947).

     

    Gabarito: D

  • ''O todo é maior do que a simples soma das partes''.