SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2014 - UFPI - Administrador


ID
2209468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90 regula os adicionais a que os servidores público federais fazem jus. Com relação a estes adicionais, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO. Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    B = ERRADO. Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    C = CERTO. Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D = CERTO. Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    E = CERTO. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

  • questao com duas respostas. Letra E ta tbm eh incorreto pois Jus pode ser feito com base no valor do salario mínimo

  • GABARITO B

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 73, da citada lei, "o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 76, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Parágrafo único. No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 74, da citada lei, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A) CORRETO. Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    B) INCORRETO. Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    C) CORRETO. Art. 110.  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    D) CORRETO. Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    E) CORRETO. Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • GABARITO B

    Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 108, da citada lei, "o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 109, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    Parágrafo único. Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 110, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 110. O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

    Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 111, da citada lei, "o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 114, da citada lei, "a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, de acordo com a lei 8112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 170.  Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    Lembrando que o STF declarou inconstitucional o art. 170 da Lei n.° 8.112/1990.

    STF coloca que esse dispositivo viola os princípios da presunção de inocência e da razoabilidade, além de atentar contra a imagem funcional do servidor.

    (STF. Plenário. MS 23262, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/04/2014).

  • Questão desatualizada! 

  • Questão desatualizada!

    No julgamento do MS 23.262/DF, o STF concluiu que o art. 170 da Lei 8.112/1990 é inconstitucional, uma vez que “reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, há impedimento absoluto de ato decisório condenatório ou de formação de culpa definitiva por atos imputados ao investigado no período abrangido pelo PAD”. Assim, nenhuma consequência desabonadora da conduta do servidor poderá ser realizada pela Administração, nem mesmo o registro dos fatos nos assentamentos individuais.(Créditos para o professor Erick Alves, do Estratégia Concursos)

    Entretanto, a questão cobrou expressamente o texto da Lei 8.112.

  • A) CORRETO. Art. 146;

    B) CORRETO. Art. 147;

    C) INCORRETO. Art. 170. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    D) CORRETO. Art. 153;

    E) CORRETO. Art. 172


ID
2209477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pela lei 8.112/90, é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Felismino Custódio Praça, servidor público, afastou-se do serviço público federal e exerceu por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal. sobre o tempo de afastamento de Felismino, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 100  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    ...

     

     Art. 102  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

            I - férias;

     

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    ...

  • Acredito que o examinador quis confundir:

                                   "cargo em comissão em Município brasileiro"

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

  • GAB D

     

    Caí no que o Rodrigo M. falou =/. Muita atenção p/ não escorregar feio rs ..sabia a resp. + me estrepei nessa sacada do examinador.

     

    AFASTAMENTOS E AUSÊNCIAS CONSIDERADOS COMO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO

     

    ⤵  Férias

    ⤵ Exercício de cargo em comissão

    ⤵ Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR

    ⤵ Participação em programa de treinamento ou pós - graduação stricto sensu no País

    ⤵ Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento

    ⤵ Júri e outros serviços obrigatórios 

    ⤵ Missão ou estudo no exterior

    ⤵ Participação em competição desportiva

    ⤵ Afastamento para servir em organismo internacional

    ⤵ Deslocamento p/ nova sede

    Licenças:

    ↗ À gestante, à adotante e licença paternidade

    Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses

    ↗ Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção

    ↗ Por acidente em serviço ou doença profissional

    ↗ Para capacitação

    ↗ Para o serviço militar

    ausências do art. 97:

    → Um dia para doação de sangue

    → Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias

    → Oito dias consecutivos em razão de : casamento; falecimento de familiar.

     

    SITUAÇÕES QUE CONTAM APENAS PARA APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

    √ Licenças p/:

        tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses

        Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)

        Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

    √ Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

    √ Atividade privada, vinculada a previdência 

    √ Serviço em tiro de guerra

     

    LICENÇAS NÃO COMPUTADAS PARA NENHUM EFEITO

     

    ¬ Por motivo de doença em pessoa da família [não remunerada]

    ¬ Por motivo de afastamento do cônjuge

    ¬ Para atividade política [período não remunerado]

    ¬ Para tratar de interesses paticulares

     

     

    Fonte: material estratégia 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VII

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso II, do artigo 102, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, conclui-se que Felismino Custódio Praça, servidor público, por ter se afastado do serviço público federal e ter exercido por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal, terá contado integralmente como efetivo exercício no serviço público federal o exercício do cargo em comissão no Município brasileiro, na medida em que o exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será considerado como de efetivo exercício no âmbito federal.

    Gabarito: letra "d".


ID
2209480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão. No exercício de suas atividades possui várias informações sigilosas e relevantes para a Administração Pública Federal. Pretendendo agradar amigos, Cremilda revela importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo. Dentro do regime disciplinar ao qual está submetido o servidor público federal, Cremilda é processada administrativamente e considerada, ao final do trânsito em julgado, responsável e culpada. Diante das punições administrativas previstas na lei 8.112/90, independente de outras providências que poderão ser tomadas do ponto de vista civil e criminal, Cremilda deverá ser punida com

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

            Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • "servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda"

    Caso não fosse efetiva em um cargo, seria destituída do cargo em comissão:

    Art. 135.  A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.

  • ------------------------------------------

  • Gosto sempre de fazer um link entre os atos do servidor público que são passíveis de demissão na esfera administrativa com as respectivas hipóteses de responsabilidade penal (crimes contra a Administração Pública praticados pelo servidor público) e cível (improbidade administrativa).

    Cremilda praticou em tese o crime de violação de sigilo funcional, art. 325 do CP (Revelar fato de que têm ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo). Poderia até confundir com prevaricação, pois houve sim o dolo específico de satisfazer interesse pessoal (quando fala que a servidora o fez "pretendendo agradar amigos"), mas sem dúvidas, aquele é o tipo penal que mais se adequa ao caso em questão (e também é o de pena mais grave) -> um dos efeitos específicos da sentença penal condenatória (mas não automático) é a PERDA do cargo ou função pública, caso o crime praticado com violação de dever para com a administração pública resulte numa pena privativa de liberdade superior a 1 ano (art. 92, I, "a", CP).

    Cremilda também praticou um ato de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública (art 11, III da lei 8.429/92) -> acarreta PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.

    Eu sei que estou fugindo um pouco do tema da questão, mas às vezes não é nem preciso memorizar as hipóteses da lei 8.112, pois, se você tem certeza aquela conduta é crime funcional e/ou ato de improbidade, via de regra, vai ser causa de demissão no âmbito administrativo. Aliás, é isso que consta expressamente na referida lei nos incisos I e IV do art. 132, respectivamente (o estatuto é um pouco redundante nesse ponto kkkk).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso IX, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 135, da citada lei, "a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, sendo que esta também ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão, revelou importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo, o que ocasiona a penalidade disciplinar de demissão do cargo público. Ressalta-se que não se aplica o artigo 135, destacado acima, a Cremilda, por esta já ser ocupante de cargo efetivo na administração pública federal.

    Gabarito: letra "e".


ID
2209483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o sistema operacional Windows XP (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo.
I. O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar;
II. O Internet Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
III. O sistema de arquivos padrão é o EXT3.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa A

    O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar, que é o mesmo que clicar no botão Iniciar. Não confunda botão com menu.

     

    II. O Windows Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
    Dica do dia: Um atalho que tem caído nos concursos para acessar o W. Explorer é apertar janela+R e digitar explorer ou explorer.exe

    Nota2: O botão Janela se encontra entre os botões Ctrl e Alt, no lado esquerdo inferior do seu teclado.

     

    III. O sistema de arquivos padrãodo Windows é o NTFS. Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux (Ubuntu e outros), e isso basicamente quer dizer que o Windows se utiliza desse sistema para manejar seus arquivos.

     

    "Que a Força esteja conosco"

     


ID
2209486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os aplicativos do pacote BrOffice.org (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt;
II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha;
III. Através do Impress é possível criar e editar arquivos pdf.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NÃO É POSSÍVEL EDITAR ARQUIVOS EM PDF

  • GAB> B

    No Word é possível editar arquiivos PDF.

    clicar com o botão direito sobre oo arquivo PDF e escolher a opçao Word na guia Abrir Com

  • gab- b

    I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt; II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha


ID
2209489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A sigla usada para representar os conjuntos de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados nos sites de busca é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     Na prática do mercado de marketing, definimos SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

     

    Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

     

    http://www.agenciamestre.com/seo/o-que-e-seo/

     

    * Vivendo e aprendendo! Ou melhor: estudando e aprendendo! Ainda melhor: resolvendo questões e aprendendo! rs

  • resolvendo questões e aprendendo! rs somos duas

  • questão dificil ! pra seria a D,

    MAS?

