SóProvas


ID
2204857
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação tem quatro funções básicas dentro de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação, porém diversas barreiras podem distorcer a comunicação eficaz. Marque a alternativa que apresenta uma barreira à comunicação eficaz.

Alternativas
Comentários
  • O que é redundância?

     

    insistência desnecessária nas mesmas ideias; excesso de palavras, de expressões; prolixidade, abundância.

     

    A redundância desempenha um papel vital na comunicação para organizar e manter a compreensibilidade da mensagem. Ela permite ao ser humano, cuja capacidade de compreensão de uma mensagem é limitada, “compreender” melhor, ou seja, perceber melhor a “forma” da mensagem.

     

    Percepção seletiva é a tendência que temos de ver e ouvir somente aquilo que nos interessa.

     

    Fonte: http://odomdecomunicar.blogspot.com.br/2009/12/epistemologia-da-comunicacao.html

  • Gabarito: B

    Principais barreiras à comunicação, segundo Robbins:

    Filtragem;

    Percepção Seletiva;

    Emoções;

    Linguagem;

    Excesso de Informação;

    Apreensão ou Ansiosidade

     

     

  • F A L E E P

     

     

    Filtragem;

    Ansiosidade

    linguagem

    Excesso de informação

    Emoções

    Percepçao Seletiva

     

     

  • Além de nossos filtros, existem determinadas condições físicas, tanto por parte do emissor, quanto por parte do receptor, que concorrem para que a mensagem seja distorcida, como, por exemplo, as doenças físicas.

    A Surdez: A pessoa surda, mesmo que use aparelho de audição, perde uma parte da mensagem. Dependendo do grau de surdez, há um determinado momento em que a perda da audição alcança 95%. Assim, se você estiver atendendo a um cliente com deficiência auditiva, tenha uma atenção redobrada e procure assegurar-se de que ele ouviu e está entendendo bem o que você falou.

    Estresse: A pessoa que está estressada está sofrendo não apenas de cansaço físico, mas também de cansaço mental. Por isso, não consegue ter a atenção necessária à mensagem que lhe está sendo transmitida. Vai distorcê-la por conta de seu extremo cansaço. Quando a pessoa está estressada é difícil racionar com clareza e pode acabar falando coisas que não deveria.

    O preconceito: O preconceito é uma das mais poderosas barreiras à comunicação eficaz. O que fazer nesses casos? Não é fácil, mas na medida do possível devemos tentar suspender nossos pré-julgamentos e lembrar que não podemos generalizar, achando que todo mundo é igual.

    O medo: Temos medo de falar sobre quem somos e como nos sentimos, pois vivemos em uma cultura em que se espera que o sujeito seja sempre bem-sucedido. Muitas pessoas que atendem ao público, se sentem ameaçadas ou com medo de FERIR OU MAGOAR O CLIENTE. Esse tipo de pessoa não está seguro de sua competência, então, se corre o risco de ferir o cliente é melhor se calar.

    Percepção seletiva: O receptor vê e ouve sempre embasado em suas necessidades, motivações, experiências, etc. Projetam suas expectativas e interesses pessoais na comunicação enquanto decodificam. O resultado de nossa percepção seletiva, é que acabamos só ouvindo aquilo que queremos ouvir. Deste modo, o processo de comunicação eficaz fica bastante prejudicado.

  • Homeostasia (ou homeostase) é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação.

  • Eu diria que a redundância serve, justamente, para frear percepção seletiva