SóProvas


ID
2220313
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma perspectiva contemporânea, a comunicação informal deve ser eliminada das organizações, em função dos diversos ruídos que provoca.

Alternativas
Comentários
  • comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, "sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos 'boatos e rumores'" (Watanabe, 2009).

     

    Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma idéia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança. (Gomes, Cardoso e Dias, 2008)

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comunicacao-formal-e-informal/47055/

  • Errado!  

     

     Trata-se de uma comunicação muito importante dendro de uma organização , apesar de NÃO essencial..

  • ✿ Comunicação informal - Acontece à margem dos fluxos formais, ou seja, surge dentro dos mais diversos contextos e envolve as pessoas, independentemente de posição hierárquica. É aquela representada pelo contato espontâneo entre colegas de trabalho. Apresenta três características: primeiro, ela não é controlada pela direção da empresa; segundo, é tida pela maioria dos funcionários como mais confiável do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização; e terceiro, ela é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integra.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

    Comunicação Informal - As pessoas relacionam-se segundo afinidades e identidades, por exemplo, no futebol, na política, nas amizades de infância ou em idêntica formação acadêmica. Estas redes de comunicação informais são tão ou mais importantes e fecundas que as comunicações formais, especialmente quando estas não funcionam eficazmente ou deixam as pessoas insatisfeitas quanto às necessidades de informação. Como se processa em todos os sentidos, a comunicação informal não respeita as linhas formalmente estabelecidas e efetua-se, geralmente, por via oral, sendo por isso, mais rápida, mas simultaneamente menos rigorosa. As redes informais criam, por vezes, dificuldades ao funcionamento das redes formais. Fazem surgir boatos e podem ser usadas para boicotar decisões tomadas pela hierarquia. Contudo, permitem um maior conhecimento das pessoas e ajudam à maior rapidez na tomada de decisões.

    Vantagens

    ▪ Gera rapidez na transmissão das informações

    ▪ Motiva e integra as pessoas da empresa

    ▪ Reduz a carga de comunicações dos gestores

    ▪ Completa a estrutura formal

    ▪ Facilidade de compreensão e de atualização, torna a velocidade superior às outras

    Desvantagens

    ▪ É geradora de boatos, ruídos e atritos entre as pessoas

    ▪ Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelos gestores

    ▪ Dificuldade de controle

  • A questão exige conhecimento sobre o tema redes de comunicação e a alternativa correta em relação às rede de rumores.

    De acordo com a classificação de Robbins, as redes formais são: cadeia, roda e todos os canais.

    Já em relação à rede informais, Robbins (2010, p. 333) cita a rede de rumores e suas três principais características:

    1. Não é controlada pela direção da empresa.
    2. Tida pela maioria dos funcionários como mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização.
    3. Amplamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram.

    A comunicação espontânea, a informal, não deve ser eliminada da organização, pois como todos os processos organizacionais, ela traz tanto vantagens (rapidez e facilidade de compreensão) quanto desvantagens (difícil controle).

    Já em relação aos ruídos (distorções indesejáveis no entendimento da mensagem) esses podem estar presentes tanto na comunicação formal quanto na informal.

    Fonte:

    ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO: ERRADO