  • AOS NAO ASSINANTES

    GAB: B

    SEO (Search Engine Optimization) 

  • nunca tinha visto isso e, se vi, não me recordo.


ID
2209492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o conceito, uso e configuração de um firewall, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''D''

    Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede.

  • Faca Na Caveira, sim o FireWall pode ser usado como Hardware também.

  • Por qual motivo a D está incorreta?

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque

    Fonte: Prof. Diego Carvalho, estratégia concursos.

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque. 

  • Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede


ID
2209495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma autenticação é caracterizada como forte quando estão presentes dois ou mais itens dos seguintes fatores:

Alternativas

ID
2209498
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Vergara (2005, p. 18), “nesse mundo de partes tão interdependentes, nunca se viu tanto o que Ilya Prigogine alertou: um leve bater de asas em Pequim pode vir a provocar um furacão na Califórnia”. A expressão em itálico representa uma característica do tipo de sociedade que emergiu no mundo após a 2ª Revolução Industrial. Marque a opção que NÃO apresenta as características do tipo de sociedade tratado por Vergara no texto acima:

Alternativas

ID
2209501
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão de estoques compreende uma série de ações que permitem ao administrador se certificar de vários aspectos em relação ao estoque, tais como: se os estoques estão tendo um bom aproveitamento; se estão localizados em pontos estratégicos em relação aos setores que deles se utilizam; se estão sendo manuseados de forma adequada e bem controlados. Com base no que foi dito acima, analise as afirmações abaixo em relação à gestão de estoques:

I. O nível de consumo expressa a vontade do consumidor interno em adquirir determinada quantidade de unidades de um componente do estoque, podendo ou não ser atendida na sua totalidade;

II. O nível de serviço representa a razão entre o número de requisições efetuadas e o número de requisições atendidas;

III. A forma de controle mais segura que pode ser feita em uma organização para auxiliar o fluxo de caixa é o inventário;

IV. O just-in-time é uma técnica japonesa de controle de estoques que objetiva eliminar o desperdício através da utilização de cartões kanban;

V. O sistema de classificação e codificação de materiais mais utilizado é o alfanumérico.

Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações CORRETAS sobre a gestão de estoques:

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão lixo.

  • quais assertivas corretas?

  • II e V corretas. Gabarito: D.

    Comentando os erros: 

    I - O nível de consumo expressa a vontade do consumidor interno em adquirir determinada quantidade de unidades de um componente do estoque, podendo ou não ser atendida na sua totalidade.

    III. A forma de controle mais segura que pode ser feita em uma organização para auxiliar o fluxo de caixa é o inventário;

    O fluxo de caixa já é uma ferramenta financeira e gerencial de controle por si só.

    IV. O just-in-time é uma técnica japonesa de controle de estoques que objetiva eliminar o desperdício através da utilização de cartões kanban;

    Cartões kanban são uma ferramenta que serve para eliminar funções desnecessárias à produção, eliminando estoques. São utilizados como disparadores da produção, gerando, assim, a ordem de produzir.

  • Mais uma questão lixo.(2)


    Qual autor(fonte) foi utilizado nessa questão?

  • Gabarito letra D.

    Tentei encontrar os conceitos abordados nas assertivas dentro da literatura:

    I. O nível de consumo expressa a vontade do consumidor interno em adquirir determinada quantidade de unidades de um componente do estoque, podendo ou não ser atendida na sua totalidade. Certo.

    II. O nível de serviço representa a razão entre o número de requisições efetuadas e o número de requisições atendidas. Errado. Segundo Renno (2014, p. 20), nível de serviço (NS) é o total de pedidos atendidos (PA) sobre o total de pedidos realizados (PR), ou seja, NS = PA/PR.

    III. A forma de controle mais segura que pode ser feita em uma organização para auxiliar o fluxo de caixa é o inventário. Errado. Segundo Chiavenato (205, p. 381), o inventário serve para auxiliar o controle de estoque e controle contábil da organização.

    IV. O just-in-time é uma técnica japonesa de controle de estoques que objetiva eliminar o desperdício através da utilização de cartões kanban. Certo.

    V. O sistema de classificação e codificação de materiais mais utilizado é o alfanumérico. Errado. Segundo Dias (2010, p. 203), o sistema mais utilizado é o decimal.


ID
2209504
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com o avanço da tecnologia e a utilização de sistemas de comunicação e informação que permitem uma maior agilidade na forma como as compras são realizadas, muito já se fala em global sourcing. Com isso, tem-se observado uma redução no índice de falta de produtos, no tempo médio de armazenamento e um aumento no volume de cargas recebidas. Assim, a forma de compra entre empresas que mais tem crescido atualmente devido à comodidade e rapidez com que é realizada é a(o)

Alternativas
Comentários
  • EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada.

     

    Fonte: https://portogente.com.br/portopedia/73824-edi-electronic-data-interchange

     

     


ID
2209507
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A realização do processo organizacional leva em consideração a divisão da organização em estratos organizacionais que determinam a quantidade de níveis hierárquicos existentes ao mesmo tempo em que definem a relação entre os cargos em termos de autoridade e responsabilidade. Nas grandes empresas ou de larga escala, podem ser observados até 12 escalões entre o nível de execução e a cúpula organizacional, mas, de um modo geral, é comum a divisão em apenas 4 níveis administrativos. Com base no que foi dito, marque a opção que apresenta a afirmação INCORRETA sobre as características das atividades e planos realizados nos 4 níveis administrativos mais comuns:

Alternativas
Comentários
  • Ainda que todos os administradores realizem o mesmo conjunto de funções, eles são classificados em níveis dentro da organização.Os administradores são encontrados em três níveis da organização: a) Alta administração: esta estabelece os objetivos (que serão desmembrados em metas) e os repassam aos níveis hierárquicos mais baixos, até os níveis operacionais da organização. A alta administração encontra-se no topo da pirâmide administrativa representada pelos presidentes, vice e diretores. b) Média administração: é conhecida como gerência de departamento, ou gerência de setor. Ela é responsável pela direção e coordenação das atividades dos administradores de primeiro nível e outras pessoas não-gerentes, como serventes, recepcionistas e assistentes administrativos. c) Administração operacional: é diretamente responsável pela produção de bens ou serviços. Ela é constituída de gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção. Este nível de administração é a ligação entre a produção ou operações de cada departamento e o resto da organização. Além desses três níveis administrativos tem-se o pessoal não administrativo que são os trabalhadores de linha de frente que não têm posição gerencial. Eles são responsáveis pela execução de tarefas básicas decorrentes da divisão do trabalho nas organizações. Outra maneira de classificar os níveis administrativos é: a) Estratégico: alta administração, pois determina os objetivos de longo prazo e a direção para a organização como um todo; b) Tático: média administração, pois coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos; c) Operacional: supervisão, pois coordena a execução das tarefas de todo pessoal operacional. Fonte: http://uniubegestores.blogspot.com.br/2011/04/os-niveis-da-administracao.html Gabarito: LETRA C
  • Gabarito C

  • "comum a divisão em apenas 4 níveis administrativos"

    4??????

  • Gente essa B?

    O nível da administração funcional está o pessoal consultivo? papel básico é gerencial? suas decisões são tomadas sob o enfoque de especialista?

    Esse nível funcional não é o operacional? essas características estão certas?


ID
2209510
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao longo do século XX, as organizações têm passado por um longo processo de evolução, entre os quais podem ser identificados alguns modelos organizacionais típicos de cada período e suas características. Com base nisso, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, de forma que não fique nenhuma característica desassociada do seu respectivo modelo:

(1) Modelo Tradicional                

(2) Modelo Moderno                    

(3) Modelo Contemporâneo         

 

( ) influenciado pelas ciências do comportamento       

( ) processo burocrático

( ) estrutura verticalizada

( ) soluções adhocráticas

( ) caracterizada por um quadro sistêmico
                                          

                                                   

Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência CORRETA da associação proposta:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter acertado essa questão, penso que alguns conceitos aplicam-se para mais de um tipo de organização, já que existem muitas organizações contemporâneas nas quais predominam o processo burocrático, como também são influenciadas por ciências comportamentais, entre outros. Ainda bem que pelas alternativas consegui deduzir.

