SóProvas


ID
2217628
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A implantação de um semáforo é uma decisão que acarreta impactos consideráveis que podem vir a ser tanto positivos como negativos. Instalado corretamente, propicia a diminuição de acidentes e maior conforto para veículos e pedestres. Entretanto, se for instalado em um local em que sua presença é inadequada, causa aumento no número de paradas, no tempo de espera dos veículos e pedestres, no número de acidentes, além de __________ gastos desnecessários de instalação, operação e manutenção. Tais constatações evidenciam a importância de se contar com uma metodologia que oriente o técnico na hora de decidir se um novo semáforo deve ser implantado.
    Infelizmente, até hoje não há nenhuma metodologia suficientemente comprovada que estabeleça uma relação de critérios confiáveis em que possamos nos apoiar. É deplorável verificar que semáforos são implantados _______ de 100 anos e que até agora, em nenhum lugar do mundo, a Engenharia de Trânsito conseguiu formular critérios realmente consistentes. Resta, então, ao projetista, em cada caso, valer-se de sua experiência e de seu “bom senso” para tomar uma decisão.
    A consequência prática é uma falta de padronização _________ elementar. Não encontramos semáforos em cruzamentos onde tal sinalização seria muito mais justificada que em outros que a possuem.
    (…)
http://www.sinaldetransito.com.br – adaptado

Assinalar a alternativa CORRETA quanto à concordância verbal:

Alternativas
Comentários
  • dirigis??? Não seria dirigem?

  • Também não entendi!?

  • Comentei anteriormente outra questão dessa banca lixo, sobre esse mesmo assunto de sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes. Felizmente essa questão não apresenta problemas diante do erro crasso das demais alternativas e, especialmente pela concordância apresentada pela alternativa dada como correta pela banca (Tu e ele dirigis) é uma das admitidas pela gramática. O problema, na verdade, é que essa banca OBJETIVA ignora a possibilidade de em casos envolvendo sujeito composto por "tu" e "ele", seja possível a concordância, tambem, na terceira pessoas, como por exemplo: "tu e ele dirigem". Segue abaixo parte do comentário que fiz na questão anterior.

     

    Todas as minhas anotações e pesquisas que acabei de fazer apontam que quando há sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes sendo elas: Tu (2ªp) e Ele (3ªp) a concordância se faz com a segunda pessoa do plural = Vós sois; sendo aceita, também a concordância com a terceira pessoa do plural = Eles são, conforme segue:

     

    "Se o sujeito vier composto por pronomes pessoais diferentes – o verbo concordará conforme a prioridade gramatical das pessoas.
    Ex.: Eu e você somos pessoas responsáveis.
    Atenção! Tu e ela estudais / estudam. A segunda forma é mais usada atualmente."

    (fonte: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/usos-da-lingua/concordancia-verbal-e-nominal.html)

     

    (...)

     

    "Sujeito composto de diferentes pessoas gramaticais – depende da pessoa prevalente

    eu + outros pronomes – verbo na 1ª pessoa plural (eu, tu e ele sairemos)

    tu + eles – verbo na 2ª pessoa do plural (preferência) ou 3ª pessoa do plural (tu e teu colega estudastes/estudaram)"

    (fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/concordancia-verbal)

     

  • diriGES e não dirigis

  • Verbo Dirigir. Conjugação de dirigir em todos os tempos verbais; presente, passado e futuro. Indicativo: dirijo, dirigesdirige, dirigimos, dirigis, dirigem.

  • Gabarito da banca: A

    B. Tratam-se de carros de luxo.

    • Verbo + pronome "se" + preposição "de" → verbo é impessoal (3º pessoa, singular, sem sujeito);
    • Verbo + pronome "se" → verbo concorda com a última palavra.

    C. Estados Unidos fazem excelentes carros.

    • Nome sem artigo = verbo fica no singular.
    • Nome com artigo = verbo fica no plural. ex.: Os Estados Unidos possuem grandes aviões.

    D. Resta, nesta empresa, segundo li, poucas vagas para motoristas.

  • Tu e ele = Vós. Vós DIRIGIS. Pena que errei.