SóProvas


ID
2207884
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública Gerencial constitui um modelo de gestão que consiste na busca de incorporação, pela área pública, de uma maior racionalidade gerencial. Nesse conceito são manifestadas as características abaixo, exceto a que está na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. 

    O Caderno Mare no 01 menciona as principais características da Administração Pública gerencial (também chamada de nova Administração Pública):
    • orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente;
    • ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão;
    • fortalecimento e aumento da autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, e valorização do seu trabalho técnico e político de participar, juntamente com os políticos e a sociedade, da formulação e gestão das políticas públicas;
    • separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessas mesmas políticas;
    • distinção de dois tipos de unidades descentralizadas: as Agências Executivas, que realizam atividades exclusivas de Estado, por definição monopolistas, e os serviços sociais e científicos de caráter competitivo, em que o poder de Estado não está envolvido;
    • transferência para o setor público não estatal dos serviços sociais e científicos competitivos;
    • adoção cumulativa dos mecanismos de controle social direto para controlar as unidades descentralizadas: do contrato de gestão em que os indicadores de desempenho sejam claramente definidos e os resultados medidos; e da formação de quase mercados em que ocorre a competição administrada;
    • terceirização das atividades auxiliares ou de apoio, que passam a ser licitadas competitivamente no mercado.

  • a alternativa B dá a resposta, errei por falta de atenção. algo que a IBFC castiga bastante!

  • Banca IBFC possui questões que pedem muita atenção em seu texto.

    Errada: C - Orientação para o cidadão e confiança ilimitada nos funcionários públicos.

    APG manifesta as seguintes características:

    - Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;

  • o IBFC castiga irremediavelmente os desatentos e apressados.

  • Se fosse ilimitado não teria nenhum mecanismo de controle, nem os "a posteriori"

  • haha... então além de maldosa a banca é preguiçosa. Reparem como ela repetiu a questão e trocou apenas uma palavrinha para mudar o gabarito!

     

    Ano: 2016 / Banca: IBFC / Órgão: EBSERH / Prova: Analista Administrativo - Administração (HUPEST-UFSC)

    A Administração Pública Gerencial, considerada contemporânea, constitui um modelo de gestão que consiste na busca de incorporação, pela área pública, de uma maior racionalidade gerencial. Trata-se de um conjunto de medidas direcionadas para o aumento da eficiência e à elevação da produtividade das organizações estatais, valendo-se, de mecanismos e técnicas já consagradas na gestão empresarial. Essa forma de administrar tem algumas características básicas. Assinale a alternativa que não contém uma dessas características.

     a) É orientada para os cidadãos e para a geração de paternalismo

     b) Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confança

     c) Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade

     d) Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos

     e) É orientada para a geração de resultados

  • Antes de respondermos à questão, vamos analisar o modelo gerencial.

    A implantação da Administração Pública Gerencial destacou-se a partir da redefinição do papel do Estado com Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995), no chamado de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, o “Estado deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços para se adequar a uma nova função de Estado Gerencial" (MATIAS-PEREIRA, 2018). Esse modelo veio exigir uma atuação descentralizada e baseada em resultados. Assim, a Administração Gerencial parte do princípio de que é necessário o controle dos resultados por meio de indicadores de desempenho e do acompanhamento do alcance das metas, o que possibilita a descentralização de funções e o incentivo à criatividade e à inovação. 

    Com isso, analisando cada alternativa, separadamente, temos que:

    A) CERTA. De fato a Administração Pública Gerencial foca no serviço prestado ao cidadão visando o melhor resultado prestado.

    B) CERTA. Pelo fato das carreiras estão em função do mérito, por isso, a confiança no servidor público não permite ser ilimitado.

    C) ERRADA. A alternativa torna-se errada ao afirmar que a confiança no funcionário público é ilimitada.

    D) CERTA. De fato o modelo Gerencial atua de forma descentralizada e incentivando a criatividade e a inovação.

    E) CERTA. O Estado Gerencial necessita do controle de resultados para a busca do melhor resultado.


    Fonte:

    MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2018.


    Gabarito do Professor: Letra C.