  • Alguém sabe informar a bibliografia que aborda tais modelos? Obrigada.

  • Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.


    http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/

  • Provavelmente saiu da obra Organizações e Métodos do Cury. Muito cobrada em concursos.

     

    Gabarito: E

  • Fiquei em dúvida quanto à última opção: ( ) caracterizada por um quadro sistêmico

    não seria do modelo contemporâneo?


ID
2209513
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Cury (2005, p. 183), a departamentalização pode ser definida “[...] como um processo de institucionalização de unidades organizacionais quaisquer [...] por meio da divisão do trabalho geral em suas funções componentes [...]”. No entanto, o processo de departamentalização não pode ser feito sem a observância de alguns aspectos, formais e informais e, às vezes, até de cunho subjetivo, como o clima organizacional. Assim, marque a opção que NÃO apresenta um fator a se considerar na área formal para a aplicação da departamentalização:

Alternativas
Comentários
  • Aspecto Político está relacionado com distribuição de poder (Verticalização/Hierarquia)

  • Fatores a considerar na área formal:

     

    1. Importância das atividades;

    2. Ênfase na especialização;

    3. Processo de coordenação;

    4. Processo de controle;

    5. Custo da estrutura.

     

    Fatores a considerar na área informal:

     

    1. Processo político;

    2. Preparo dos empregados para a mudança;

    3. Treinamento dos empregados;

    4. Diferenciação e integração.

     

    Fonte: Cury, página 184 a 187.

  • Gente, acredito que os aspectos políticos (Letra A) influenciam formalmente as departamentalizações por território.

    Ele pede na questão a que não se trata de um aspecto formal.

    Não acho que a importância da atividade realizada para a realização do produto final (Letra B) seria um aspecto formal, tá mais pra informal, subjetivo...

  • Fatores a considerar na área formal: Importância das atividades; Ênfase na especialização; Processo de coordenação; Processo de controle; Custo da estrutura.

     

    Fatores a considerar na área informal: Processo político; Preparo dos empregados para a mudança; Treinamento dos empregados; Diferenciação e integração.


ID
2209516
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenvolvimento dos modos de produção também proporcionou uma evolução nas estruturas organizacionais, as quais passaram por alguns estágios, de acordo com as características do período considerado. Logo, as estruturas organizacionais se subdividem em tradicionais, modernas e contemporâneas. Analise as proposições abaixo sobre os tipos de estrutura organizacional:
I. As estruturas simples podem ser classificadas como estruturas tradicionais e são utilizadas por organizações em seu estágio inicial;
II. Uma desvantagem da estrutura linear é que a mesma não favorece a especialização ao tempo em que sobrecarrega a direção;
III. A adoção dos modelos de estruturas modernas exige da organização a capacidade de adaptação da estrutura à tecnologia e ao ambiente;
IV. A estrutura matricial combina a utilização de estruturas com base em função com as estruturas em produtos ou projetos, de forma que os órgãos funcionais centrais mantém suas características ao tempo em que prestam apoio tanto às gerências de projetos, quanto de produtos;
V. As estruturas modernas se classificam em: estrutura funcional, estrutura staff-and-line e estrutura tipo comissão ou colegiada.
Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações CORRETAS sobre as estruturas administrativas:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que as corretas são: I,III e IV.

     

  • Tipo de questão lixo, que se você acerta, corre o risco de manter convicção em algo errado.

  • Acredito que sejam: II, III e IV.

  • Onde estão os comentários dos professores?????

  • Em minha opinião, os itens corretos são I, III e IV

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Também acho que as assertivas corretas são I, III e IV.

  • Peçam o comentário do professor! Cliquem em Professor > Solicitar Comentário.

  • Considerações:


    I. As estruturas simples podem ser classificadas como estruturas tradicionais e são utilizadas por organizações em seu estágio inicial; VERDADE


    II. Uma desvantagem da estrutura linear é que a mesma não favorece a especialização ao tempo em que sobrecarrega a direção; VERDADE


    III. A adoção dos modelos de estruturas modernas exige da organização a capacidade de adaptação da estrutura à tecnologia e ao ambiente;


    Não reporta tecnologia e ambiente.


    IV. A estrutura matricial combina a utilização de estruturas com base em função com as estruturas em produtos ou projetos, de forma que os órgãos funcionais centrais mantém suas características ao tempo em que prestam apoio tanto às gerências de projetos, quanto de produtos; VERDADE


    V. As estruturas modernas se classificam em: estrutura funcional, estrutura staff-and-line e estrutura tipo comissão ou colegiada.


    As estruturas funcional e Staff não são modernas...são as pioneiras junto com a linear,

  • GAB  C

     

    I ok. As estruturas simples podem ser classificadas como estruturas tradicionais e são utilizadas por organizações em seu estágio inicial;

    Sim. Em seu estágio inicial as organizações começam de um modo tradicional simples inclusive com viés burocrático nessa fase.

     

    II ok. Uma desvantagem da estrutura linear é que a mesma não favorece a especialização ao tempo em que sobrecarrega a direção;

    Sim, pois a especialização é uma vantagem da estrutura funcional e na linear o líder decide tudo então acaba sendo sobrecarregado.

    Estrutura Linear Vantagens:  Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões [sobrecarrega o Administrador];Aspecto piramidal. Estrutura Funcional Vantagens:  Autoridade funcional ou dividida [cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais]; Linhas diretas de comunicação; Descentralização das decisões; Ênfase na especialização.

     

    III F. A adoção dos modelos de estruturas modernas exige da organização a capacidade de adaptação da estrutura à tecnologia e ao ambiente. Não faz relação tecnologia x ambiente!

     

    IV ok. A estrutura matricial combina a utilização de estruturas com base em função com as estruturas em produtos ou projetos, de forma que os órgãos funcionais centrais mantém suas características ao tempo em que prestam apoio tanto às gerências de projetos, quanto de produtos;

    Sim. Estrutura Matricial

    É a de estágio mais desenvolvido dentre as estruturas contemporâneas, pois combina as estruturas funcional e por produtos. A matriz apresenta duas dimensões: i) gerentes funcionais e ii) gerentes de produtos ou projetos.
    A proposta da estrutura matricial é de satisfazer as necessidades organizacionais de especialização e de coordenação. Dessa forma, a coordenação lateral é melhorada, enquanto a cadeia de comando e a coordenação vertical é enfraquecida.
    O princípio da unidade de comando deixa de existir, uma vez que cada departamento passa a possuir dupla subordinação. 

     

    V Não. As estruturas modernas se classificam em: estrutura funcional, estrutura staff-and-line e estrutura tipo comissão ou colegiada.

     

    Novos Tipos De Estruturas Organizacionais [Estrutras modernas]

     

    Estrutura Com Base Em Projetos

    Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa. Enquanto a estrutura funcional enfatiza a especialização, a por projetos enfatiza o negócio, mas não a especialização por funções.

     

    Estrutura Matricial

     

    Estrutura tipo comissão ou colegiado. Apesar de ter vários membros embora não caiba a eles o poder decisório maior.

     

    Estrutura divisional. Várias divisões de produção devido a atividades vinculadas a um objetivo em comum,

     

    Estrutura com base em Função

     

     Adm p/ conc 


ID
2209519
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As práticas de administração de pessoas estão em constante evolução desde a Revolução Industrial, sinalizando que tem havido um aumento da compreensão da importância do potencial humano para as organizações. Assim, as práticas utilizadas na administração de pessoas também representaram um marco no tempo e não foram totalmente descartadas após o seu apogeu, convivendo com os demais modelos até hoje. Marque a opção INCORRETA acerca da aplicação das práticas de administração de pessoas e do trabalho nas organizações e o período de surgimento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A -> Adm Científica 1903

  • Antes de 1900 a administração não era nem ciência. Letra A

  • GAB A

     

     a) Administração científica – antes do ano de 19001903 [DEPOIS DE 1900].

     b) Ergonomia – meados de 1950. . ergonomia, como ciência multidisciplinar, surgiu em meados dos anos de 1950 na Inglaterra

     c) Abordagem comportamental – meados de 1970. Em meados da década de 1970, estudiosos começaram as primeiras abordagens de tratamento cognitivo-comportamental.

     d) Empowerment – meados de 1980. O termo empoderamento (empowerment) originou-se nos Estados Unidos desde meados dos anos de 1980.

     e) Trabalho flexível – meados de 2000. flexível”, caracterizado pela flexibilização das relações de trabalho e a partir do processo de reestruturação produtiva implementada em meados .... (2000).


