SóProvas


ID
221539
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Matemática da Administração, também conhecida como Pesquisa Operacional, surge a partir de algumas causas básicas, entre elas:

I. o desenvolvimento dos computadores.
II. o trabalho de Von Neumann e Morgenstern sobre a Teoria dos Jogos.
III. a demonstração dos Teoremas do Bem-Estar.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Primeiro Teorema do Bem-estar afirma que a situação de equilíbrio competitivo é óptima no sentido de Pareto. Isto é, que não existe uma situação que seja melhor para todos os indivíduos.

    O Segundo Teorema do Bem-estar afirma que qualquer situação óptima de Pareto pode ser atingida como um equilíbrio competitivo, sendo apenas necessária uma determinada redistribuição inicial de bens.

    Podemos concluir que os "Teoremas do bem estar" não têm nada a ver com "Teoria Matemática da Administração". Sendo assim a única opção que nos resta marcar é a letra A.

     

    Pois todas as outras opções ( b - c -d -e ) trazem a afimação III como verdade, só a letra A que não!Boa sorte!

  • A Teoria Matemática da Administração surgiu a partir de 5 causas:

    O trabalho clássico sobre a teoria dos jogos; estudo do processo decisório, que resaltou a importância mais da decisão do que da ação dela decorrentes na dinâmica organizacional; existência de decisões programáveis - definia as decisões qualitativas ( não-programável e tomada pelo homem ) e as decisões quantitativas ( programáveis e programadas para a máquina ); computador - proporcionou meios para aplicação e desenvolvimento de técnicas matemáticas mais complexas e sofisticadas; utilização da Pesquisa Operacional.

  •  A Teoria Matemática surgiu na teoria administrativa a partir de cinco causas:


    1. O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos de Von Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) e Savage (1954) para a teoria estatística da decisão. A contribuição de H. Raiffa, R. Schalaifer e R. Howard foi fundamental.

    2. O estudo do processo decisório por Herbert Simon, então um autor behaviorista, e o surgimento da Teoria das Decisões ressaltaram a importância mais da decisão do que da ação dela decorrente na dinâmica organizacional. A tomada de decisão passou a ser considerada decisiva no sucesso de todo sistema cooperativo, que é a organização.


    3. A existência de decisões programáveis: Simon definira as decisões qualitativas (não-programáveis e tomadas pelo homem) e as decisões quantitativas (programáveis e programadas para a máquina). Apesar da complexidade do processo decisório e das variáveis envolvidas, certas decisões podem ser quantificadas e representadas por modelos matemáticos e operacionalizadas por computador.

    4. O computador proporcionou meios para aplicação e desenvolvimento de técnicas matemáticas mais complexas e sofisticadas.

    5. A Teoria Matemática surgiu com a utilização da Pesquisa Operacional (PO) no decorrer da Segunda Guerra Mundial. O sucesso do método científico no campo da estratégia militar fez com que a PO fosse utilizada em organizações públicas e privadas a partir de 1945. A Teoria Matemática pretendeu criar uma Ciência da Administração em bases lógicas e matemáticas. Acabou produzindo a chamada Administração de Operações focada na administração
    de manufatura e de serviços.

     

    Fonte: Chiavenato, Teoria Geral da Administração

  • A Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). Muito embora a Teoria Matemática não seja propriamente uma escola bem definida, (como a Teoria Clássica ou Teoria das Relações Humanas), mas uma tendência muito ampla que encontramos em vários autores e estudiosos, cujo número de adeptos e defensores tem aumentado gradativamente, que enfatizam o processo decisório e procuram tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, lógica e determinística. A maior ênfase da Teoria Matemática da Administração esta no processo decisório.

    Origens da Teoria Matemática na Administração

    A Teoria Matemática da Administração teve sua origem com os seguintes eventos:

    O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos de Von Neumann e Morgenstern em (1947): posteriormente, Wald (1954) e Savage (1954) propiciaram enorme desenvolvimento para a teoria estatística da decisão, para o que também contribuíram especialmente os trabalhos de H. Raiffa e R. Schalaifer da Universidade de Harvard e de R. Howard da universidade de Stanford. O estudo do processo decisório: por Herbert Simon e com o surgimento da Teoria das Decisões, os estudiosos da Administração começaram a ressaltar a importância mais da decisão do que da ação dentro da dinâmica organizacional. A tomada de decisão, tão importante para a teoria comportamental, passou a ser considerada um elemento de primeira importância no sucesso de qualquer sistema cooperativo. A existência de decisões programáveis: Herbert Simon já definira as decisões qualitativas (não programáveis e somente passiveis de serem tomadas pelo homem ou programadas para a máquina). Apesar da complexidade do processo decisório e das variáveis envolvidas, algumas decisões podem ser qualificadas e representadas por modelos matemáticos. O desenvolvimento dos computadores: Os computadores possibilitaram a aplicação e o desenvolvimento de técnicas matemáticas nestes tempos. Essa aplicação e desenvolvimento só se tornaram viáveis e possíveis de se executar graças ao computador, capaz de realizar em minutos, hoje em segundos, operações que precisariam de anos se feitos em máquinas de calculadoras convencionais. "Tudo posso naquele que me fortalece".
  • A Teoria da Matemática surgiu a partir de 5 causas:

    1) O trabalho clássico sobre a Teoria dos Jogos

    2) O estudo do processo decisório

    3) A existência de decisões programáveis

    4) O computador

    5) Utilização da Pesquisa Operacional


    TGA, Chiavenato, Página 414 (8ª edição)