SóProvas


ID
2216731
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Max Weber, o modelo de educação possui determinadas finalidades. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    “Historicamente, os dois pólos opostos no campo das finalidades educacionais são: despertar o carisma, isto é, qualidades heróicas ou dons mágicos; e transmitir o conhecimento especializado (...). São porém pólos opostos dos tipos de educação e formam os contrastes radicais. Entre eles estão aqueles tipos que pretendem preparar o aluno para uma conduta de vida, seja de caráter mundano ou religioso. De qualquer modo, a conduta de vida é a conduta do estamento” (idem, p. 482)

     

    TIPOS IDEAIS DA EDUCAÇÃO PARA WEBER:

     

    a) educação carismática: conforme explica Weber “isto significa que eles [os educadores] simplesmente desejavam despertar e testar uma capacidade considerada como um dom de graça exclusivamente pessoal, pois não se pode ensinar nem preparar um carisma” (idem, p. 482). Entre os exemplos citados por Weber estão os mágicos (ou feiticeiros) e os heróis guerreiros.

     

    b) educação especializada: de acordo com a explicação de Weber trata-se das “tentativas especializadas de treinar o aluno para finalidades úteis à administração – na organização das autoridades públicas, escritórios, oficinas, laboratórios industriais, exércitos disciplinados” (idem, p. 482). Weber esclarece ainda que este treinamento pode ser realizado com qualquer pessoa.

     

    c) educação humanística: retomando os termos weberianos temos que “a pedagogia do cultivo, finalmente procura educar um tipo de homem, cuja natureza depende do ideal de cultura da respectiva camada decisiva. E isto significa educar um homem para certo comportamento interior e exterior” (idem, p. 483). Entre os exemplos citados pelo autor está a camada dos guerreiros no Japão, no qual “a educação visará a fazer do aluno um cavalheiro e um cortesão estilizado, que despreza os homens que usam a pena, tal como os samurais japoneses os desprezaram” (idem, p. 483).

     

    Fonte:

    Max Weber e a Sociologia da Educação- Carlos Eduardo Sell

    WEBER, M. Os letrados chineses. In: Ensaios de sociologia geral. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. p. 482-490.