SóProvas


ID
2204812
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase em que a concordância está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa escrita é:

Alternativas
Comentários
  • a) Podem ser encontradas algumas propriedades emagrecedoras no iogurte.  CORRETO

     b) Pode ser encontrada algumas propriedades emagrecedoras no iogurte. 

     c) Pode ser que sejam encontradas algumas propriedades emagrecedoras no iogurte.  

     d) Pode ser que se encontre algumas propriedades emagrecedoras no iogurte. 

  • TRT6

  • Sempre que a oração começar com um verbo fiquem alerta.

    Coloquem na ordem correta: S + V + C.

    " Algumas propriedades emagrecedoras no iogurte podem ser encontradas. "

    Ficou mais fácil heim?!

    GAB.: letra A

  • Sempre que o conteúdo da questão for concordância, você precisará saber que:

    1) Pela regra geral, a concordância verbal é a relação de número entre o sujeito de uma oração e o seu verbo. Isso significa que, se o verbo de um enunciado estiver no plural, o seu sujeito também deverá assim flexionar-se. Caso contrário, ambos devem ficar no singular. Então, para resolver uma questão de concordância verbal, você deverá identificar o sujeito (para isso, faça ao verbo a pergunta “que" ou “quem"?) e, se ele não estiver no início do período (ordem direta), você deverá deslocá-lo para essa posição inicial, pois assim se confirma que um termo da oração é, de fato, o seu sujeito - se ele, em início de oração, continuar concordando com o verbo.

    2) Já a concordância nominal é a correspondência de gênero e número entre substantivos ou nomes substantivados e seus acompanhantes: adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Para verificar se a concordância nominal está correta, basta localizar os substantivos da oração e flexionar em gênero e número, tal como ele está, os seus determinantes.

    3) É necessário examinar brevemente as opções para identificar se as propostas da banca de desvio e/ou correção gramatical é exclusivamente sobre concordância verbal ou nominal, ou ainda, se a questão abrange os dois tipos de concordância. Feito isso, já é possível direcionar o foco da questão para o tipo ou os casos de concordância que estiverem sendo cobrados.

    Com base nas instruções anteriores, retornemos à questão:
    Observe que, de A a D, reconhecemos proposta de escrita com os mesmos verbos ora no plural, ora no singular ou alguma variação de número desses termos. Sendo assim, esta é uma questão de concordância verbal, predominantemente. Vejamos:

    A) Podem ser encontradas algumas propriedades emagrecedoras no iogurte.
    CORRETA.
    Para identificarmos o sujeito da oração da letra A, devemos fazer a pergunta “que ou quem" pode(m) ser encontrada(s) no iogurte? A resposta, facilmente reconhecida, será “algumas propriedades emagrecedoras". Logo, se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar, como, de fato, acontece. Para confirmar esta análise, devemos deslocar o sujeito para o início da oração, visto que essa é a posição padrão do sujeito em Português, segundo se descreve em nossas gramáticas: algumas propriedades emagrecedoras podem ser encontradas no iogurte. Aplicando as orientações de verificação da concordância verbal, identificamos que a letra A é a resposta da questão
    .

    B) Pode ser encontrado algumas propriedades emagrecedoras no iogurte.
    ERRADA.
    Com base na análise da letra A, sabemos que o sujeito do verbo é “algumas propriedades emagrecedoras". Posicionando esse termo no início da oração, passamos a ter, naturalmente, as seguintes concordâncias: algumas propriedades emagrecedoras podem ser encontradas no iogurte. Note que, na letra B, além da concordância verbal, temos um aspecto de concordância nominal, visto que “as propriedades" deve corresponder, no feminino e no plural, a “encontradas".

    C) Pode ser que seja encontradas algumas propriedades emagrecedoras no iogurte. Errada. Se fôssemos corrigir o fragmento da letra C, teríamos:
    1.[Pode ser] 2. [que algumas propriedades emagrecedoras sejam encontradas no iogurte].
    Esta estrutura parece ser mais complexa que as anteriores, mas é de fácil compreensão: a oração 1 tem como sujeito a oração 2. Fazendo a pergunta de identificação de sujeito, “o que ou quem pode ser?", a resposta será justamente “que algumas propriedades emagrecedoras sejam encontradas no iogurte."
    Importante ressaltar que, quando desconfiamos que uma oração é sujeito da outra, essa análise pode ser confirmada substituindo a oração sujeito pelo pronome demonstrativo ISSO. Essa substituição pode ocorrer porque as orações com função de sujeito são classificadas como subordinadas substantivas subjetivas e, como todo substantivo sujeito pode ser substituído por um pronome, uma oração que seja substantiva e sujeito também poderá: 
    1.[Pode ser] 2. [que algumas propriedades emagrecedoras sejam encontradas no iogurte]
    1.[Pode ser]                                                          2.[ISSO]

    Essa informação é importante para acessarmos s seguinte regra de concordância verbal: todo verbo que tem uma oração como sujeito fica na terceira pessoa do singular. Então, para a escrita correta dessas orações, teremos o verbo “poder" no singular concordando com a oração 2, seu sujeito. Ainda se pode destacar que, no interior da oração 2, o verbo “sejam" tem como sujeito “propriedades emagrecedoras", cujo núcleo substantivo feminino plural também concorda em gênero e número com “encontradas".

    D) Podem ser que se encontre algumas propriedades emagrecedoras no iogurte.
    ERRADA.
    Tomando como referência a explicação da letra C, sabemos que o verbo “poder" deve ser escrito no singular. Automaticamente, é fácil reconhecer que o verbo “encontrar" tem como sujeito “algumas propriedades", por essa razão, deveria estar flexionado, no plural, concordando com o seu sujeito: podem ser que se encontrem algumas propriedades emagrecedoras no iogurte. 

    Resposta: A