ID
2209522
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Além da estrutura de cargos e as relações entre os seus ocupantes, toda organização também está permeada por uma estrutura de afinidades ou repulsa, resultado da interação espontânea entre os membros da organização. As afirmações abaixo tratam sobre os dois tipos de estruturas comentadas, porém estão incompletas. Complete os espaços em branco com as palavras formal ou informal, de forma que torne as afirmações verdadeiras:
“Dentro de toda organização __________ de cargos prescritos e relações estruturais, encontra-se uma organização ____________ de regras, procedimentos e interligações não oficiais. Essa organização ____________ surge quando os funcionários realizam mudanças espontâneas, não autorizadas, no modo de fazer as coisas” (WAGNER III, 2000, p. 367). “Embora os objetivos de uma organização ____________ sejam mais explícitos, sua estrutura seja o resultado de decisões conscientemente tomadas e muitos de seus processos internos sejam também conscientemente planejados, algumas vezes pode ocorrer que a estrutura __________ tenha uma influência tão penetrante que leve a uma redefinição da estrutura ___________. Destarte, não se deve esquecer, a estrutura ____________ pode tornar-se um competidor em vez de um complemento da estrutura ___________” (CURY, 2005, p. 117).
Marque a opção que apresenta a sequência de palavras que tornam as afirmações VERDADEIRAS.

Alternativas
Comentários
  • “Dentro de toda organização __FORMAL__ de cargos prescritos (OU SEJA, NORMATIVOS) e relações estruturais, encontra-se uma organização __INFORMAL__ de regras, procedimentos e interligações não oficiais (OU SEJA: A IDEIA DE QUE DENTRO DE UMA HÁ OUTRA). Essa organização (O PRONOME 'ESSE' SE REFERE AO QUE FOI DITO POR ÚLTIMO) __INFORMAL__ surge quando os funcionários realizam mudanças espontâneas, não autorizadas, no modo de fazer as coisas” (WAGNER III, 2000, p. 367). “Embora os objetivos de uma organização ____________ sejam mais explícitos, sua estrutura seja o resultado de decisões conscientemente tomadas e muitos de seus processos internos sejam também conscientemente planejados, algumas vezes pode ocorrer que a estrutura __________ tenha uma influência tão penetrante que leve a uma redefinição da estrutura ___________. Destarte, não se deve esquecer, a estrutura ____________ pode tornar-se um competidor em vez de um complemento da estrutura ___________” (CURY, 2005, p. 117).

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • GAB B

     

    Não esquecer que na organização informal também há regras, normas de conduta e procedimentos diversos semelhantes a formal só que não oficiais.

  • : “Dentro de toda organização ____formal______ de cargos prescritos e relações estruturais, encontra-se uma organização ________informal____ de regras,procedimentos e interligações não oficiais.

    Estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

    Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal


ID
2209525
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é uma maneira informal de manter os seus membros unidos e influenciar o que pensam sobre si mesmos e seu trabalho. A cultura organizacional desempenha algumas funções básicas na organização, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gab D

  • Corrigindo: facilitar o desenvolvimento do compromisso coletivo.

    Resposta: Letra D.

  • ALTERNATIVA D)

     

    No processo de ajudar a criar um entendimento mútuo da vida da organização, a cultura organizacional desempenha quatro funções básicas:

     

    Em primeiro lugar, ela dá aos membros uma identidade organizacional. Isto é, compartilhar normas, valores e percepções proporciona às pessoas um sentimento de união que ajuda a promover o sentimento de propósito comum.

    Em segundo, ela facilita o compromisso coletivo.

    Em terceiro, ela promove a estabilidade organizacional.

    Em quarto lugar, ela molda o comportamento ao ajudar os membros a dar sentido aos seus ambientes.

     

    Ao desempenhar essas quatro funções básicas, a cultura organizacional funciona como um tipo de cola social que ajuda a reforçar comportamentos persistentes e coordenados no trabalho.

     

    Fonte: Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva - John Wagner


ID
2209528
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A qualidade de um produto ou serviço pode ser percebida ou não pelo cliente, uma vez que termo qualidade envolve vários atributos e medidas de valor. Assim, a imagem de um produto e, consequentemente, a sua qualidade pode ser afetada quando não são satisfeitas algumas condições. Logo, ao afirmar que um produto não tem qualidade, pressupõe-se que o mesmo:

Alternativas
Comentários
  • B

     

    As não conformidades estão, muitas vezes, relacionadas a processos que geraram resultados insatisfatórios.

  • gab B


ID
2209531
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O sistema ISO 9000 foi criado na década de 1980, pela International Organization for Standardizations, órgão europeu para a qualidade e padrões de produtos e serviços, com o objetivo de atender às demandas e expectativas dos clientes, pois, no mundo de hoje, a sobrevivência de uma empresa depende da satisfação dos clientes. Dentre as oito melhores práticas de gerenciamento da qualidade abrangidas pela ISO 9000, NÃO devemos considerar a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:

     

    12.7. Processos e Certificação ISO 9000:2000
    A gestão por processos está muito ligada à gestão da qualidade. Para que uma organização consiga trabalhar com qualidade e fornecer bens e serviços que atendam aos desejos e necessidades de seus clientes, precisa gerenciar seus processos de trabalho.
    Segundo a ISO 9000,13 gestão da qualidade é o conjunto de
    “atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade”
    Bom, vamos então entender o que é ISO 9000?
    ISO é o nome de uma organização (em inglês: International Organization for Standardization). Essa instituição foi criada em 1947 e, atualmente, conta com mais de 130 países membros. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
    As normas ISO 9000 foram disponibilizadas em 1987 e tinham como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas. Em 2000, foi lançada uma atualização, a ISO 9000:2000.
    Conforme a norma editada pela ABNT, existem oito princípios de gestão da qualidade que devem ser seguidos pelos gestores para melhorar o desempenho:14
    Ø Foco no cliente
    Ø Liderança
    Ø Envolvimento de pessoas
    Ø Abordagem de processo
    Ø Abordagem sistêmica para a gestão
    Ø Melhoria contínua
    Ø Abordagem factual para tomada de decisão
    Ø Benefícios mútuos nas relações com os fornecedore

  • GABARITO: LETRA C

    Princípio 1 – Foco no cliente: A empresa deve surpreender os clientes na entrega dos produtos e serviços;

    Princípio 2 – Liderança: Liderança não é autoritarismo, é organização;

    Princípio 3 – Envolvimento das pessoas: O envolvimento traz as habilidades individuais como benefício;

    Princípio 4 – Abordagem de processos: Conhecer plenamente o processo faz com que os problemas reais sejam solucionados;

    Princípio 5 – Abordagem sistêmica para a gestão: Todos os processos estão inter-relacionados;

    Princípio 6 – Melhoria Contínua: A melhoria contínua busca satisfazer os clientes e todas as partes interessadas, através da medição e da análise de resultados que agregam valor à empresa;

    Princípio 7 – Abordagem factual para tomada de decisão: Decisões eficazes são tomadas através de mensuração e de análise de resultados;

    Princípio 8 – Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: Parcerias devem ser feitas, de forma que todas as partes envolvidas ganhe


ID
2209534
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A preocupação com a ideia de qualidade não é nova, porém ganhou maior impulso na década de 1970, com o renascimento da indústria japonesa que inspirou a adoção da moderna concepção de gestão da qualidade total, baseada nos trabalhos de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Deming:

    - Contribuição para a gestão da qualidade no Japão;

    - Foco na gestão da qualidade: o cliente;

    - Criador dos 14 princípios da qualidade;

    - A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário.

