SóProvas


ID
221203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tipo de validade de testes que, apesar de frequentemente citado na literatura, não pode ser utilizado para satisfazer requisitos oficiais é a validade

Alternativas
Comentários
  • 3. Métodos para determinar a validade

    Validade aparente é o grau em que um instrumento de medida parece medir acuradamente uma variável.

    Validade de Conteúdo é o grau em que um instrumento de medida mede acuradamente o conteúdo de um comportamento. É realizado pela análise dos itens mediante a opinião de juízes. Ex. Teste de conhecimento.

    Validade de critério é grau em que um instrumento de medida de prever acuradamente o comportamento numa medida critério. É expressa em termos de coeficiente de correlação entre a medida investigada e a medida critério. A validade de critério pode ser dividida em:

    a) Validade convergente (ou preditiva) é a determinação da validade de uma medida, demonstrando que ela relaciona-se com outras variáveis da forma prevista.
    b) Validade discriminante é a determinação da validade de uma medida, demonstrando que ela não se relaciona com outras variáveis com os quais não deveria estar teoricamente relacionada.

    Fonte: http://avaliapsy.wordpress.com/psicometria/validade/

  • A noção de "validade aparente" já fora amplamente rejeitada, desde as primeiras análises sobre o assunto, por sua falta de fundamentação como processo científico (Cattell, 1964; Cureton, 1951; Mosier, 1947). A chamada "validade aparente" – tão cara a autores de questões de provas educacionais – não serve de suporte à interpretação dos resultados observados em relação ao que se pretende avaliar. Por exemplo: no caso das questões de provas educacionais em que se usa um parágrafo introdutório sobre o tema focalizado, antes de formular cada pergunta, supõe-se que se está apresentando a questão em um contexto temático.