SóProvas


ID
2220343
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é uma influência interpessoal exercida em uma situação específica, na qual a comunicação é fundamental, tendo-se em vista um objetivo a ser atingido.

Alternativas
Comentários
  • Liderança é uma palavra de origem inglesa, Leader ou liderança (leadership). A liderança possui um papel muito importante em qualquer organização. Liderar é saber comandar pessoas, definindo a direção de uma equipe. Gerando Motivação, inspirando e influenciando a mesma a contribuir para o sucesso organizacional.

  • Liderança como um fenômeno de influência interpessoal

     

    Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Esse conceito encara a liderança como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade do líder. A influência é uma força psicológica, uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de outra, de algum modo intencional. A influência envolve conceitos como poder e autoridade, abrangendo maneiras pelas quais se provocam mudanças no comportamento de pessoas ou de grupos sociais. O controle representa as tentativas de influência bem-sucedidas, isso é, que produzem as consequências desejadas pelo agente influenciador. O poder é o potencial de influência de uma pessoa sobre outras; é a capacidade de exercer influência, embora isto não signifique que essa influência seja realmente exercida. O poder é potencial influencial que pode não ser realizado. A autoridade (o conceito mais restrito destes todos) é o poder legítimo, isto é, o poder que tem uma pessoa em virtude do seu papel ou posição em uma estrutura organizacional. É, portanto, o poder legal e socialmente aceito.

  • Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vistas à obtenção de determinados objetivo específicos. Assim, a liderança é uma necessidade em todos os grupos e trata-se de uma relação entre indivíduo e grupo. Essa relação existirá se o grupo visualizar neste indivíduo-líder um mediador capaz de satisfazer suas necessidades, prover resultados e atingir metas.

    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas. O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.

    ▪ “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo”. - (ROUCH & BEHLING, 1984).

    ▪ “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” - (O monge e o executivo. James C. Hunter).

    ▪ “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação”. - (HERSEY e BLANCHARD).

    ▪ “É um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” - (CHIAVENATO, 2006).

    ▪ “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” - (ROBBINS, 2005).

    “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores”. - (MAXIMIANO, 2007).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • GABARITO: CERTO

    A liderança é um fenômeno que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.