     

    Bons Estudos!! 

  • O examinador estava tão na "tara" de pegar alguém na questão que na emoção errou o nome do autor Winston (William Edwards Deming)

  • Lembrando que DURAN (ou JURAN no meu material tá com J) ajudou DEMING na reconstrução do Japão posteriormente.

  • Porque a resposta não é a C?


ID
2209537
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O endomarketing é uma ferramenta do marketing utilizada para a “[...] construção do valor da organização a ser percebido pelos colaboradores, o que inclui objetivos de desenvolvimento organizacional e comunicação para atração, retenção e o engajamento de colaboradores às estratégias e oportunidades geradas internamente” (MARRAS, 2010, p. 211). Com base nisso, analise as proposições abaixo:
I. O composto do endomarketing é formado pelos “4 Cs”: companhia, custos, coordenadores e comunicação;
II. O endomarketing aproveita as ações do marketing externo, que tem como principal objetivo direcionar todos os processos da organização para o cliente;
III. O resultado esperado do endomarketing é que os clientes internos se sintam satisfeitos e repliquem no mercado externo, tornando-se, assim, representantes e vendedores da organização;
IV. A principal função da comunicação no endomarketing é alimentar o RH da empresa com informações sobre as necessidades dos colaboradores;
V. É função dos coordenadores do endomarketing assegurarem que as necessidades dos colaboradores sejam satisfeitas de forma ágil e eficaz.
Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações FALSAS sobre o endomarketing:

Alternativas
Comentários
  • I. O composto do endomarketing é formado pelos “4 Cs”: companhia, custos, coordenadores e comunicação;

    ERRADO

    O correto é: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.


     II. O endomarketing aproveita as ações do marketing externo, que tem como principal objetivo direcionar todos os processos da organização para o cliente; 

    ERRADO

    O endomarketing é voltado para ações internas.


    GABARITO -----------> D

  • O composto do endomarketing é formado pelos “4 Cs”: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.


ID
2209540
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias motivacionais foram desenvolvidas tendo como eixo central a preocupação com as necessidades humanas. Cada teoria criada tem suas particularidades e embora apresentem pontos de vista diferentes, todas procuram explicar o comportamento humano no trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando a teoria motivacional às suas características:

(1) Teoria de Maslow                             
(2) Teoria de Herzeberg                         
(3) Teoria de McClelland                        
(4) Teoria da expectativa                       
(5) Teoria da equidade                             

( ) São dois os fatores que explicam o comportamento humano no trabalho: um está localizado no ambiente de trabalho, e o outro diz respeito aos sentimentos de auto-realização e reconhecimento.
( ) As necessidades são adquiridas socialmente, não nascemos com elas.
( ) As pessoas se sentem mais ou menos motivadas à medida em que percebem a presença da justiça e da igualdade nas relações de trabalho.
( ) As necessidades estão organizadas hierarquicamente, no entanto, a satisfação de uma necessidade no nível mais alto da hierarquia não evita que uma necessidade no nível mais baixo volte a incomodar.
( ) Relaciona desempenho com recompensa.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab.  B

  • Resposta: Letra B

    (2) Teoria de Herzeberg(Fatores Motivacionais ou satisfacientes e Fatores Higiênicos ou insatisfacientes),

    (3) Teoria de McClelland ( David McClelland fala que não nascemos com as necessidades, elas são adquiridas socialmente. As necessidades podem ser aprendidas). 

    (5) Teoria da Equidade : As pessoas se sentem mais ou menos motivadas à medida em que percebem a presença da justiça e da igualdade nas relações de trabalho.

    (1) Teoria de Maslow ( Pirâmide de Maslow, hierarquia das necessidades humanas),

    (4) Teoria da Expectativa (Teoria da Expectação de VROOM): a motivação é um processo que governa escolhas entre comportamentos. As três dimensões básicas da motivação são: 1. força de desejo de alcançar objetivos individuais = expectativa. 2. Relação entre produtividade e o alcance de objetivos individuais = Recompensas. 3. Capacidade percebida de influenciar seu próprio nível de produtividade = relação entre expectativas e recompensas.

  • GAB

     

     b)  2; 3; 5; 1; 4.

     


ID
2209543
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os dados são recursos de grande importância para a sobrevivência das organizações, capazes de garantir o sucesso ou o fracasso das mesmas. Por isso, precisam ser bem gerenciados pelos profissionais das organizações. Assim, os pacotes de sistemas de gerenciamento de bancos de dados se apresentam sob a forma de estruturas específicas de dados projetadas, com o objetivo de fornecer aos usuários finais uma resposta rápida e precisa. Portanto, em relação aos cinco modelos de estruturas de banco de dados, a única opção que NÃO corresponde a uma estrutura de banco de dados é a

Alternativas
Comentários
  • Ganb A


ID
2209546
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo O’Brien (2004, p. 7), a definição de sistema abrange “[...] um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado”. Os sistemas estão presentes em toda forma de organização e apresentam algumas características: entrada, processamento, saída, feedback e controle. Com base nisso, marque a opção que apresenta um elemento de entrada, processamento e saída, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

     


ID
2209549
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afirmações abaixo:
I. O data warehouse é um banco de dados que registra dados correntes e históricos que podem ser de interesse para os tomadores de decisão da empresa, consolidando e padronizando as informações enviadas por toda a empresa;
II. O processamento analítico on-line (OLAP) permite uma análise multidimensional de dados, ou seja, os usuários podem ter diferentes ângulos de visão dos mesmos dados;
III. A Web está sendo muito utilizada pelas empresas para disponibilizar algumas informações do seu banco de dados interno a clientes e parceiros. Através do site da empresa, os clientes podem acessar o catálogo de produtos ou fazer um pedido e, a empresa, por sua vez, pode usar a Web para verificar a disponibilidade daquele produto no estoque de seu fornecedor;
IV. Toda empresa necessita de uma política de informação que irá estabelecer as regras sobre como os dados serão compartilhados, disseminados, adquiridos, padronizados, classificados e inventariados;
V. O data cleasing consiste em atividades para a descoberta de dados corporativos ocultos em grandes bancos de dados que não podem ser obtidos através do OLAP.
Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações VERDADEIRAS sobre o banco de dados:

Alternativas
Comentários
  • data mining diferentemente do OLAP, fornece informações de dados corporativos ocultos em grandes bancos de dados, podendo prever comportamentos futuros, se tornando uma importante ferramenta para tomada de decisão dos gestores.

    O data cleansing (limpeza e padronização) consiste em atividades para detectar e corrigir, no banco de dados, dados incorretos, incompletos, formatados inadequadamente ou redundantes.

    Quem faz o processo de descoberta de dados ocultos é o data mining e não o data cleansing.

    FONTE: https://goo.gl/RFcrXP

  • GABARITO B

     

    I.II,III,IV. CORRETO

     

    V. ERRADO. Quem faz o processo de descoberta de dados ocultos é o data mining e não o data cleansing.

     

    Data Mining fornece informações de dados corporativos ocultos em grandes bancos de dados, podendo prever comportamentos futuros, se tornando uma importante ferramenta para tomada de decisão dos gestores.

     

    O Data Cleansing (limpeza e padronização) consiste em atividades para detectar e corrigir, no banco de dados, dados incorretos, incompletos, formatados inadequadamente ou redundantes.

     

    Fonte: https://goo.gl/RFcrXP

  • Item I passivo de anulação.

    O foco do DW é dados históricos. Dados correntes é para sistemas OLTP.


