-
Olá pessoal (GABARITO = LETRA A)
---------------------------------------------------------
a) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies.
b) Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo SEJAM amplaS, a anta e o cavalo são os parentes mais próximos do paquiderme.
c) Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte HABITOU a América do Norte.
d) Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, GANHARAM um chifre de queratina, o mesmo componente encontrado no cabelo e na unha humana.
e) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que TÊM propriedades afrodisíacas e curativas.
-
a) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies. [CORRETA]
b)Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo seja ampla, a anta e o cavalo são os parentes mais próximos do paquiderme. [SEJAM AMPLAS]
c)Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte habitaram a América do Norte. [OS ANTEPASSADOS]
d)Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, ganhou um chifre de queratina, o mesmo componente encontrado no cabelo e na unha humana. [GANHARAM]
e) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que tem propriedades afrodisíacas e curativas. [TÊM]
-
Alguém poderia me explicar o porquê que na letra D o verbo "ganhar" não pode concordar com rinoceronte?
-
Estudioso, o sujeito é "alguns dos antepassados do rinoceronte".
Em regra, o verbo concorda com o nucleo do sujeito. Este não pode vir precedido de preposição. Assim, o nucleo não pode ser rinoceronte, mas sim "alguns"
-
Valeu, Camila!
-
É! Esquisito não é errado! "Tempo durante o qual".... de onde esse cara tirou isso?
a) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies. Feio mas correto!
B) Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo seja(m) ampla(s), a anta e o cavalo são os parentes mais próximos do paquiderme.
C) Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte habitaram a América do Norte.
não entendi porque está errado!!!
D) Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, ganharam um chifre de queratina, o mesmo componente encontrado no cabelo e na unha humana.
e) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que tenham propriedades afrodisíacas e curativas. (dá ideia de hipótese, portanto deve ser conjugado no subjuntivo).
-
Resposta: c
"habitaram" no plural nao concorda com "o antepassado" no singular
-
na alternativa A
dividir= verbo transitivo direto= PA. verbo concorda com o núcleo do sujeito paciente
O verbo está no gerúndio caso de ênclise
-
O VERBO TER É UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES ( nas provas da FCC)
COM ACENTO= concorda verbo no plural ( o VERBO VEM. tbm é assim)
SEM ACENTO= concorda com verbo no singular
GABARITO ''A''
-
O interessante nas provas é ficarmos atentos aos comandos emitidos pelas bancas. Descartei a alternativa "a" de cara ao perceber um erro de regência, pois "proliferar" é um VTD, e na frase está sem o objeto. Após análise das demais, retornei à primeira e a marquei.
A questão pedia apenas a concordância verbal e não a regência. Fiquemos atentos!
-
eles proliferaram, dividindo-se em mais de cem espécies!
-
Na alternativa C, o verbo habitaram refere-se a O ANTEPASSADO, por isso está errada. Mas entendo ser uma enumeração, por isso, um sujeito composto, logo, acho que poderia ser usado no plural. (o antepassado da anta, do....)
-
Tem que fazer o que a banca pede, se for analisar outras coisas, achamos vários erros