-
O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infra-estrutura necessária para a realização da obra. Insumos que compõe o custo unitário direto: Material, mão-de-obra e equipamentos.
-
?
não entendi
a assertiva tá clara e correta, porque não confere com o gabarito?
alguém pode me ajudar?
-
Cade o erro?
-
Ao meu ver, não se soma encargos sociais com mdo. Os encargos sociais INCIDEM SOBRE a mdo.
-
Custo Direto: Custo Direto Unitário + Os custos da infra-estrutura necessária para a realização da obra
Custo Direto Unitário: Mão-de-Obra (unidade de serviço multiplicada pelo custo horário de cada trabalhador. custo horário é o salário/hora do trabalhador acrescido dos encargos sociais) + Materiais + Equipamentos
O erro da questão está em dizer soma-se mão-de-obra e encargos sociais, pois os incargos sociais já estão inclusos na mão de obra.
-
o que o OZEMIR não atentou é que a questão refere-se a custo direto dentro de uma composição de custo.
-
Tem adm. local não e a mobilização e desmobilização?
Em busca da 5ª BOLA de ouro.
-
O Custo Direto mais o Custo Indireto, por uma questão de simplificação operacional, são genericamente chamados de Custos Diretos pelo mercado.
O Custo Direto Unitário é composto por: materiais, mão de obra, taxas de encargos sociais e riscos do trabalho sobre a mão de obra, adicionais legais sobre os salários (trabalho noturno, insalubridade, periculosidade) e equipamentos.
Fonte:Orçamento na Construção Civil, Maçahico Tisaka, 2ª Ed.
-
Questão com 70% de erros.
Eu errei também.
Acredito que o erro está em "soma de obra é encargos sociais".
O percentual de encargos sociais está inserido no preço da mão de obra. Um percentil de mão de obra é multiplicado pelo custo da mão de obra.
Bom estudo.
-
O Custo Direto se refere ao conjunto de serviços necessários para compor o produto final, que é a edificação em si, e é constituído pelos insumos representados por materiais, equipamentos e mão-de-obra.
FONTE:http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/95/custos-diretos-e-indiretos-como-diferenciar-custos-diretos-dos-299236-1.aspx