ID
2209552
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O processo de controle consiste no acompanhamento de alguma ação que está sendo executada comparando-a com a ideia inicial. Com esse objetivo, podem ser utilizadas várias ferramentas que se complementam dando maior precisão à análise realizada. Marque a opção que NÃO apresenta uma ferramenta utilizada no processo de controle de projetos:

Alternativas

ID
2209555
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Nas organizações, os projetos podem ser classificados em estratégicos, operacionais, emergenciais ou compulsórios, dependendo da motivação para a sua realização. Assim, os projetos operacionais são aqueles realizados em atenção à(s) necessidade(s)

Alternativas
Comentários
  • a)criadas pela legislação, como estudos de impacto ambiental, instalação de equipamentos de proteção, construção de áreas de atendimento a pessoas, entre outros.(compulsórios)

    b)de inovação do negócio da empresa ou de outros fatores que influenciam o desempenho e a sobrevivência da empresa, como o desenvolvimento de novos produtos, de ingresso em novos mercados, entre outros.(estratégico)

    c)de resolução de problemas de solução inadiável, como a recuperação de instalações danificadas por incêndio ou inundação ou qualquer outro tipo de evento imprevisível.(emergencial)

    d)de sanar problemas previsíveis, mas que a organização não dedica muita atenção a estes.(gestão e manutenção de projeto)

    e) ligadas à realização das atividades funcionais, como ampliação de instalações e campanhas de vendas.(operacional)


ID
2209558
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quando a organização tem uma grande quantidade de projetos para executar, é necessário criar uma unidade específica que cuide da criação, acompanhamento e análise dos projetos. Essa unidade é chamada de Project Management Office ou Escritório de Gerenciamento de Projetos-EGP, que é responsável pelo cumprimento de algumas atribuições, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Funções e atribuições do Escritório de Gestão de Projetos – EGP


    Para PMTECH (2012), o Escritório de Gerenciamento de Projetos (também conhecido como EGP - Project Management Office) é um ambiente de assessoria à mudança e apresentação de resultados corporativos.


    Padronização:


    • Definição e gestão da metodologia de gerenciamento de projetos e modelos de documentos;


    • Manutenção do website da metodologia;


    • Administração de ferramentas de gestão de projetos.


    Assessoria à Alta Administração:


    • Contratação/escolha de gerentes de projeto;


    • Acompanhamento do desempenho dos gerentes de projetos;


    • Estabelecimento de políticas salariais para gerentes de projetos;


    • Fornecimento de informações à alta administração sobre o andamento dos projetos;


    • Administração do portfólio de projetos,


    • Análise de retorno de investimento e viabilidade de projetos.


    Assessoria aos gerentes de projeto


    • Acompanhamento das avaliações de desempenho dos projetos;


    • Consultoria e assessoramento no desenvolvimento dos projetos. 


    Auditoria:


    • Fiscalização e auditoria dos projetos;


    • Auditoria dos documentos produzidos pelo projeto. 


    Treinamento


    • Promoção de treinamentos e palestras no uso da metodologia


    • Garantia da Qualidade do Projeto: 


    • Assegurar que os projetos sigam a metodologia definida;


    • Validar os artefatos de projeto quanto ao padrão de qualidade definido. 


    Comunicações:


    • Emissão de relatórios corporativos;


    • Divulgação das ações decorrentes do escritório de projetos e serviços/produtos disponibilizados pelos projetos.



    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/atribuicoes-de-um-escritorio-de-gerenciamento-de-projetos/43743


ID
2209561
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo Giacomoni (2009, p. 63), “desde seus primórdios, a instituição orçamentária foi cercada de uma série de regras com a finalidade de aumentar-lhe a consistência no cumprimento de sua principal finalidade: auxiliar o controle parlamentar sobre os Executivos”. Assim, os princípios orçamentários vem sendo ajustados de acordo com as mudanças no universo econômico-financeiro do Estado Moderno. Marque, abaixo, a opção que NÃO apresenta a definição correta do princípio orçamentário em itálico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A:

    1.5.5. Princípio da exclusividade
    De acordo com o § 8o do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.
    ATENÇÃO  O princípio da exclusividade veda a inserção de matéria estranha em leis orçamentário-financeiras.
    A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.
    Claudiano Albuquerque, Marcio Medeiros e Paulo H. Feijó, explicam que
    o princípio da exclusividade foi consagrado pela reforma constitucional de 1926 e sua adoção visava pôr fim às chamadas “caudas orçamentárias” ou, como Ruy Barbosa denominava, “orçamentos rabilongos”. Segundo esse princípio, o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária, não incluindo em seu projeto de lei assuntos estranhos. Dentre os assuntos estranhos alguns tratadistas citam a tentativa de incluir a “lei do divórcio” no Projeto de Lei Orçamentária. Isso se dava em face da celeridade do processo de discussão, votação e aprovação da proposta orçamentária.12
    Exceção: Autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita (ARO ou outra operação de crédito).

  • GAB.: A

     

     

    a) Princípio da não afetação das receitas: Esse princípio é sinteticamente assim definido por SantJAnna e Silva: “Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos”. Não sendo considerado como um dos princípios clássicos concebidos a partir do interesse parlamentar, a exigência de que as receitas não sofram vinculações, antes de qualquer coisa, é uma imposição de bom senso, pois qualquer administrador prefere dispor de recursos não comprometidos para atender às despesas conforme as necessidades. Recursos excessivamente vinculados sinalizam dificuldades, pois podem significar sobra em programas de menor importância e falta em outros de maior prioridade.

     

    Princípio da exclusividade: Considerando-o mais uma regra de técnica legislativa, SantAnna e Silva assim define esse princípio: A lei orçamentária deverá conter apenas matéria financeira, excluindose dela qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa para o próximo exercício.

     

     

    b) Princípio da unidade: Na expressão mais simples desse princípio, o orçamento deve ser uno, isto é, cada unidade governamental deve possuir apenas um orçamento. Segundo Milatchitch, “unidade orçamentária tende a reunir em um único total todas as receitas do Estado, de um lado, e todas as despesas, de outro”.

     

     

    c) Princípio da discriminação ou especialização: E mais uma das regras dássicas dispostas com a finalidade de apoiar o trabalho fiscalizador dos parlamentos sobre as finanças executivas. De acordo com esse princípio, as receitas e as despesas devem aparecer no orçamento de maneira
    discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos e sua aplicação.

     

     

    d) Princípio do equilíbrio: Havendo desestabilização no sistema econômico (estagnação e desemprego), compete ao governo criar condições para a retomada do crescimento. Isso pode significar o endividamento público pela captação de recursos privados ociosos cuja aplicação visaria ao pleno emprego e à dinamização da economia. Estudos sobre o comportamento cíclico da economia contribuíam para justificar o intervencionismo público especialmente nos momentos de estagnação do ciclo. Segundo essas novas concepções, não é a economia que deve equilibrar o orçamento, mas o orçamento é que deve equilibrar a economia”

     

     

    e) Princípio da clareza: O orçamento público, ao cumprir múltiplas funções - algumas não técnicas - deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas aquelas pessoas que, por força de ofício ou por interesse, precisam manipulá-lo.

     

     

     

    Fonte: James Giacomoni, Orçamento Público, 15ª edição.

  • MACETE

    Questão sobre Princípio da não afetação das receitas?

    Tem que mencionar a palavra IMPOSTO em algum momento... não mencionou? Está errada.

  • GAB A

     

    NÃO VINCULAÇÃO DA RECEITA DE IMPOSTOS


    • O princípio da não vinculação ou não afetação veda a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas na constituição.

     

    • Atenção: refere-se ao imposto (espécie tributária) e não a todos os tributos

     

    • Exceções:


    ► Destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde;
    ► Fundos constitucionais;
    ► Manutenção e desenvolvimento do ensino;
    ► Realização de atividades da administração tributária;
    ► Prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita;
    ► Vinculação de receitas próprias geradas pelos impostos para a prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com esta.

     

    ATENÇÃO:

     

    → É O PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE QUE NÃO PODE CONTER DISPOSITIVO ESTRANHO/MATÉRIA ESTRANHA.

    NÃO CONFUNDIR COM O P. DA UINVERSALIDADE QUE NÃO PODE TER OMISSÃO DE DESPESA. 

    → LEMBRAR: NÃO AFETAÇÃO = NÃO VINCULAÇÃO DA RECEITA DE IMPOSTOS

     


ID
2209564
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Uma das principais novidades da nova carta constitucional de 1988 foi a criação do Plano Plurianual (PPA), que se constituiu no resumo dos esforços de planejamento de toda a administração pública e contribuiu para a preparação dos demais planos e programas de governo, bem como do próprio orçamento anual. Pode-se, então, afirmar que, de acordo com a Constituição Federal (CF) de 1988, NÃO é característica do PPA tratar sobre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "c"

    CF_ Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    I - o plano plurianual;

    § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada (d), as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital (e) e outras delas decorrentes (b) e para as relativas aos programas de duração continuada (a).

