SóProvas


ID
2217610
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A implantação de um semáforo é uma decisão que acarreta impactos consideráveis que podem vir a ser tanto positivos como negativos. Instalado corretamente, propicia a diminuição de acidentes e maior conforto para veículos e pedestres. Entretanto, se for instalado em um local em que sua presença é inadequada, causa aumento no número de paradas, no tempo de espera dos veículos e pedestres, no número de acidentes, além de __________ gastos desnecessários de instalação, operação e manutenção. Tais constatações evidenciam a importância de se contar com uma metodologia que oriente o técnico na hora de decidir se um novo semáforo deve ser implantado.
    Infelizmente, até hoje não há nenhuma metodologia suficientemente comprovada que estabeleça uma relação de critérios confiáveis em que possamos nos apoiar. É deplorável verificar que semáforos são implantados _______ de 100 anos e que até agora, em nenhum lugar do mundo, a Engenharia de Trânsito conseguiu formular critérios realmente consistentes. Resta, então, ao projetista, em cada caso, valer-se de sua experiência e de seu “bom senso” para tomar uma decisão.
    A consequência prática é uma falta de padronização _________ elementar. Não encontramos semáforos em cruzamentos onde tal sinalização seria muito mais justificada que em outros que a possuem.
    (…)
http://www.sinaldetransito.com.br – adaptado

Assinalar a alternativa CORRETA quanto ao uso dos termos sublinhados:

Alternativas
Comentários
  • EU e TU, após preposição, vira MIM e TI. Porém, quando houver um verbo após o pronome e este for o sujeito deste verbo, o MIM e o TI viram EU e TU.

    Exemplos:

    1) O professor disse para EU resolver exercícios.

    O pronome "eu", mesmo após a preposição, é o SUJEITO do verbo "resolver". Logo deve ser usado um PRONOME RETO.

     

    2) Sempre foi difícil para MIM fazer exercícios.

    Neste caso, o pronome "mim" não é o sujeito do verbo "fazer" na oração, pois "fazer exercícios" é o SUJEITO ORACIONAL do verbo "foi".

    Colocando a frase na ordem direta talvez seja mais fácil entender: "Fazer exercícios sempre foi difícil para mim.". Portanto deve ser usado PRONOME OBLÍQUO, ainda que este esteja antes do verbo na ordem indireta. A banca também pode deixar a expressão sem vírgulas, como no exemplo, para causar dúvidas.

     

    Questões com sujeitos oracionais são, normalmente, cobradas em provas mais difíceis.

  • forma correta é entre mim e ti. Entre tu e eu está errado. Sempre que se utiliza a preposição entre, devem ser usados pronomes pessoais do caso oblíquo. Assim, mim e ti estão corretos porque são pronomes pessoais oblíquos tônicos e eu e tu estão errados porque são pronomes pessoais retos.

    Formas corretas:

    entre mim e ti; entre mim e você; entre mim e ele; entre mim e eles; entre mim e ela; entre mim e elas; entre ti e ele; entre ti e ela; entre você e ele; entre você e ela; ...

    Formas erradas:

    entre eu e tu; entre eu e você; entre eu e vocês; entre eu e ele; entre eu e eles; entre eu e ela; entre eu e elas; entre tu e ele; entre tu e eles; entre tu e ela; entre tu e elas; ...


  • gab. A

    pron. pess. caso RETO: EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES: sempre terão posição de SUJEITO

    pron. pess. caso OBLÍQUO: função de QUALQUER COISA (exceto sujeito)

    se cuidar isso sempre, acerta um monte de questão!

  • Gabarito A

    Após preposição deve haver pronome pessoal oblíquo:

    • Me, mim, comigo
    • Te, ti, contigo
    • Se, si, consigo, o, a, lhe
    • Nós, convosco
    • Vós, convosco
    • Se, si, consigo, os, as, lhes

    Enunciado: Entre mim e ti não deve haver contendas.

    obs¹: não usa "mim" antes de verbo, antes de verbo no infinitivo deve-se usar pronome reto.

    • ex.: o professor pediu para mim fazer = ERRADO; o professor pediu para eu fazer = CORRETO.

    obs²: Pronome pessoal do caso reto são:

    • Eu, tu, ele(a)
    • Nós, vós, eles(as)

    obs³: "você" é pronome de tratamento.