SóProvas


ID
220381
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Tipologia de Administração na qual existem quatro categorias de participantes que podem se beneficiar com uma organização formal, que são os seus próprios membros, os seus dirigentes, os clientes e o público em geral, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • A tipologia das Organizações apresentada por Blau e Scott baseia-se em quem se beneficia com a organização, (principio do “cui bono”). Os benefícios para a parte principal consistem a essência de existência de uma dada Organização.
    Para Blau e Scott, existem quatro categorias de participantes que se beneficiam de uma Organização formal.
    1- Os próprios membros da Organização.
    2- Os proprietários, dirigentes ou acionistas da Organização.
    3- Os clientes da Organização.
    4- O publico em geral.

  • Para suplementar o comentário da Vanuza:As tipologias de organização se baseiam em características e dimensões comuns a várias organizações, como se elas existissem no vazio. As organizações estão inseridas em comunidades e as relações entre os membros da organização, de um lado, e o público, os clientes e as instituições externas, de outro, são aspectos importantes que as tipologias anteriores omitiram. É necessário considerar que as organizações existem para proporcionar benefícios ou resultados para a comunidade. Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada no beneficiário principal, ou seja, quem se beneficia com a organização. Os benefícios para parte principal constituem a essência da existência da organização.

    Em função dessas categorias de beneficiário principal que a organização visa atender existem quatro tipos básicos de organizações:
    a.                           Associações de benefícios mútuos. Em que o beneficiário principal são os próprios membros da organização, como as associações profissionais, as cooperativas, os sindicatos, os fundos mútuos, os consórcios etc.
    b.                           Organizações de interesses comerciais. Em que os proprietários ou acionistas são os principais beneficiários da organização, como a maior parte das empresas privadas, sejam sociedades anônimas ou sociedades de responsabilidade limitada.
    c.                           Organizações de serviços. Em que um grupo de clientes é o beneficiário principal. Exemplos: hospitais, universidades, escolas, organizações religiosas e agências sociais.
    d.                           Organizações de Estado. Em que o beneficiário é o público em geral. Exemplos: organização militar, correios, instituições jurídicas e penais, segurança pública, saneamento básico etc.