SóProvas


ID
2209570
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia atentamente as afirmações abaixo que tratam sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho:
I. A Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) envolve um grupo de opções relacionado ao bem-estar do trabalhador, em busca do equilíbrio biológico, psicológico, social e organizacional (BPSO), a partir do vínculo com o trabalho;
II. As quatro grandes dimensões do BPSO proporcionam uma visão biopsicossocial do ser humano, propondo uma visão integrada do indivíduo o qual é visto como um complexo sociopsicossomático, com potencial biológico, psicológico e social que responde simultaneamente às condições de vida;
III. As Normas Regulamentadoras da Legislação de Saúde e Segurança foram solidificadas na década de 1950 e são indicadores de Qualidade de Vida, uma vez que dão origem a programas para eliminar doenças, controlar e preservar a saúde do trabalhador;
IV. Segundo Limongi-França (2010), novos desenhos de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho estão surgindo desde a década de 1990, com a prática de ações de gestão da qualidade de processos e produtos e a evolução da consciência social e do direito à saúde.
Marque a opção que apresenta somente as afirmações CORRETAS dentre as apresentadas acima:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar qual o erro da 3? (favor mandar mensagem)

  • Alguém pode explicar qual o erro da 3? (favor mandar mensagem)

  • Alguém pode explicar qual o erro da 3? (favor mandar mensagem)

  • Maurício acredito que a legislação de saúde e segurança não podem ser consideradas como indicadores da QVT, esses indicadores são algo mais interno: falta de diálogo, produtividade, absenteísmo etc. Usei isso para acertar a questão, contudo o erro pode ter outra conotação.

    Forte Abraço!

  • acredito que o erro da 3 é o ano.

  • ALTERNATIVA B)

     

    I - CORRETO - Para Limongi-França (2008) a QVT deve visar, principalmente, a busca do equilíbrio físico/biológico, psíquico e social dos trabalhadores no contexto organizacional do trabalho. Inaugurou desse modo, no Brasil, o paradigma biopsicossocial organizacional em QVT, propondo ações integradas que levem a um crescimento pessoal e organizacional.

     

    II - CORRETO - Com o objetivo de abordar elementos relativos às relações de trabalho (as práticas e as políticas administrativas), a cultura e os ambientes organizacionais foram incorporados nos modelos da abordagem biopsicossocial. Em decorrência dessa ampliação, algumas ferramentas de análise foram desenvolvidas como instrumento de critérios de análise Biológica, Psicológica, Social e Organizacional – 96 (BPSO-96), que considera as quatro dimensões de análise dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

     

    III - ERRADO - As Normas Regulamentadoras foram criadas a partir da Lei n° 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Servem para que os empregadores implantem procedimentos que visem melhorar a segurança do trabalhador e consequentemente a sua qualidade de vida, pois tais normas atuam na prevenção de acidentes e integridade física dos empregados.

     

    IV - CORRETO - O processo de globalização, impulsionado na década de 1990, gerou algumas mudanças para as organizações mundiais (aumento da diversidade cultural, novos modos de produção e administração), que culminaram em novos modelos para a Gestão de Pessoas. Nesse contexto, a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) tomou mais força e se disseminou em outros países (VIEIRA e LIMONGI-FRANÇA, 2003).