     

  • A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá de forma

    Regionalizada (obrigatório), diretrizes, objetivos e metas da Adm. Pub. Federal;

    Despesas de capital e outras delas decorrentes;

    e para o programa de duração continuada

  • GAB C

     

    PLANO PLURIANUAL – PPA

     

    ✦ Instituído pela CF/88;

    ✦ Instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal, com duração de quatro anos;

    ✦ Pode ser revisado durante a sua vigência, mediante a inclusão, exclusão ou alteração de programas;

    ✦ Estabelece de forma regionalizada as Diretrizes, os Objetivos e as Metas da administração para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. DOM;

    Importante:

    ✿ Forma regionalisada: O papel do orçamento é promover oportunidades de investimento que sejam definidas a partir das realidades regionais e locais.

    ✿ Diretrizes: Normas gerais, estratégicas, que mostram o caminho a ser seguido.

    ✿ Objetivos: O que será perseguido no período do PPA, o que deve ser feito.

    Metas:  Medidas do alcance do objetivo, podem ser quantitativas ou qualitativas. Cada objetivo terá uma ou mais metas associadas.

    Despesas de Capital: São aquelas que contribuem, de forma direta, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

    Programas de duração continuada: Sua duração se estenderá por mais de um exercíco financeiro. Assim, ações restritas a um exercício não precisam ser descritas no PPA.

     

    A vigência do PPA não coincide com o mandato do chefe do Executivo, tendo início apenas no segundo exercício financeiro e terminando no primeiro exercício do mandato subsequente. Ele deverá ser encaminhado ao Legislativo até [4] quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro, 31/08. Já a devolução ao Executivo deverá ocorrer antes do encerramento do segundo período da sessão legislativa.

     

    ENVIO AO CONGRESSO ATÉ 31 DE AGOSTO.  ← DEVOLUÇÃO AO EXECUTIVO ATÉ 22 DE DEZEMBRO

     

    NOTA: Sobre esses prazos, não são de repetição obrigatória pra E, M e DF que podem obedecer a suas leis orgânicas ou constituições estaduais. O que é de observância obrigatória por esses entes é o prazo de vigência dessas leis.

     

    Fonte: Esquemas de AFO Reinaldo & Sheyla

     


ID
2209567
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A outra novidade apresentada pela CF de 1988 que acrescentou importante significado para a gestão pública foi a criação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Seu conteúdo está estabelecido em dispositivos da Constituição e, entre outros aspectos, o modelo orçamentário disciplina os seguintes assuntos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "b"

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    II - as diretrizes orçamentárias;

    § 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal (e), incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual (a), disporá sobre as alterações na legislação tributária (c) e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento (d).

    § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto (b);

     

  • GAB B

     

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO

     

    ⤵ Surgiu por meio da Constituição de 1988;

    ⤵ Objetivo: ser o elo ente o PPA (planejamento estratégico) e a LOA (planejamento operacional).

     

    CF/88, a LDO:

     

    Compreenderá metas e prioridades da Administração Pública; [E]

    Incluirá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente; [E]

    Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento; [D]

    Orientará a elaboração da LOA; [A]

    Disporá sobre alterações na legislação tributária. [C]

     

    LRF, a LDO:

    ↗ Equilíbrio entre receitas e despesas;

    ↗ Critérios e forma de limitação de empenho;

    ↗ Normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

    ↗ Condições e exigências para transferências de recursos e entidades públicas e privadas.

     

    ► Considerada como instrumento de curto prazo de um ano, porém discutível, pois extrapola um exercício financeiro, por isso algumas bancas podem considerar um ano e meio sua duração.

     

    ENVIO AO CONGRESSO ATÉ 15 DE ABRIL    

    *ATENÇÃO! [8,5] OITO MESES E MEIO ANTES DO FINAL DO EXERCÍCIO FINANCEIRO.

     

    DEVOLUÇÃO AO EXECUTIVO ATÉ 17 DE JULHO.

    *ATENÇÃO! 6 MESES ANTES DO TÉRMINO DA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA

     

    ***** As bancas geralmente pedem essa ideia de meses antes e depois , então decorar! 

     

     

    Fonte: Esquemas de AFO Reinaldo & Sheyla

     

     

    Persista!

  • Investimentos das Estatais é na LOA!


ID
2209570
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia atentamente as afirmações abaixo que tratam sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho:
I. A Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) envolve um grupo de opções relacionado ao bem-estar do trabalhador, em busca do equilíbrio biológico, psicológico, social e organizacional (BPSO), a partir do vínculo com o trabalho;
II. As quatro grandes dimensões do BPSO proporcionam uma visão biopsicossocial do ser humano, propondo uma visão integrada do indivíduo o qual é visto como um complexo sociopsicossomático, com potencial biológico, psicológico e social que responde simultaneamente às condições de vida;
III. As Normas Regulamentadoras da Legislação de Saúde e Segurança foram solidificadas na década de 1950 e são indicadores de Qualidade de Vida, uma vez que dão origem a programas para eliminar doenças, controlar e preservar a saúde do trabalhador;
IV. Segundo Limongi-França (2010), novos desenhos de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho estão surgindo desde a década de 1990, com a prática de ações de gestão da qualidade de processos e produtos e a evolução da consciência social e do direito à saúde.
Marque a opção que apresenta somente as afirmações CORRETAS dentre as apresentadas acima:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar qual o erro da 3? (favor mandar mensagem)

  • Alguém pode explicar qual o erro da 3? (favor mandar mensagem)

  • Alguém pode explicar qual o erro da 3? (favor mandar mensagem)

  • Maurício acredito que a legislação de saúde e segurança não podem ser consideradas como indicadores da QVT, esses indicadores são algo mais interno: falta de diálogo, produtividade, absenteísmo etc. Usei isso para acertar a questão, contudo o erro pode ter outra conotação.

    Forte Abraço!

  • acredito que o erro da 3 é o ano.

  • ALTERNATIVA B)

     

    I - CORRETO - Para Limongi-França (2008) a QVT deve visar, principalmente, a busca do equilíbrio físico/biológico, psíquico e social dos trabalhadores no contexto organizacional do trabalho. Inaugurou desse modo, no Brasil, o paradigma biopsicossocial organizacional em QVT, propondo ações integradas que levem a um crescimento pessoal e organizacional.

     

    II - CORRETO - Com o objetivo de abordar elementos relativos às relações de trabalho (as práticas e as políticas administrativas), a cultura e os ambientes organizacionais foram incorporados nos modelos da abordagem biopsicossocial. Em decorrência dessa ampliação, algumas ferramentas de análise foram desenvolvidas como instrumento de critérios de análise Biológica, Psicológica, Social e Organizacional – 96 (BPSO-96), que considera as quatro dimensões de análise dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

     

    III - ERRADO - As Normas Regulamentadoras foram criadas a partir da Lei n° 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Servem para que os empregadores implantem procedimentos que visem melhorar a segurança do trabalhador e consequentemente a sua qualidade de vida, pois tais normas atuam na prevenção de acidentes e integridade física dos empregados.

     

    IV - CORRETO - O processo de globalização, impulsionado na década de 1990, gerou algumas mudanças para as organizações mundiais (aumento da diversidade cultural, novos modos de produção e administração), que culminaram em novos modelos para a Gestão de Pessoas. Nesse contexto, a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) tomou mais força e se disseminou em outros países (VIEIRA e LIMONGI-FRANÇA, 2003).


ID
2209573
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No Brasil, nem sempre as empresas se preocuparam com a oferta de benefícios e serviços sociais. Essa preocupação remonta a década de 1960, quando os primeiros benefícios sociais concedidos tinham um caráter paternalista e unilateral, cuja única preocupação era manter o quadro de pessoal da organização, diminuindo a rotatividade. Dessa forma, vários fatores contribuíram para o surgimento desse benefício no Brasil, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Há sim uma contrapartida por parte do Estado acerca dos benefícios pagos aos empregados, mas errou-se em falar "metade", quando na verdade o fator condicionante tem muitas variáveis, estabelecendo assim diversos percentuais.


