SóProvas


ID
2207878
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração Pública tem muitos dos preceitos da Administração Burocrática de Max Weber. Esses preceitos ou fundamentos estão descritos abaixo.
Assinale a alternativa que não contém um desses fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: O tema burocracia e seus desdobramentos, invariavelmente, nos levam até Max Weber. Weber considerava a burocracia como “um sistema social burocraticamente organizado”, como “um tipo de poder ou de dominação”, da mesma forma que considerava o poder carismático, o patriarcalismo, o patrimonialismo, o feudalismo. Weber não se referia ao Estado político-intangível, mas aos Governos-Agentes desses Estados que exerciam o poder. Assim, é possível atrelar a burocracia a uma forma de poder ou dominação, que os governantes exerciam sobre seus governados.
    Esses tipos de dominação encontravam-se ligados aos sistemas sociais “burocraticamente organizados”. Segundo Santanley (1966), “a burocracia-racional do tipo weberiano é, provavelmente, um sistema social instável”. Ou, dito de uma forma mais precisa: “uma organização ou burocracia é um sistema social racional, ou sistema social em que a divisão do trabalho é racionalmente realizada tendo em vista os fins visados” (Motta e Bresser-Pereira, 1980). Assim, é possível atribuir a burocracia à característica de sistema social.
    Existem muitos sistemas sociais, mas três espécies desses sistemas se destacam: sistemas sociais praticamente desorganizados, como a multidão, os diversos públicos e as classes sociais, como os grupos de idade, a região etc.; sistemas sociais semiorganizados, como a família, a tribo, o clã, o feudo, a pequena empresa familiar etc.; e organizações ou burocracias, organizações formais e organizadas (Wilson Granjeiro, 2006).
    Em seus estudos, Weber também vincula a burocracia (ou poder burocrático) às grandes organizações capitalistas privadas, ou ao Estado administrativo público, enquanto “aparelho administrativo do Poder Público”. Organização formal para Max Weber (1966) é “qualquer grupo social empenhado na consecução de objetivos explícitos e declarados, através de esforços manifestamente coordenados”. Assim, também é possível entender a burocracia como uma organização formal pública ou privada.

  • Gabarita A

     

    A teoria da burocracia se baseia em uma desconfiança no papel das pessoas na organização, portanto todos os processos são formalizados, de modo a deixar pouca discricionariedade ao gestor público, ou seja, o servidor público tem diversas regras a seguir e será avaliado por elas.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó.

  • Marquei a letra A de acordo com um conceito mais simples compreendido por mim:

    A Teoria da Autoridade

    Weber distingue o conceito de autoridade em confronto com poder e com apersuasão:

    ·         Poder: é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas;

    ·         Persuasão: é a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, lógica e argumentação.

    Cada indivíduo deve se dirigir à pessoa imediatamente acima na hierarquia. A autoridade do indivíduo, numa burocracia, repousa no cargo e não na pessoa que a ocupa.

    http://teoriadasadministradoras.blogspot.com.br/2011/06/teoria-classica-da-administracao.html

  • Banca louca dos chicletes velho , "A posição se poder da burocracia." Digitando errado! Só pra fuder o cara....

  • só olhar o que é da burocrática e marcar o que é da gerencial!

    A

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    ➧ Características da administração Burocrática

    ▪ Caráter legal das normas;

    ▪ Caráter formal das comunicações;

    ▪ Divisão do trabalho;

    ▪ Impessoalidade do relacionamento;

    ▪ Hierarquização da autoridade;

    ▪ Rotinas e procedimentos;

    ▪ Competência técnica e mérito;

    ▪ Especialização da administração;

    ▪ Profissionalização;

    ▪ Previsibilidade no funcionamento.

    ➧ Disfunções da Burocracia

    • Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;

    • Excesso de formalismo e papelório;

    • Resistência a mudanças;

    • Despersonalização do relacionamento;

    • Categorização do processo decisório;

    • Super conformidade às rotinas e procedimentos;

    • Exibição de sinais de autoridade;

    • Dificuldades com clientes;

    FONTE: Prof. Heron Lemos