8. BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ
O objetivo da comunicação eficaz é o entendimento. Entretanto, considerando-se o modo complexo como os meios verbais, simbólicos e não verbais são usados para transmitir mensagens, nem sempre se chega a esse entendimento. Deve-se ficar atento às falhas, distorções, deformações nas mensagens.
A comunicação deve ser transmitida com clareza e na íntegra; não deve ser manipulada, pois isso cria uma barreira. De preferência, deve-se adotar uma linguagem comum a todos os envolvidos.
Questão de Concurso
(Cespe/TRT 21ª Região/Analista Judiciário/2010) A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e nos documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações em uma equipe de trabalho.
Gabarito: certo. A linguagem comum evita a distorção e diminui as barreiras de comunicação.
A comunicação empresarial pode ser vista como um processo dinâmico por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e as divisões da organização se conectam.
Os ruídos representam tudo o que interfere na comunicação, prejudicando-a. Ruído é tudo o que interpõe, impede, atrapalha, bloqueia a comunicação.
Barreiras à Comunicação
1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:
a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.
c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.
d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.
e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.
As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Barreiras ou ruídos são obstáculos à efetivação da comunicação eficaz, ou seja, são elementos que prejudicam, impedem, bloqueiam a comunicação.
São exemplos desses elementos: a filtragem, o uso de jargões, a distorção, a audição seletiva e etc.
Bibliografia: Fonte: Ribas, A. L; Salim. C. R. "Gestão de Pessoas para Concursos". 4ªed. Alumnus. 2016
GABARITO: CERTO.