ID
2209576
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A educação profissional representa uma maneira contínua de desenvolvimento do trabalhador nas organizações, dentre as quais o treinamento, o desenvolvimento, o e-learning e a educação corporativa fazem parte. Todo ocupante de cargo possui qualificações que precisam ser ajustadas constantemente às peculiaridades de cada cargo através de uma ou das várias ações apresentadas acima. Associe a 1ª coluna com a 2ª, relacionando as características de cada uma das ações propostas:

(1) Treinamento                          
(2) Desenvolvimento            
(3) E-learning                       
(4) Educação corporativa  

( ) Voltado para o condicionamento da pessoa na execução das tarefas.
( ) Deve ser oferecido sempre que a empresa perceber a necessidade de adicionar novos conhecimentos e habilidades aos empregados.
( ) É o conjunto de experiências aprendidas que não estão necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam, mas que oferecem as condições para o crescimento e desenvolvimento profissional.
( ) É o conjunto de práticas educacionais que possibilita ao empregado oportunidade de desenvolvimento com o intuito de que o mesmo possa atuar com mais eficácia e efetividade na vida profissional.
( ) Possibilitou a difusão do conhecimento e da informação de forma mais rápida a uma maior quantidade de pessoas, democratizando, assim, o acesso ao saber.
( ) Envolve o aprendizado de uma habilidade específica.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    (1) Treinamento ► Voltado para o condicionamento da pessoa na execução das tarefas.

    (1) Treinamento ► Deve ser oferecido sempre que a empresa perceber a necessidade de adicionar novos conhecimentos e habilidades aos empregados.

    (2) Desenvolvimento ► É o conjunto de experiências aprendidas que não estão necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam, mas que oferecem as condições para o crescimento e desenvolvimento profissional.

    (4) Educação corporativa ► É o conjunto de práticas educacionais que possibilita ao empregado oportunidade de desenvolvimento com o intuito de que o mesmo possa atuar com mais eficácia e efetividade na vida profissional.

    (3) E-learning ► Possibilitou a difusão do conhecimento e da informação de forma mais rápida a uma maior quantidade de pessoas, democratizando, assim, o acesso ao saber.

    (1) Treinamento ► Envolve o aprendizado de uma habilidade específica.

     


ID
2209579
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O valor de um cargo, ou seja, o salário que será pago ao seu ocupante é obtido através da avaliação do cargo. Com esse fim, são utilizados os métodos de avaliação de cargos que procuram obter informações sobre os cargos a partir da análise e descrição de forma que possam permitir decisões comparativas entre estes. Assim, o método de avaliação de cargos mais utilizado pelas organizações e o mais rudimentar dos métodos de avaliação sendo de fácil compreensão por parte dos empregados são, respectivamente, o

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Chiavenato em seu livro "Gestão de pessoas o novo papel dos recursos humanos nas organizações". O método mais rudimentar para avaliar um cargo é o ESCALONAMENTO;

    E o método mais UTILIZADO NAS ORGANIZAÇÕES para avaliar um cargo É O DE AVALIAÇÃO POR PONTOS

  • GAB C

     

    Os métodos mais tradicionais para avaliação de cargos quando da elaboração de um plano de cargos e salários, compreendem: o Método do Escalonamento (Job Ranking); o Método da Classificação (Job Classification); Método da Comparação De Fatores (Factor Comparison); e Sistema de Pontos (PONTES, 2013). 

     

    Método de avaliação por pontos
    É também denominado método de avaliação por fatores e pontos. Criado pelo americano Merril R. Lott, tornou-se o método de avaliação de cargos mais usado nas empresas. É o mais aperfeiçoado e o mais utilizado dos métodos aqui expostos. A técnica é analítica: cargos são comparados através de fatores de avaliação em suas partes componentes. É também técnica quantitativa: são atribuídos valores numéricos para cada elemento do cargo e um valor total é obtido pela soma dos valores numéricos.
    O método de avaliação por pontos se fundamenta na analise de cargos e exige as seguintes etapas:
    1. Escolha dos fatores de avaliação: São os mesmos fatores de especificações escolhidos para o programa de analise de cargos e são constituídos em quatro grupo de fatores:

    a. Requisitos Mentais
    b. Requisitos físicos
    c. Responsabilidades envolvidas
    d. Condições de Trabalho
    2. Ponderação dos fatores de avaliação: É feita de acordo com a importancia relativa de cada fator, já que os fatores não são idênticos em sua contribuição ao desempenho dos cargos, requerendo ajustamentos compensatórios.
    3. Montagem da Escala de Pontos: A etapa seguinte é a atribuição de valores numéricos aos graus de cada fator. Geralmente, o grau mais baixo de cada fator corresponde ao valor da percentagem de ponderação.
    4. Montagem do Manual de Avaliação de Cargos: Passa-se a definir o significado de cada grau de cada um dos fatores de avaliação.
    5. Avaliação: dos cargos através do Manual de Avaliação: Passa-se a avaliar os cargos. Tornando-se um fator de cada vez e se comparam com ele todos os cargos.
    6. Delineamento da Curva Salarial: É a conversão dos valores dos pontos em valores monetários. Deve-se ressaltar que isto não significa que a relação numérica entre os cargos indique uma diferenciação precisa em valores monetários entre eles.

     

    Método do Escalonamento 
    É também denominado método da comparação simples e consiste em se dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação. Recebe também o nome de comparação cargo a cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referencia. Trate-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargos, pois a comparação entre os cargos é global e sintética, sem considerar nenhuma analise ou decomposição. Assim, a comparação tende a ser superficial.

     

    http://andressafyr.blogspot.com/2013/01/metodos-de-avaliacao-de-cargos.html


ID
2209582
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que desenvolvem alguma atividade nas organizações, a fim de que aquelas alcancem tanto os objetivos organizacionais quanto os individuais. NÃO se constitui em objetivo da gestão de pessoas

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO INCORRETA: LETRA C

  • GABARITO: LETRA C

    O grande objetivo da Gestão de Pessoas é formar e consolidar equipes que sejam cada vez mais produtivas e comprometidas com os objetivos e estratégias estabelecidas pela organização. É importante ressaltar que para conseguir alinhar uma equipe deve utilizar adequadamente algumas estratégias, tais como: processos seletivos, atividades de treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais. (CHIAVENATO, 2008)

    Sendo assim, é importante que as organizações estejam atentas em formar equipes, que por sua vez sejam despertas e comprometidas com suas atividades diárias. A organização pode disponibilizar cursos de aperfeiçoamento, treinamento interno entre outros, para conseguir uma equipe cada vez mais alinhada com os objetivos da organização.

    Portanto, “a gestão de pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores, de como irá agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.” (CHIAVENATO, 2008, p. 9)

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nasorganizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

  • ALTERNATIVA C)

     

    O item incorreto está relacionado aos benefícios da implantação do sistema de informação nas organizações.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diversos autores apresentam variados objetivos da gestão de pessoas. Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:

    1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão.
    2. Proporcionar competitividade à organização.
    3. Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados.
    4. Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho.
    5. Desenvolver e manter a qualidade de vida do trabalho.
    6. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

    7. Administrar a mudança.
     

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim


ID
2209585
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação aos deveres do servidor público estabelecidos no Decreto nº 1.171/94, marque a opção que apresenta a afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

     

    GAB: LETRA A

  • a) Desempenhar, de acordo com seu tempo disponível, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.

     

    b)Ter consciência de que seu cargo é regido por princípios éticos que se concretizam na adequada prestação do serviço público.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

     

     c) Resistir a toda e a qualquer pressão de superiores hierárquicos, colegas de trabalho ou outros, que venham a solicitar favores, benesses ou vantagens indevidas em virtude de ações imorais, ilegais ou aéticas.

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

     

    d) Apresentar-se no ambiente de trabalho trajando vestimentas adequadas ao exercício da função.

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

     

    e) Manter-se atualizado em relação às instruções de serviço, normas e legislações relacionados ao órgão onde exerce suas atribuições.

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

  • ALTERNATIVA A)

     

    As atribuições não devem ser desempenhadas de acordo com o tempo que o funcionário tem disponível (se assim fosse, ele faria as coisas quando bem entendesse), mas sim dentro do prazo (tempestivamente). 

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    São deveres do servidor:

    B) XIV, f - ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

    C) XIV, i - resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

    D) XIV, p - apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

    E) XIV, q - manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.