SóProvas


ID
2211448
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Os azulejos de São Luís compõem um dos patrimônios culturais mais belos da cidade. Eles são encontrados nas fachadas das casas antigas, bem como foram e ainda são utilizados em igrejas e na decoração interna de casarões.

      Foi no século XVIII, período colonial, que os azulejos lusitanos começaram a chegar à capital maranhense, em um contexto de crescimento urbano, para enriquecer a estética das casas e dos prédios comerciais.

      O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Museu de Artes Visuais) contém o maior acervo de azulejos em exposição. Todos são provenientes de doações. Lá é possível confirmar com historiadores que o patrimônio azulejar maranhense é em sua maior parte proveniente de Portugal, mas também possui influência da França.

      Os portugueses se dedicaram à produção de azulejos, utilizando técnicas diferenciadas e trabalho manual. Eles também trabalharam em prol de uma construção visual, de forma que um painel com o mesmo azulejo colocado em determinadas posições possa ser visto de várias formas.

      Portugal fez de São Luís a mais lusitana das capitais brasileiras. Por isso, a cidade preserva o maior aglomerado urbano de azulejos dos séculos XVIII e XIX, em toda a América Latina. Eles assumem importância no contexto universal da criação artística, pela longevidade de seu uso, sem interrupção durante cinco séculos, resistindo a tempos chuvosos e amenizando o calor do verão, devido aos matizes de branco que refletem os raios solares.

      Assim, essa cultura material ludovicense, respeitada mundialmente, evoca a identidade e a memória do povo maranhense.

(Adaptado de: ASSIS, Isabella Bogéa de. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/heran%C3%A7-lusitana-da-cidade-dos-azulejos)

Considere as afirmações abaixo.

I. Os portugueses se dedicaram à produção de azulejos...

   O sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso o segmento grifado seja substituído por: produzir azulejos.

II. ... resistindo a tempos chuvosos e amenizando o calor do verão...

    Sem que se faça nenhuma outra alteração, a frase se manterá gramaticalmente correta se o segmento sublinhado for substituído por: qualquer intensidade de chuva.

III. ... devido aos matizes de branco que refletem os raios solares.

    O segmento sublinhado está corretamente substituído por: às tonalidades brancas.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    I - Errado - Não pode ocorrer grase antes de verbo.

     

    II - Certo - A alternativa menciona que não ocorre erro gramatical, e realmente não ocorre, mas altera o sentido, e como a questão só mencionou erro gramatical a questão está correta.

     

    III - Certo - Devido a alguma coisa, pede preposição, e como pede para substituir uma expressão masculina por uma feminina automaticamente ocorrerá crase.

     

  • O Professor Fernando Pestana, em seu livro "Gramática para Concursos Públicos", elenca como caso proibitivo de crase:

     

    "5) Antes de pronomes pessoais, pronomes interrogativos, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos e pronomes relativos"

     

    Qualquer é classificado morfologicamente como pronome indefinido, assim, a crase não seria utilizada no item II.

  • NÃO SE USA CRASE ANTES DE  pronomes pessoais, pronomes interrogativos, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos e pronomes relativos

    SALVO ANTES DE SENHORA, DONA, SENHORITA E MADAME!